sexta-feira, 16 de abril de 2010

PREFEITO DE JOÃO PESSOA REALIZA ENCONTRO COM AGRICULTORES DE CAAPORÃ E EX-PREFEITO RICARDO COUTINHO COMPARECE COMO CONVIDADO ESPECIAL




A prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, promoveu na manha de hoje um encontro com agricultores de Caaporã, para tratar do programa Compra Direta desenvolvido pela PMJP, com a finalidade de comprar, parte dos alimentos da merenda escolar, diretamente aos produtores rurais da Região Metropolitana de João Pessoa da qual Caaporã faz parte, de acordo com a Lei Complementar nº 90/2009. de iniciativa do deputado Branco Mendes.

O prefeito Luciano Agra, chegou acompanhado dos Secretários Dunga Junior e Lau Siqueira, respectivamente das pastas de Articulação Política e Desenvolvimento Social. O ex-prefeito Ricardo Coutinho chegou em seguida acompanhado do senador Efraim Morais, o deputado estadual Branco Mendes e deputada estadual Socorro Marques e  do prefeito de Alhandra Renato Mendes, todos recepcionados pelo vice-prefeito Cristiano Kiko.

Lideranças locais e da região marcaram presença a exemplo da ex-prefeita, Jeane Nazário, o ex-prefeito Amaro José, os vereadores Jorge e Manuel do Fumo, as vereadoras Didi e Josi, o ex-vereador Dário, Nô de Admilson do distrito de Cupissura, Professor Nau, Val de Julio, o presidente Câmara de Alhandra, Manoel do Posto, entre outras.

Atendendo solicitação dos agricultores, a vereadora Didi e o vereador Jorge se desdobraram na organização do evento, que teve pleno êxito.


Sobre o Programa de Aquisição de Alimentos na modalidade de Compra Direta

O PAA consiste na aquisição, por parte da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), de 80 toneladas por mês de produtos agrícolas de origem vegetal "in natura" (não industrializados), sem intermediários, de agricultores familiares dos municípios de Alhandra, Caaporã, Pedras de Fogo e Pitimbú. Os produtos são repassados para as entidades cadastradas junto ao Banco de Alimentos, beneficiando pelo menos 80 mil pessoas na Capital.

O programa vai beneficiar ainda as 239 famílias dos agricultores, que terão a compra de seus produtos garantida por um preço justo, durante todo o ano. Estas famílias ainda receberão assistência técnica para produzir mais e com mais qualidade, além de terem acesso a financiamentos nas linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

O secretário de Desenvolvimento Social (Sedes), Lau Siqueira, explica que este é mais um programa do governo Lula, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa, que terá um enorme impacto para as populações em situação de vulnerabilidade social da nossa Capital e para os agricultores das cidades contempladas. "Estamos articulando, também, para que as nossas entidades de acolhimento e os hospitais públicos sejam, também, contemplados", esclareceu o secretário.

O PAA da Prefeitura de João Pessoa faz parte de um conjunto de ações da Política de Segurança Alimentar e Nutricional, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), e conta com o apoio logístico das prefeituras dos municípios produtores dos alimentos.

O investimento no programa, que vem sendo executado desde o início de março em parceria com o Governo Federal, é de R$ 2.126.911,34.

O que é - Instituído pela Lei nº 10.696, de 02 de julho de 2003, e regulamentado pelo Decreto 5.873 de 15 de agosto de 2006, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) tem a finalidade de incentivar a Agricultura Familiar, compreendendo ações vinculadas à distribuição de produtos agropecuários para pessoas em situação de insegurança alimentar e à formação de estoques estratégicos.

O PAA destina-se à aquisição de produtos agropecuários produzidos por agricultores familiares que se enquadrem no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf.

Da Redação 
com informações da Secom/JP


2 comentários:

  1. Já que o prefeito daqui não procura ajudar os agricultores, toda ajuda que vier será bem recebida. João Pessoa é a Capital do estado e Caaporã faz parte do estado.

    ResponderExcluir
  2. Não tem quem dissesse que aquele homem tão simples e tímido fosse o prefeito da Capital, taí gostei de vê. Tem prefeito de cidadezinha do interior que não 3 mil habitantes e bota uma banca que parece que é o dono do mundo.

    ResponderExcluir

É importante salientar, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente expressam a opinião do blog DESPERTA CAAPORÃ.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...