domingo, 2 de outubro de 2011

Confirmando a condição de polo cimenteiro o Litoral Sul da Paraíba ganha mais uma fábrica


Representantes da empresa cimenteira Cimpor estiveram na Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), nesta sexta-feira (30), para entregar o projeto de viabilização econômico-financeira da abertura de mais uma fábrica no Estado. O empreendimento vai se situar no município do Conde (a 1,7 km da BR 101) e recebe investimento inicial de R$ 450 milhões.
Com início de construção previsto para 2012, após a expedição de licenças ambientais dos órgãos competentes, a fábrica terá extensão de 30 hectares e beneficiará, durante a construção, cerca de 1,5 mil trabalhadores da construção civil. A inauguração está prevista para janeiro de 2014, com geração de 150 empregos diretos.
A cimenteira vai instalar um canteiro de obras piloto em parceria com o Senai, que vai oferecer curso de capacitação para a mão-de-obra. Segundo o diretor Administrativo e Financeiro da fábrica, João Marcos Contreiras, a empresa tem sinergia com o Estado, desde a primeira unidade, criada em 1997. “Temos uma sinergia muito boa com o Estado, por isso acreditamos que a fábrica vai ser mais uma unidade de sucesso”, disse.
Para a presidente da Cinep, Margarete Bezerra Cavalcanti, um investimento deste porte é muito importante para o Estado, que se preocupa, inicialmente, com a geração de emprego e renda. Além disso, a empresa mostrou bastante seriedade e organização no processo apresentando, pois o projeto da fábrica está aliado às diretrizes de desenvolvimento e proteção ambiental do governo estadual.
Segundo ela, o projeto contempla obras e atividades de desenvolvimento para a região. “A Cimpor é uma das principais apoiadoras do 1º Fórum de Fomento da Cadeia Produtiva do Polo Cimenteiro da Paraíba”, destacou ela, referindo-se a um evento coordenado pela Cinep que acontece no dia 17 de novembro e que envolve empresas da produção de cimento, fornecedores e serviços do setor como manutenção, gás, energia, água e setores públicos.
Boa impressão – O diretor de Desenvolvimento Econômico da Cinep, Juliano Gorski, ressaltou a importância dos projetos ambientais da Cimpor na área de energia renovável. Para ele, a instalação de mais uma fábrica de cimento na Paraíba evidencia o Estado e lhe dá o perfil de polo cimenteiro. “A unidade Caxitu, na zona rural do Conde, possui projetos inovadores na área socioambiental. Uma vez instalada, a nova fábrica estará preparada para a utilização dos resíduos sólidos urbanos como energia. Este é um destaque institucional que movimenta cooperativas, prefeituras, Governo do Estado e toda a população local”, explicou.
Na ocasião, o prefeito em exercício do Conde, Quintino Régis, ressaltou a importância de mais uma fábrica cimenteira na região. “Com a Cimpor, o Conde vai contar com quatro fábricas de cimento e temos certeza que vai trazer mais desenvolvimento a nossa cidade. Em princípio, tínhamos receio, por ser uma fábrica de cimento, mas a empresa tem grande conhecimento tecnológico de produção e segurança. Temos certeza de que trará muitos benefícios”, disse.


Fonte: Secom/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É importante salientar, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente expressam a opinião do blog DESPERTA CAAPORÃ.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...