quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Paraibano, senador pelo Rio de Janeiro luta para atrair montadora para Paraíba

A decisão do Governo Federal de aumentar o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos veículos importados poderá beneficiar a Paraíba. É que o senador Lindbergh Farias (PT) vai lutar pela instalação de montadoras no Rio de Janeiro, Estado onde foi eleito, e também no território paraibano, de onde o parlamentar é natural.

No mês passado, o governo anunciou o aumento de 30 pontos percentuais no IPI de carros importados ao Brasil de fora do Mercosul. O decreto 7.567 foi publicado no Diário Oficial da União em 16 de setembro e tem por objetivo proteger a indústria automobilística nacional.

A decisão beneficia apenas a Fiat, Volkswagen, General Motors e Ford, que possuem fábricas no Brasil e/ou Argentina. Além das marcas chinesas, novatas e baratas, como JAC Motors e Chery, são atingidas marcas tradicionais e caras, como Audi e BMW.

Por isso, as importadoras devem se interessar pela instalação no país e o senador paraibano aproveitará a oportunidade para beneficiar sua terra natal. “Além de melhorar a competitividade do produto brasileiro, a medida vai estimular a produção dentro do Brasil, gerando emprego para a população nacional, que vem aumentado significativamente o consumo de veículos”, argumenta Lindbergh.

Até o final de agosto, segundo Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva), foram emplacados quase 130 mil veículos importados ao Brasil de fora do Mercosul, automóveis que, segundo o senador, poderiam estar sendo produzidos dentro do país.


Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É importante salientar, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente expressam a opinião do blog DESPERTA CAAPORÃ.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...