terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Assembléia da posse hoje, aos reeleitos e novos deputados estaduais


  

Treze partidos políticos passam a ter representação na Assembleia Legislativa da Paraíba a partir desta terça-feira (01), quando serão empossados os 36 deputados estaduais para a 17ª legislatura.

A posse dos novos deputados representa uma renovação de 58,3% das 36 cadeiras. Na próxima legislatura, 21 novos parlamentares estarão estreando e outros estão de volta à Assembleia, como Frei Anastácio (PT) e Vituriano de Abreu(PSC).

O PMDB tem a maior bancada: nove deputados, seguido do DEM, com cinco. Empatadas com três deputados, cada, estão as bancadas do PT, PSC, PSB e PSDB.

Depois, aparecem as bancadas do PTN, PPS e PSL, cada uma com dois parlamentares. Por fim, com um deputado cada, estão as bancadas do PR, PT do B, PDT e PP. Pelas articulações que estão sendo feitas, é possível que PMDB, PSC, PR, PT do B, PP e PT formem um bloco de 18 deputados. Seria o bloco da oposição ao governador Ricardo Coutinho(PSB).

Os outros partidos- PSB, PSDB, PTN, PPS, DEM, PDT e PSL- formariam o bloco governista, com outros 18 deputados. No entanto, há um impasse no PSL. O deputado Tião Gomes é governista, mas o deputado Aníbal Marcolino é ferrenho crítico do governador Ricardo Coutinho.

Dos 2.738.313 eleitores da Paraíba, 88,94% compareceram às urnas no primeiro turno de 2010 e validaram seus votos. Isso representou um total de 1.985.430 de votos. Foram registradas 506.052 abstenções (18,48%); 130.427 (5,84%) votos em branco e 116.404 (5,21%) votos nulos.

Dos 36 deputados eleitos em 2010, 25 possuem formação em cursos superiores, o que representa 69,5% do total. O mais novo deputado estadual eleito em 2010 é Caio Roberto, com 22 anos. O mais idoso é o ex-governador Wilson Braga, com 73.

A Assembleia Legislativa do Estado realiza, a partir das 9h30 desta teça-feira (01.02), a primeira sessão preparatória da 17ª Legislatura. Ela marca a posse dos 36 deputados eleitos no ano passado. A sessão, conforme determina o Regimento Interno, será presidida por um parlamentar eleito que já tenha comandado a Mesa Diretora - no caso, o deputado Ricardo Marcelo (PSDB).

Os deputados prestarão juramento às constituições Federal e Estadual.

A segunda sessão preparatória será realizada para a eleição posse da nova Mesa Diretora da ALPB.Pelo Regimento Interno, ela deve ocorrer na quarta-feira (02). Caso haja requerimento assinada pela maioria dos deputados presentes na sessão desta terça, a eleição e posse da nova Mesa podem ser antecipadas.

A terceira sessão marca o início dos trabalhos legislativos de 2011. Ela será realizada a partir das 9h30 da quinta-feira (03) e deve contar com a presença do governador Ricardo Coutinho (PSB) e do vice-governado, Rômulo Gouveia (PSDB). O chefe do Executivo deve ler, nessa sessão, a mensagem do Executivo com seu plano de governo para o presente exercício.

Veja o perfil dos 36 deputados estaduais que tomam posse nesta terça-feira:

Adriano Galdino (PSB)
Foi prefeito do município de Pocinhos por três mandatos, engenheiro e advogado. Foi vereador naquele município. É casado.

Jandhuy Carneiro (PPS)

Natural de João Pessoa. Servidor público do Tribunal Regional do Trabalho, advogado. Casado. Seu tio, Janduhy Carneiro (já falecido)foi senador na década de 50.

Gervásio Filho (PMDB)
Advogado, neto do ex-governador João Agripino e filho de Gervásio Maia, expresidente da ALPB. É casado.

André Gadelha (PMDB)
Foi vereador e foi vice-prefeito do município de Sousa. Empresário e agropecuarista. É formado em Administração. É casado.

João Gonçalves (PSDB)

Formado em Zootecnia e Administração. Foi vereador de João Pessoa por três vezes e já disputou a Prefeitura de João Pessoa uma vez. Foi suplente em 2002 e elegeu-se em 2006. É casado.

Gilma Germano (PPS)
Casada com o prefeito de Picuí, Buba Germano, com quem tem 3 filhos. Funcionária do Banco do Brasil. Ex-secretária da Promoção e Assistência Social de Picuí. Natural do município de Alagoa Nova.

Anísio Maia (PT)
Já foi secretário de Estado, delegado regional da Secretaria Nacional Aquicultura e da Pesca.Casado.

João Henrique (DEM)
Bacharel em Direito e oficial reformado da PM-PB. Natural de Monteiro e casado com a prefeita, Ednacé Alves Silvestre Henrique. Foi vice-presidente da ALPB.

Guilherme Almeida (PSC)

Ex-vereador em Campina Grande. Filho do ex-deputado Orlando Almeida (in memoriam). Inicia seu segundo mandato consecutivo. É casado.

Antônio Mineral (PSDB)
Empresário, contador, egresso de uma família de políticos. Foi vereador do município de Passagem e primeiro prefeito de Baraúnas. É casado.

José Aldemir Meireles (DEM)
Natural de Cajazeiras. Formado em Medicina.Foi eleito a primeira vez em 1982. Em 94 foi eleito deputado federal. Em 2006 foi eleito novamente deputado estadual. É casado.

Trócolli Júnior (PMDB)
Ex-vereador de João Pessoa por dois mandatos consecutivos. Formado em Direito. Divorciado. Inicia o quarto mandato de deputado.

Toínho do Sopão
Toínho do Sopão (PTN) Nasceu em Piancó. Conhecido como vendedor de bolo e por distribuir sopa no centro de João Pessoa. É casado. Foi mais votado em 2010, com 57.592 votos.

Domiciano Cabral (DEM)
Foi vereador em João Pessoa, deputado estadual e deputado federal. Foi vice-prefeito do município de Bayeux. Volta à ALPB.

Aníbal Marcolino (PSL)
Ex-vereador em João Pessoa e suplente de deputado estadual na legislatura passada. Médico. É casado.

Lindolfo Pires (DEM)
Natural de Sousa, casado e pai de duas filhas. É engenheiro elétrico. Foi primeiro secretário da Mesa Diretora da ALPB. Inicia seu terceiro mandato consecutivo.

Frei Anastácio (PT)
Frade franciscano, natural de Esperança. Já foi deputado estadual por dois mandatos, sendo eleito a primeira vez em 1998. Ex-superintendente do Incra-PB.

Luciano Cartaxo (PT)
É natural de Sousa. Casado. É farmacêutico. É filiado ao PT e foi vereador em João Pessoa. Foi vice-governador do Estado e vereador em João Pessoa.

Vituriano de Abreu (PSC)
Casado, médico e ex-prefeito de Cajazeiras por dois mandatos. Já exerceu um mandato de deputado. É pai do prefeito daquela cidade, Léo Abreu.

Manoel Ludgério (PDT)
Inicia o seu terceiro mandato. É advogado.Casado com a vereadora campinense Ivonete Almeida Ludgério. Foi vereador em Campina Grande por três mandatos consecutivos.

Arnaldo Monteiro (PSC)
Eleito pela primeira vez em 2006. Formado em Economia e Administração. Foi prefeito de Esperança duas vezes. É casado com a ex-deputada Lucinha Monteiro.

Márcio Roberto (PMDB)
Foi prefeito de São Bento, no Alto Sertão paraibano, por dois mandatos. Empresário. Inicia o seu segundo mandato. É casado.

Branco Mendes (DEM)
Eleito vereador mais votado de Alhandra em 1992, onde presidiu a Câmara de Vereadores. Em 98 foi prefeito e reelegeu-se em 2000. É casado.

Léa Toscano (PSB)
Em 1996, tornou-se a primeira prefeita de Guarabira. Esposa do ex-deputado Zenóbio Toscano. É formada em Administração Pública.

Caio Roberto (PR)
Estudante de Direito, é o mais jovem parlamentar da 17ª legislatura. Tem 22 anos. É filho do deputado federal Welington Roberto (PR). Solteiro.

Olenka Maranhão (PMDB)
Advogada, sobrinha do ex-governador José Maranhão. Foi prefeita de Cacimba de Dentro. Sua mãe. Wilma, foi prefeita de Araruna. Inicia o quarto mandato consecutivo. É casada.

Daniella Ribeiro (PP)
Foi vereadora em Campina Grande. Formada em Padagogia. Professora universitária, pós-graduada em Relações Internacionais pela UNB. Divorciada.

Doda de Tião (PMDB)
Natural de Campina Grande. Irmão do prefeito de Queimadas, Carlinhos de Tião, e filho do ex-prefeito, Tião do Rêgo. É casado.Servidor público.

Edmilson Soares (PSB)
Eleito vereador por três vezes em João Pessoa,já foi secretário municipal. Licenciado em Matemática e Pedagogia. É casado.

Ricardo Marcelo (PSDB)
Natural de João Pessoa. Radicado em Belém.Empresário. Formado em Administração. Foi professor de Química e Matemática. Vice e presidente da ALPB. É casado.

Eva Gouveia (PTN)
Nascida em Sumé, no Cariri, é casada com vice-governador Rômulo Gouveia. Pedagoga e já presidiu a Associação Promocional do Poder Legislativo.

Raniery Paulino (PMDB)
Empresário, filho do ex-governador Roberto Paulino e da prefeita de Guarabira, Fátima Paulino. É casado.

Francisca Motta (PMDB)
Nasceu em Catolé do Rocha. Viúva do ex-deputado Edivaldo Motta. Foi vice-prefeita da cidade de Patos. Inicia seu quinto mandato consecutivo.

Tião Gomes (PSL)
Natural de Pombal. Radicado em Areia,onde foi prefeito. Sua esposa, Ádria Perazzo, também foi prefeita duas vezes. Servidor público.

Genival Matias (PT do B)
Deputado por três mandatos.Empresário. É irmão do prefeito de Juazeirinho, Bevilacqua Matias. Tem ensino médio completo. Filho do desembargador federal Genival Matias. É casado.

Wilson Braga (PMDB)
Deputado federal por seis vezes, três vezes deputado estadual, prefeito e presidente da Câmara de João Pessoa, governador do Estado (1982/86). É casado.
 
 
Da Rdação 
com PbAgora
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É importante salientar, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente expressam a opinião do blog DESPERTA CAAPORÃ.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...