terça-feira, 16 de novembro de 2010

Internautas ‘elegem’ Veneziano, Simão Almeida, Cícero Lucena e Rodrigo Soares como os maiores derrotados das eleições 2010 na PB

Veneziano (27,43%), Simão Almeida (26,47%), Cícero (21,93%) e Rodrigo Soares (20,68%)
Enquete realizada pelo Paraíba Já entre os dias 2 e 15 deste mês aponta o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego (PMDB), tecnicamente empatado com o ex-deputado estadual Simão Almeida (PC do B) na “eleição” para definir a liderança política que saiu mais derrotado do pleito de 2010 na Paraíba.

Dos 8.850 internautas que participaram da votação, 27,43% apontaram o prefeito campinense como o maior derrotado das eleições deste ano. Com 26,47%  o ex-deputado comunista Simão Almeida foi o segundo colocado. Em terceiro lugar, com 21,93%, ficou o senador Cícero Lucena, presidente estadual do PSDB paraibano.

Na quarta posição, com 20,68% dos votos, ficou o presidente do PT paraibano e deputado estadual, Rodrigo Soares, que concorreu ao cargo de vice na chapa do governador derrotado José Maranhão (PMDB).

Veneziano
O prefeito Veneziano não disputou as eleições deste ano, mas desde a abertura das urnas vem sendo apontado como um dos maiores derrotados do pleito de 2010, já que o governador José Maranhão perdeu para Ricardo Coutinho por uma grande diferença em Campina Grande nos dois turnos.

Além disso, está sendo “debitada” na conta do prefeito Veneziano o fato do seu irmão, Vitalzinho (PMDB), ter ficando apenas em terceiro lugar na disputa pelo Senado Federal na cidade de Campina Grande. Mesmo eleito, o peemedebista ficou atrás do senador Efraim Morais, que não tem base eleitoral na Rainha da Borborema.


Simão Almeida
O ex-deputado Simão Almeida é apontado como o principal responsável pelo fracasso do PC do B nas eleições deste ano. Ele foi secretário municipal nos dois mandatos do então prefeito Ricardo Coutinho (PSB). Por quase seis anos, o comunista foi um dos auxiliares mais prestigiados na administração da Capital, tendo ocupado cargos importantes, como o de secretário de Meio Ambiente.

Apesar do prestígio junto à cúpula socialista, Simão Almeida preferiu romper com o projeto político do ex-prefeito Ricardo Coutinho e levou parte do PC do B para os “braços” do governador José Maranhão. Os comunistas foram beneficiados com cargos na administração estadual, mas nas urnas do último dia 3 de outubro, o ex-deputado teve uma votação aquém das expectativas, obtendo apenas 3.816 votos.

Cícero Lucena
Presidente estadual do PSDB, o senador Cícero Lucena resolveu explicitar publicamente seu apoio à candidatura do governador José Maranhão na semana que antecedeu o segundo turno. O tucano ignorou o fato de o partido disputar o pleito com o deputado federal Rômulo Gouveia na condição de vice de Ricardo Coutinho e trabalhou arduamente pela reeleição de Maranhão.

Além do mais, mesmo sendo coordenador regional da campanha do tucano José Serra à Presidência da República, Cícero viu o ex-governador de São Paulo ser “humilhado” nas urnas no primeiro turno em João Pessoa, cidade em que o senador administrou por oito anos. Na Capital, o presidenciável do PSDB ficou em terceiro lugar, atrás de Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV).

Rodrigo Soares
Apontado por parte dos filiados do PT de ter dado uma “rasteira” no vice-governador Luciano Cartaxo, o deputado estadual Rodrigo Soares ficará sem mandado no ano que vem. Inicialmente, pleiteava disputar uma vaga de deputado federal, mas trabalhou nos bastidores e foi escolhido pelo governador José Maranhão como seu candidato a vice.

Além de perder a disputa pelo Governo do Estado, Rodrigo Soares viu seu principal adversário dentro do PT, o deputado federal Luiz Couto, sair das urnas de 3 de outubro consagrado pelo eleitorado paraibano, que o tornou um dos parlamentares mais votados das eleições 2010 no Estado.

Outros votados
Além de Veneziano, Simão Almeida, Cícero Lucena e Rodrigo Soares, mais duas lideranças políticas paraibanas participaram da “eleição” do Paraíba Já: o deputado federal Armando Abílio (PTB) e o ex-deputado Gilvan Freire (PMDB). Ambos foram derrotados nas unas no último dia 3 de outubro.

Na enquete realizada pelo Paraíba Já, Armando Abílio ficou com 2,62% dos votos, enquanto Gilvan Freire obteve 0,87%. O petebista é apontado por correligionários como o principal responsável pelo insucesso da legenda nas eleições deste ano, já que o PTB não elegeu nenhum parlamentar na Paraíba.

Já Gilvan foi um dos principais defensores da aliança entre Ricardo Coutinho e o senador eleito Cássio Cunha Lima (PSDB). No entanto, depois mudou o discurso e se recompôs politicamente com o governador José Maranhão, até então um de seus maiores adversários políticos. Abertas as urnas, o “neo-maranhista” teve pouco mais de 16 mil votos e ficou apenas na sexta suplência de sua coligação.


Do Paraíba Já

Um comentário:

  1. Os internautas acertaram em "elegerem" os políticos acima mencionados, realmente todos eles saoiram perdendo nessa eleição, especialmente, o Rodrigo Soares que fiocu sem mandato e não elegeu seus candidatos a estadual e federal.

    ResponderExcluir

É importante salientar, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente expressam a opinião do blog DESPERTA CAAPORÃ.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...