sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Após 30 anos de poder cai o ditador Mubarak do Egito


Após 30 anos no poder, o ditador Hosni Mubarak abandonou o Cairo nesta sexta-feira (11) junto com sua família em direção à cidade portuária e turística de Sharm el Sheij, próximo ao Mar Vermelho.A renúncia foi informada na TV estatal do Egito pelo vice-presidente Omar Suleimán, enquanto as massas comemoravam nas ruas de todo o país, especialmente na Praça Tahrir no Cairo, onde encontram-se cerca de dois milhões de egípcios.
O Conselho Militar egípcio, liderado pelo ministro da Defesa, Tantawi, está encarregado de promover a transição política. O Conselho dissolverá o Governo e o Parlamento e organizará as eleições previstas para setembro deste ano.
A revolução política contou com o protagonismo do ativismo internacionalista em redes sociais como o Twitter, Facebook e outras redes sociais. A transmissão da rede Al Jazeera do Qatar foi fundamental para pautar, inclusive, as agências ocidentais, que não conseguiram realizar um bom trabalho na transmissão das notícias in loco.
As massas comemoram emocionadas nas ruas do Egito. Por outro lado, Suleiman é comprovadamente um homem da CIA, e as cúpulas militares são historicamente ligadas à CIA e ao imperialismo dos EUA. A batalha foi ganha, mas não a guerra. Por hoje, o povo egípcio tem muito a comemorar.


do Diário Liberdade
Portal anticapitalista da Galiza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É importante salientar, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente expressam a opinião do blog DESPERTA CAAPORÃ.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...