Assim como o Arco do Triunfo, em Paris, e o Cristo Redentor, no Rio
de Janeiro, a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, em João
Pessoa, aderiu à campanha “Outubro Rosa”, movimento que simboliza a luta
contra o câncer de mama. A iniciativa mundial tem o objetivo de chamar a
atenção das mulheres para a importância de exames preventivos contra a
doença.
O câncer de mama é o tipo mais comum da doença entre as mulheres. Só
este ano já matou 122 paraibanas, segundo dados do Sistema de
Informações sobre Mortalidade (SIM) do DataSus.
O “Outubro Rosa” foi criado em 1997, nos Estados Unidos. No Brasil, a
primeira iniciativa aconteceu em 2002, quando o Obelisco do Ipiranga
(em São Paulo) foi iluminado de rosa. Assim vários monumentos já
receberam a iluminação rosa, como a Ópera de Arame (PR) e o Memorial JK
(DF).
Esta é a primeira vez que a Paraíba participa da campanha, aberta na
noite de terça-feira (4), e além da Estação Cabo Branco também serão
iluminados o Busto de Tamandaré, em Tambaú, e a Lagoa do Parque Solon de
Lucena. Até o final deste mês, haverá palestras informativas sobre a
doença em shoppings, presídios, hospitais e feiras livres. Será um mês
de atividades com encerramento no próximo dia 30, com uma caminhada do
Busto de Tamandaré até o Jangada Clube, no bairro do Cabo Branco.
“Nós nos sentimos muito honrados em aderir a uma campanha tão
importante e com uma causa tão nobre. Desejamos que a Estação Cabo
Branco iluminada na cor rosa possa servir de alerta para as mulheres
sobre a importância do autoexame e da mamografia, já que se detectado
precocemente as chances de cura do câncer da mama são bastante elevadas”
afirmou a diretora geral da Estação Cabo Branco, Marianne Góes.
Secom/PMJP
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