No mês passado, o governo anunciou o aumento de 30 pontos percentuais no IPI de carros importados ao Brasil de fora do Mercosul. O decreto 7.567 foi publicado no Diário Oficial da União em 16 de setembro e tem por objetivo proteger a indústria automobilística nacional.
A decisão beneficia apenas a Fiat, Volkswagen, General Motors e Ford, que possuem fábricas no Brasil e/ou Argentina. Além das marcas chinesas, novatas e baratas, como JAC Motors e Chery, são atingidas marcas tradicionais e caras, como Audi e BMW.
Por isso, as importadoras devem se interessar pela instalação no país e o senador paraibano aproveitará a oportunidade para beneficiar sua terra natal. “Além de melhorar a competitividade do produto brasileiro, a medida vai estimular a produção dentro do Brasil, gerando emprego para a população nacional, que vem aumentado significativamente o consumo de veículos”, argumenta Lindbergh.
Até o final de agosto, segundo Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva), foram emplacados quase 130 mil veículos importados ao Brasil de fora do Mercosul, automóveis que, segundo o senador, poderiam estar sendo produzidos dentro do país.
Assessoria
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