quarta-feira, 16 de maio de 2012

Lei de Acesso à Informação entra em vigor e PB se prepara para adequação

      
 A Lei Federal de Acesso à Informação entra em vigor nesta quarta-feira (16) e o G1 mostra como o cidadão vai poder ter acesso aos dados disponíveis pelo governo da Paraíba e pela prefeitura de João Pessoa, que já está se prepando para efetivar o serviço. Com a nova lei, o cidadão vai poder solicitar informações sobre como a verba pública está sendo gasta.
Na Paraíba ainda não existe uma regulamentação específica sobre a Lei de Acesso à Informação. Mas de acordo com o coordenador do Sistema Integrado de Governança do Estado (Sige) e consultor técnico do Governo da Paraíba, Gilmar Martins, existe uma minuta de decreto sendo estudada pela Casa Civil e Procuradoria Geral do Estado para uma posterior publicação.
A estrutura física para atender o que determina a lei na Paraíba será disponibilizada inicialmente nas sete Casas da Cidadania distribuídas em cinco municípios. Os endereços estão disponíveis no site do governo.
Já a estrutura disponibilizada pela prefeitura da capital será o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) que funciona no Paço Municipal (localizada no Centro), no Centro Administrativo Municipal (Água Fria) e na subprefeitura (Tambaú). Está prevista uma quarta unidade na subprefeitura localizada em Mangabeira.
Já em relação a estrutura virtual o consultor técnico do governo do estado, Gilmar Martins, explicou que os portais do governo estão sendo padronizados. Inicialmente três endereços estão disponíveis para atender a nova demanda (Portal do Governo, o Portal da Transparência e o Portal Sige PB). Nos três o usuário poderá conhecer os serviços básicos de cada setor do Estado, telefones e endereços para contato, além de usar serviços de ouvidoria específicos no caso do fala Cidadão, no Portal da Transparência.


 Fonte: G1Paraíba


Nenhum comentário:

Postar um comentário

É importante salientar, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente expressam a opinião do blog DESPERTA CAAPORÃ.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...