domingo, 14 de março de 2010

OS NÚMEROS QUE O CORREIO ESCONDEU: BLOG TRAZ CONFRONTO DE MARANHÃO CONTRA RICARDO E REVELA QUE DIFERENÇA CAI PARA 2,6%
Maranhão e Ricardo: simulação de segundo turno revela quadro ainda mais acirrado

Maranhão e Ricardo: simulação de segundo turno revela quadro ainda mais acirrado

O Jornal Correio da Paraíba publicou na última quarta-feira pesquisa Consult para governador do Estado. O blog, no mesmo dia, estranhou a omissão de um dado importantíssimo para a análise das forças que estão disputando o governo da Paraíba este ano. Tratava-se da simulação de segundo turno, ou seja, do confronto direto dos candidatos ao governo. O mais curioso é que a Consult chegou a incluir no questionário, mas o Correio não publicou.
 
Pois bem. Em respeito aos leitores, o blog foi atrás e conseguiu os números que o Correio escondeu e que estão dormindo lá nos registros do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, onde a Consult registrou a pesquisa.
 
A pesquisa Consult revela que num confronto direto o governador José Maranhão (PMDB) aparece com 41,4% da preferência do eleitoral contra 38,8% dados ao prefeito Ricardo Coutinho, uma diferença de pouco mais de dois pontos percentuais e quase um empate técnico já que a margem de erro da Consult é de 2,2%.
 
Na pesquisa divulgada na quarta, incluindo os votos do senador Cícero Lucena (PSDB), a diferença de Maranhão para Ricardo era de quase oito pontos percentuais.
 
O mais importante destacar é que na simulação do primeiro turno Maranhão aparece com 40,1%. No confronto do segundo turno com Ricardo ele cresce 1,3% apenas. Já o prefeito Ricardo Coutinho sobe de 32,6 para 38,8% (mais de 6%), o que reforça a tese da importância da unidade das oposições.
 
Os números do confronto Maranhão versus Ricardo também derrubam um mito. De que todos os votos do senador Cícero Lucena (PSDB), que apareceu com 8,7%, vão para Maranhão em caso de desistência do tucano. Ricardo fica com praticamente quase todos os votos de Cícero e apenas uma pequena parcela migra para Maranhão.
 
Isso porque o voto do senador tucano, majoritariamente, é formado por anti maranhistas. A parcela anti ricardista existe. Mas cabe num ônibus da Real.
 
 
P>S: A pesquisa Consult ouviu 2.000 eleitores entre os dias 25 e 28 de fevereiro.
 
Blog do
Luís Tôrres

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É importante salientar, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente expressam a opinião do blog DESPERTA CAAPORÃ.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...