quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

MPT SUSPENDE MULTA E AVERIGUA ANDAMENTO DO CONCURSO DE PITIMBÚ



MPT condeceu prazo de oito meses para que pendências sejam resolvidas
O Ministério Público do Trabalho na Paraíba decidiu suspender temporariamente a aplicação de multa no valor de mais de R$ 1,1 milhão ao município de Pitimbu por descumprimento de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), em que a prefeitura se comprometeu a realizar este ano concurso público para preenchimento de vagas na administração.
A prefeitura alega que o concurso, embora com edital pronto, não poderá ser realizado porque a oposição rejeitou o projeto na Câmara Municipal. Na manhã da quarta-feira (3), o procurador do Trabalho, Eduardo Varandas, reuniu-se com vereadores e representantes da prefeitura e concedeu o prazo de oito meses para que a Câmara aprecie o projeto de lei da prefeitura.
Os vereadores da oposição alegaram que tinham dúvidas acerca da idoneidade da empresa contratada pela prefeitura para realização do concurso e, ainda, questionaram as leis que criaram os cargos.
O procurador disse que o interesse público teria que ficar acima das “birras políticas” e apelou para que os vereadores da oposição se comprometessem a analisar com cuidado, até o prazo de oito meses, o projeto que prevê o concurso público.
“Até lá, todas esses dúvidas deverão estar dirimidas. O importante é que haja o concurso, porque não se pode preencher cargos públicos sem concurso público. Se fraudes ocorrerem, como temem alguns, elas serão severamente apuradas e os responsáveis punidos. Inclusive o Ministério Público Estadual pode entrar com ação de improbidade administrativa com responsabilidade pessoal do prefeito”, assegurou o procurador.
Ele garantiu que o processo será acompanhado pelo MPT, Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público Estadual. “Não estamos aqui para defender a prefeitura ou interferir nas questões do Legislativo municipal. Estamos aqui para defender o interesse público e a legalidade no preenchimento dos cargos na prefeitura. Precisamos encontrar um consenso”, explicou o procurador.
Estiveram presentes na reunião os vereadores Elcias de Azevedo, José Gomes Coutinho, Luiz Costa de Souza, Emília de Araújo Santos, Jaques Ferreira dos Santos, José Evaristo Pereira Filho, Mauro Aurélio Celani de Abreu, além da procuradora do Município, Iracilda de Vasconcelos, e do assessor especial do gabinete do prefeito, Gustavo Denis Paiva Whitehurst.
Apuração
A promotora de Justiça, Cassiana Mendes de Sá, disse que foi informada de eventuais irregularidades no preenchimento de cargos na prefeitura. Na quarta-feira, ela expediu ofício ao prefeito de Pitimbu dando um prazo de 24 horas para que ele preste esclarecimentos sobre o andamento do concurso público.
A promotora requereu a relação de inscritos, entre os quais os que já ocupam cargos na prefeitura, cópia do edital do concurso e outros documentos. “Estaremos atentos a qualquer indício de fraude”, disse ela.

Paraiba1
AscomMPT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É importante salientar, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente expressam a opinião do blog DESPERTA CAAPORÃ.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...