sábado, 12 de maio de 2012

Colégio Militar é destaque em gestão e qualidade do ensino público

O Colégio da PM fica no bairro de Mangabeira em João Pessoa
Fundado no ano de 1994, o Colégio da Polícia Militar é uma escola da rede estadual conveniada com a Polícia Militar da Paraíba, administrada por uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação, que é responsável pela logística, desde a merenda escolar até a contratação de professores. À PM cabe a gestão administrativa e pedagógica. Atualmente, 1.125 alunos estão matriculados nos dois turnos (manhã e tarde). A unidade funciona no Centro de Educação da corporação, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa.
Dirigido pelo capitão Elmer Melz, o Colégio da PM vem se destacando no cenário da educação estadual por imprimir um ritmo de ações pedagógicas que motivam alunos, professores e a comunidade escolar. Recentemente o colégio foi contemplado com o Prêmio Educação Exemplar em duas categorias: Professor Exemplar e Gestor Exemplar.
Turma do Colégio da PM em sala de aula
Brasil Profissionalizado – Uma das ações de destaque é a inclusão do Colégio da Polícia Militar no Programa Brasil Profissionalizado, do Governo Federal, criado para fortalecer as redes estaduais de educação profissional e tecnológica. “O Governo Federal repassa recursos para que os Estados invistam em suas escolas técnicas”, explica o capitão Elmer Melz.
Criado em 2007, o programa possibilita a modernização e a expansão das redes públicas de ensino médio integradas à educação profissional, umas das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), cujo objetivo unir o conhecimento do ensino médio à prática. Os cursos oferecidos pelo Colégio da PM são Técnico em Programação de Jogos Digitais e Técnico em Informática para Internet.

Metas - Tendo como foco principal o desenvolvimento intelectual, cultural e social dos estudantes, os oficiais elaboraram a composição dos quadros docente e de funcionários. Os diretores revisaram o calendário escolar e de eventos comemorativos e ainda enfatizaram os mecanismos de consolidar a fórmula do sucesso do Colégio da PM: honra, respeito, ordem, disciplina, compromisso com a cidadania ciente dos seus direitos de cumpridor dos seus deveres.
O Comandante Geral da PM da Paraíba, Coronel Euller de Assis Chaves, autorizou o serviço de climatização de todas as salas de aula do Colégio da Polícia Militar, em reconhecimento às mais recentes conquistas e realizações da escola. Ao todo são doze aparelhos (split) cedidos pela Diretoria de Apoio Logístico da PM e pelo Centro de Educação da PM.
Ao explicar as vantagens que os equipamentos trarão aos alunos, o capitão Elmer Melz afirmou que “as salas climatizadas devem oferecer melhores condições para o processo ensino-aprendizagem, eliminar o desconforto do calor excessivo e melhorar a acústica do ambiente”.
Fachada e pátio interno do Colégio da Polícia Militar
 Talento - O ex-aluno do Colégio da Polícia Militar, Joab Alves da Silva, formado em Ciência da Computação pelo Unipê, teve seu projeto classificado pelo Instituto Claro, no Campus Mobile. O projeto é voltado para Geoacessibilidade usando dispositivos móveis. O Campus Mobile acontece numa parceira do Instituto Claro com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) da USP. O aluno do Unipê foi selecionado entre quase 1.300 estudantes em todo o País. Joab Alves foi monitor do projeto “Escola de Computação Solidária do Unipê”.Foram selecionados 90 jovens universitários com perfil empreendedor, inovador e com capacidade de criar soluções promissoras para a sociedade. Eles estarão em contato com renomados profissionais que irão orientar e oferecer acompanhamento para o desenvolvimento e viabilização de ideias de aplicativos e serviços.
Os selecionados terão encontros presenciais na cidade de São Paulo e também terão à disposição um Ambiente Virtual de Aprendizagem onde poderão ser monitorados e interagir de forma contínua com os tutores. Ao final do processo, os três melhores talentos receberão prêmios num total de R$ 10 mil.


Secom/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É importante salientar, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente expressam a opinião do blog DESPERTA CAAPORÃ.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...