terça-feira, 27 de abril de 2010

Deputado Branco Mendes propõe registro do forró como patrimônio imaterial da Paraíba

Branco propõe que forró seja registrado como patrimônio imaterial 
da Paraíba
O deputado Branco Mendes está propondo a instituição do registro do forró como patrimônio imaterial da Paraíba; o projeto de lei nº. 1.718 foi registrado na tarde desta terça-feira (27). O parlamentar defende que o Estado e a sociedade participem do esforço permanente da preservação da cultura popular e considera importante a valorização do forró como instrumento de promoção social e de desenvolvimento comunitário de nossa sociedade.

Sendo patrimônio imaterial, o forró tende a ganhar mais visibilidade e a receber mais atenção da sociedade e das autoridades. Este seria o principal objetivo do projeto de Branco Mendes.

O deputado considera o forró plenamente apto ao registro. Com base no Decreto 3551/2000, as celebrações como rituais e festas que marcam a vivência coletiva do trabalho, religiosidade, do entretenimento e de outras práticas da vida social; e as formas de expressão, como as manifestações literárias, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas; podem ser considerados bens de patrimônio imaterial.

Para reforçar a justificativa do projeto, Branco salientou que na Paraíba, o forró está presente na vida das pessoas. “Mais entusiasticamente no mês de junho, quando o forró é a festa, a dança que embala multidões que celebram com alegria os dias dedicados aos Santos: Antônio, João e Pedro”.

Branco lembrou, também, que muitas cidades têm no forró o principal elemento dos festejos juninos. “Em Campina Grande, desde 1983, o Maior São João do Mundo é um evento grandioso, onde o forró impera, durante 30 dias de festa, em que se contabilizam centenas de horas de forró efetivamente tocado e dançado no bom estilo agarradinho”, salientou.

Outras cidades paraibanas, a exemplo de Patos, Cajazeiras e Santa Luzia, realizam festas juninas, que aglutinam milhares de pessoas. Para Branco Mendes, são festas expressivas, em que o forró encanta pelo ritmo contagiante, pela alegria que exala da sanfona, pela batida do zabumba e do triângulo, que chamam para a dança.

Do ClickPB

3 comentários:

  1. Luiz Carlos - João Pessoa27 de abril de 2010 às 17:31

    Muito interssante esse projeto. O forró é uma das mais fortes expressões culturais paraíbanas e nordestinas. Merece atenção especial, pricipalmente no sentido de preserva-lo. O projeto certamente dará mais visibilidade e possibilidades de participação tanto sociedade civil quanto dos poderes públicos.

    ResponderExcluir
  2. O deputado Branco é antenado, não deixar passa nada. O projeto é bom e pode ajudar aos artista da terra.

    ResponderExcluir
  3. É isso aí deputado, o forró é nosso!

    ResponderExcluir

É importante salientar, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente expressam a opinião do blog DESPERTA CAAPORÃ.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...