sexta-feira, 30 de abril de 2010

Luciano Cartaxo acusa Rodrigo de desleixo com PT e dá prazo até dia 7 para indicação do vice


O vice-governador da Paraíba, Luciano Cartaxo (PT), cobrou publicamente do presidente de sua legenda no estado, deputado estadual Rodrigo Soares, que apresente até o próximo dia 7 para a indicação do seu nome para compor a chapa majoritária, encabeçada pelo governador e candidato a reeleição, José Maranhão (PMDB). Cartaxo chegou a acusar Soares de desleixo com o partido. 

“Não se trata de estar buscando a indicação do meu nome, mas a maior instância do PT aprovou uma resolução que me indicou para representar o partido na chapa majoritária e até agora Rodrigo não se movimentou. Não estou colocando a faca no pescoço de ninguém, mas precisamos resolver isso, afinal o PMDB já indicou o terceiro nome da chapa. Se continuar assim, vai sobrar o que para o PT”, desabafou. 

Apesar da preocupação, Cartaxo fez questão de marcar presença no encontro de Wilson Santiago (PMDB), pré-candidato ao senado, com os prefeitos. 


Do ClickPB

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Urgência para o Ficha Limpa será votada na terça, diz Temer


O presidente Michel Temer recebeu representantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral.
O presidente da Câmara, Michel Temer, afirmou que na próxima terça-feira (4) será votado pelo Plenário um requerimento de urgência para o projeto da Ficha Limpa. Caso aprovado, o projeto será votado em seguida, durante sessão extraordinária. Ele pedirá aos líderes que convençam as suas bancadas da necessidade de aprovar a urgência.
"Lembro que, se houver um pedido de verificação de quorum, a votação será nominal, o que poderá atrasar a votação da proposta", disse Temer durante encontro nesta quarta-feira com representantes do Movimento Contra a Corrupção Eleitoral e deputados que apoiam a proposta. Na sessão do Plenário, os líderes partidários ratificaram o acordo para que a urgência e o mérito da proposta sejam votados na próxima terça.
Os deputados favoráveis ao projeto conseguiram coletar as assinaturas suficientes para a apresentação do requerimento de urgência, após o adiamento da votação, na manhã desta quarta-feira, do substitutivo do deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP) às emendas ao projeto Ficha Limpa, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
Efeito suspensivo
O texto original do projeto de iniciativa popular (518/09), protocolado no ano passado, previa que o candidato perderia o direito de concorrer já na condenação em primeira instância. O parecer do deputado Indio da Costa (DEM-RJ) no grupo de trabalho que analisou a proposta mudou a regra, prevendo que a inelegibilidade só estaria configurada com a condenação colegiada.
A principal mudança prevista nas emendas inclui no texto a possibilidade de políticos condenados em segunda instância, em decisão colegiada, registrarem suas candidaturas (o que é proibido no texto atual da proposta).
Isso poderá ocorrer nos casos em que os candidatos apresentem recurso da condenação ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), e o tribunal conceda efeito suspensivo ao recurso. O efeito suspensivo, na prática, suspende a condenação.
O secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), D. Dimas Lara Barbosa, presente à reunião, afirmou ainda ter esperanças de que o projeto seja aprovado pela Câmara na semana que vem e pelo Senado até o final de maio. Só dessa maneira, disse o religioso, haverá tempo para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancione o texto antes do início das convenções partidárias em junho. A CNBB foi quem coletou mais de 1,6 milhão de assinaturas em apoio ao projeto.
Para que a exigência de ficha limpa na disputa de cargos públicos entre em vigor já para as eleições deste ano, D. Dimas afirma que é indispensável a mobilização de toda a sociedade: "É necessário que cada cidadão entre em contato com seu deputado e seu senador e diga que quer o apoio dele e quer saber se ele é a favor da ética ou não".
Reunião continua
A reunião com o presidente Temer continua, na sala da presidência da Câmara. Além do relator da proposta na CCJ, deputado José Eduardo Cardozo, estão presentes na reunião com o presidente a deputada Rita Camata (PSDB-ES), o líder do PT, Fernando Ferro (PE), os deputados do Psol Ivan Valente (SP) e Chico Alencar (RJ) e o deputado Indio da Costa.

Agencia Câmara

Imigrantes permanentes querem exercer direitos políticos no Brasil



Imigrantes permanentes querem exercer direitos políticos no Brasil
Representantes de entidades defensoras dos imigrantes permanentes estiveram com o presidente da Câmara, deputado Michel Temer, para pedir uma alteração na Constituição Federal para assegurar aos imigrantes o exercício dos direitos políticos. "Todos os demais países da América Latina garantem aos imigrantes legais, inclusive os brasileiros, o direito ao voto", disse Paulo Illes, coordenador do Centro de Apoio ao Migrante (Comi/SP) e coordenador internacional do Espaço Sem Fronteiras.
O presidente da Câmara afirmou que o pleito não é fácil, mas se dispôs a dar início à essa discussão na Casa. "Para isso, gostaria de solicitar que os senhores preparem um quadro comparativo indicando como essa questão é tratada nos diversos países do continente", pediu Temer.
Segundo os representantes dos imigrantes permanentes, outras nações da América Latina garantem não apenas o direito ao voto, mas também o direito de ser eleito. No Paraguai, segundo Illes, há diversos prefeitos brasileiros. "Há atualmente um milhão e duzentos mil imigrantes permanentes no Brasil, que não têm o direito de exercer seus direitos políticos"

Fonte: www.camara.gov.br

terça-feira, 27 de abril de 2010

Cassados os prefeitos de Santa Rita e Lucena

 Marcos-Odilon.jpg
Os prefeitos Marcos Odilon de Santa Rita e Antnio Mrndonaça (Bolão) respectivamnete dos municipios de Santa Rita e Lucena foram cassados pela juíza eleitora da 2ª Zona Drª Ângela Coelho, que também cassou os diplomas dos respectivos vices-prefeitos e determinou a inegilbilidade por 3 anos para os quatro cassados.

Em ambos os casos a juíza determinou novas eleições e entendeu que o presidente da Câmara de cada cidade deve asssumir até a realização do pleito e posse do novo prefeito.
Juiza cassa mandato do prefeito de Lucena e 
determina realização de novas eleições 
O prefeito de Lucena, Antônio Mendonça Monteiro Júnior (PMDB), mais conhecido como "Bolão", teve seu mandato cassado pela juíza Ângela Coelho de Sales, da 2ª Zona Eleitoral em Santa Rita, por abuso do poder econômico e captação ilícita de sufrágio nas eleições de 2008

No caso de Lucena, também foi decretada a inegibilidade do ex-vice-prefeito Paulo Morais que assumiu a titularidade quando da licença do prefeito Bolão no período eleitoral, pelos mesmos crime eleitorais.

Da redação
Com iformações PBagora

Deputado Branco Mendes propõe registro do forró como patrimônio imaterial da Paraíba

Branco propõe que forró seja registrado como patrimônio imaterial 
da Paraíba
O deputado Branco Mendes está propondo a instituição do registro do forró como patrimônio imaterial da Paraíba; o projeto de lei nº. 1.718 foi registrado na tarde desta terça-feira (27). O parlamentar defende que o Estado e a sociedade participem do esforço permanente da preservação da cultura popular e considera importante a valorização do forró como instrumento de promoção social e de desenvolvimento comunitário de nossa sociedade.

Sendo patrimônio imaterial, o forró tende a ganhar mais visibilidade e a receber mais atenção da sociedade e das autoridades. Este seria o principal objetivo do projeto de Branco Mendes.

O deputado considera o forró plenamente apto ao registro. Com base no Decreto 3551/2000, as celebrações como rituais e festas que marcam a vivência coletiva do trabalho, religiosidade, do entretenimento e de outras práticas da vida social; e as formas de expressão, como as manifestações literárias, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas; podem ser considerados bens de patrimônio imaterial.

Para reforçar a justificativa do projeto, Branco salientou que na Paraíba, o forró está presente na vida das pessoas. “Mais entusiasticamente no mês de junho, quando o forró é a festa, a dança que embala multidões que celebram com alegria os dias dedicados aos Santos: Antônio, João e Pedro”.

Branco lembrou, também, que muitas cidades têm no forró o principal elemento dos festejos juninos. “Em Campina Grande, desde 1983, o Maior São João do Mundo é um evento grandioso, onde o forró impera, durante 30 dias de festa, em que se contabilizam centenas de horas de forró efetivamente tocado e dançado no bom estilo agarradinho”, salientou.

Outras cidades paraibanas, a exemplo de Patos, Cajazeiras e Santa Luzia, realizam festas juninas, que aglutinam milhares de pessoas. Para Branco Mendes, são festas expressivas, em que o forró encanta pelo ritmo contagiante, pela alegria que exala da sanfona, pela batida do zabumba e do triângulo, que chamam para a dança.

Do ClickPB

Ciro Gomes solta o verbo e critica o PT, o PMDB e os pré-candidatos


Sobre o PT

"Há três, quatro meses atrás eu era o herói do PT. Três quatro meses depois, como eu não sou mais conveniente, sendo a mesma pessoa, pensando rigorosamente a mesma coisa, eu hoje sou agredido, de forma rasteira, pouco elegante, pouco educada. Bobagem, tudo bem, eu estou acostumado com isso"

Sobre o PMDB
“Tenho mais vergonha da convivência com o PMDB do que com o PDS”. E continuou: "O PMDB tem tantas virtudes e defeitos quanto outro partido. O problema é a hegemonia. Hoje quem manda no PMDB não tem o menor escrúpulo. Nem ético, nem republicano, nem compromisso público, nada. É um ajuntamento de assaltantes".

Sobre Serra

"É um brasileiro bastante preparado, mas é uma personalidade autoritária, tenebrosa, que com o poder na mão me parece um grande perigo para o país." Sobre Dilma e Marina Silva, pré-candidata do Partido Verde, se limitou a dizer que se tratam de "grandes brasileiras".


Da Redação 
com informações da Folha

PRF prende em Goiana-PE dois dos cinco acusados de assaltar ônibus na BR101, no município de Alhandra

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu no começo da noite desta segunda-feira (26) dois dos cinco elementos acusados de assaltar um ônibus com passageiros em Alhandra, na BR-101.



A PRF entrou em diligência logo após ter conhecimento da ocorrência e decretou uma operação de captura aos criminosos, envolvendo Agentes dos Núcleos de Inteligência e Operações Especiais que prenderam no município de Goiana, no vizinho estado de Pernambuco, Yury Ricardo Delgado, 26 anos e Tiago Costa Rolim, de 21 anos. Os outros três que já foram identificados, poderão ser presos a qualquer momento.



O assalto ocorreu na madrugada do domingo (25) quando um ônibus pertencente a empresa Transbrasil, que vinha de São Paulo para o Rio Grande do Norte, com 11 passageiros, foi abordado por cinco elementos em um Fiat Uno de cor escura, logo após a divisa dos estados de Pernambuco e Paraíba, no km 117 da BR-101. Os assaltantes desviaram o ônibus para uma estrada de terra, onde roubaram os pertences e objetos pessoais e um deles ainda abusou sexualmente de uma senhora que estava grávida.



A dupla será conduzida para Delegacia do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil em João Pessoa, a disposição do Delegado Walber Virgulino.



Do PBagora

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Cícero diz que decisão sobre sua candidatura será definida em consenso com a executiva nacional do PSDB

cicero2_20100124_133735
Apesar de alguns portais e jornais ter haverem divulgado que o senador Cícero Lucena manterá sua candidatura a governador em quaisquer circunstâncias, não foi isso que ele afirmou ao portal Política PB.
“Existe muita especulação na imprensa da Paraíba. Eu passei o final de semana em Brasília, mas ainda não temos nenhuma definição sobre minha participação na campanha”,  afirmou Cícero.
O senador admite manter a candidatura, como também a possibilidade de  renunciar para coordenar a campanha de José Serra (PSDB) a presidência, na região Nordeste, pois para ele, impossível é administrar as duas atividades.

Da Redação
com informações do PoliticaPB

domingo, 25 de abril de 2010

Concurso Público em Goiana - PE: 287 vagas





A Prefeitura Municipal de Goiana - PE, abre concurso público para provimento de 287(duzentas e oitenta e sete) vagas sendo 81(oitenta e uma) de nível superior, 158 (cento e cinquenta e oito) nível médio e 48 (quarenta eoito) nível fundamental incompleto. O s salários vão de R$ 510,00 (quinhentos e dez reais ) a R$ 1500,00 (hum mil e quinhentos reais).

 O Edital e mais detalhes  poderão ser encontrados clicando aqui

Da Redação

Em Zabelê no Cariri, Ricardo defende investimentos para o turismo de eventos

 Durante “encontrão” Cássio garante: Ricardo ganha em JP e Maranhão perde em Campina


O presidente estadual do PSB e pré-candidato ao Governo do Estado, Ricardo Coutinho, esteve no município de Zabelê, no Cariri paraibano, onde prestigiou a 10ª Corrida do Jegue, que aconteceu na tarde deste domingo (25). Acompanhado do pré-candidato ao Senado, Cássio Cunha Lima (PSDB), Ricardo conheceu o evento que já virou tradição na região e disse que as festividades locais precisam de incentivo público para se fortalecerem e atraírem turistas para movimentar a economia municipal.
“As festas e iniciativas populares no geral precisam contar com o apoio do poder público para se expandirem. Esses eventos são muito importantes para a região, pois movimentam os pequenos comerciantes e atraem pessoas dos municípios vizinhos, tornando a atividade uma referência no calendário de eventos regional”, afirmou.
O pré-candidato ao Governo lembrou que a região do Cariri paraibano já vem descobrindo o turismo de eventos como estratégia econômica e que essa prática precisa ser fortalecida.
“Temos como grande exemplo a ‘Festa do Bode Rei’, em Cabaceiras, que já se consolidou na região como um grande evento. Além da festa em praça pública, a comercialização e discussão de práticas para o melhoramento do rebanho são referências para criadores de todo o Nordeste”, frisou. 
Lideranças – Ricardo e Cássio foram recebidos pela prefeita de Zabelê, Íris do Céu, além da prefeita de Monteiro, Edna Henrique; do prefeito de Ouro Velho, Inácio Júnior; do prefeito de Prata, Marcel Nunes; do prefeito de São João do Cariri, Beto Medeiros e do prefeito de Camalaú, Aristeu Chaves.
Os deputados estaduais João Henrique, Pedro Medeiros e Assis Quintans também acompanharam a comitiva.
Do Paraíba1

PARLACREM - JP realizará 1º Encontro de Vereadores da Região Metropolitana de João Pessoa

O Parlamento Comum da Região Metroplitana de João Pessoa - PARLACREM, realizará no próximo dia 21 de maio na Estação Cabo Branco - Ciências Cultura e Artes, no Altiplano do Cabo Branco o 1º Encontro de Vereadores da Região Metroplitna de João Pessoa, tendo como principal palestrante o Reitor da Universidade Federal da Paraíba - UFPb, Rômulo Polari.

O tema da palestra de Rômulo Polari será ‘Desenvolvimento Sustentável para a Região Metropolitana de João Pessoa’. “No encontro com os vereadores, vamos propor um projeto de desenvolvimento para as cidades da região”, adianta Polari. E Tavinho Santos completa: “Os municípios da área polarizada por João Pessoa apresentam índices de desenvolvimento preocupantes, principalmente os pequenos municípios”.

O PARLACREM foi idelizado pelo vereador pessoense Tavinho Santos, com apoio de todos os  vereadores dos   municipios que compões a Região Metropolitana de João Pessoa. A instalaçãodo PRALACREM ocorreu em 05 de junho de 2009 com representação dos municipios de João Pessoa, Bayeux, Santa Rita, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Mamanguape, Rio Tinto. A partir de setembro do mesmo ano projeto de Lei Complementar de iniciativa do Deputado Branco Mendes incluiu na Região Metropolitona de João Pessoa os municípios de Alhandra, Pitimbú e Caaporã, em seguida outro projeto de lei incluiu também o municpio de Pedras de Fogo.

Composição do PARLACREM

O Parlacrem é composto por parlamentares representantes dos municípios de João Pessoa, Bayeux, Santa Rita, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Mamanguape, Rio Tinto, Alhandra e Pitimbu. A Comissão Executiva do Parlacrem tem um mandato de dois anos, sendo proibida a reeleição dos seus membros para o mesmo cargo. Ela é incumbida dos trabalhos deliberativos e dos serviços administrativos do Colégio de Comissões e do Colegiado Pleno. São membros titulares os seguintes vereadores: Tavinho Santos (PTB), de João Pessoa, presidente; Ednaldo Pereira (PR), de Santa Rita, primeiro-vice-presidente; Mizael Martinho (DEM) – Fofinho, de Bayeux, segundo-vice-presidente; José Muniz (PSDC), do Conde, primeiro-secretário; Rivaldo Júnior (PR), de Cruz do Espírito Santo, segundo-secretário; Manoel Ferreira (DEM), de Alhandra, primeiro-tesoureiro; e Marquinhos Frazão (PSB), de Mamanguape, segundo-tesoureiro.

Já o Conselho Fiscal é constituído por três membros: Ricardo Félix (PT), de Cabedelo; Irmão Elias (PSB), de Lucena; e Marlysson Costa (PSDB), de Cruz do Espírito Santo; e seus respectivos suplentes: Otávio Bernardino (PPS) e Edson Silva (PHS) – Edinho, de Santa Rita, e José Eraldo (PSB) – Lico, de Bayeux. 
 
Os municipios de Caaporã e Pedras de Fogo ainda não têm representantes no PARLACREM.
 
Da Redação
Com informações do ClickPB

sábado, 24 de abril de 2010

PROGRAMA CAMINHO DA ESCOLA: CAAPORÃ E MAIS CINCO MUNICÍPIOS PARAIBANOS, COM PENDÊNCIAS, NÃO RECEBEM ÔNIBUS ESCOLAR


Adquira o ônibus IVECO Escolar por apenas R$ 123 mil [frete incluso]
Os Municípios contemplados pelo Programa Caminho da Escola em 2010 devem regularizar pendências junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta que 978 Municípios selecionados têm de estar em dia com o FNDE para garantir os veículos destinados ao transporte escolar rural.
As pendências, de acordo com o FNDE, referem-se à habilitação e ao preenchimento do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope) 2009. E os gestores municipais devem agilizar a documentação pelo fato de 2010 ser ano eleitoral e os recursos federais poderão ser empenhados até dia 3 de julho, de acordo com o FNDE.

Convênios 2009

Dos 978 Municípios em todo o Brasil, contemplados em 2009 pelo Caminho da Escola, 136 ainda não receberam os veículos, pois não devolveram ao FNDE os documentos assinados para a efetivação do convênio. Esses Municípios devem enviar a documentação assinada ao FNDE, pois só assim, receberão os veículos do programa. 

Convênios Caminho da Escola de municípios paraibanos que não retornaram assinados até 19/04/10

73 PB PREF MUN DE BERNARDINO BATISTA 23400.014468/2009-11 657800 19/02/2010
74 PB PREF MUN DE CAAPORA 23400.014475/2009-12 658072 19/02/2010
75 PB PREF MUN DE LOGRADOURO 23400.014532/2009-63 658112 19/02/2010
76 PB PREF MUN DE NOVA FLORESTA 23400.014076/2009-51 658178 19/02/2010
77 PB PREF MUN DE PILOEZINHOS 23400.014062/2009-38 657867 02/02/2010

Os Procedimentos são: para celebrar o convênio do Caminho da Escola 2010, os dados sobre os investimentos municipais em educação de 2009 devem ser preenchidos corretamente no Siope e dentro do prazo, que se encerra no dia 30 de abril. E para resolver pendências referentes à habilitação, os gestores municipais devem entrar em contato com o FNDE pelos seguintes telefones: (61) 2022-4296/4291/4903/4901.

Da Redação

Com informações da CNM

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Famup reune hoje prefeitos e secretários em encontro estadual no Hotel Ouro Branco em João Pesoa

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) está durante todo o dia de hoje, o Encontro Estadual de Prefeitos e Secretários Municipais de Educação e Finanças. O evento terá início às 9 horas no Hotel Ouro Branco, em João Pessoa, e será regido pelo presidente da Famup, Buba Germano.

O apelo principal do encontro será a realização da XIII Marcha a Brasília em Defesa dos municípios, organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), que ocorrerá nos dias 18 e 19 de maio. A Famup vai reiterar o convite aos gestores paraibanos para que participem da mobilização, que este ano tem como bandeiras a regulamentação da Emenda Constitucional 29 – que estabelece a vinculação de recursos nas três esferas de governo para um financiamento mais estável do SUS – e a partilha dos royalties do petróleo da camada pré-sal.
A Famup aproveitará a ocasião para apresentar o projeto Gestão Nota 10, desenvolvido pelo Instituto Ayrton Senna em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O programa visa a qualificação do desempenho escolar de crianças e jovens e faz isso através do estabelecimento de metas gerenciais e capacitação de profissionais.

Também entrarão na pauta da reunião temas relacionados à educação e finanças pertinentes à administração dos municípios: o parcelamento de débitos com o INSS e a criação de institutos de previdência próprios, o gerenciamento das receitas do Fundeb e piso salarial dos professores, dentre outros.

Assessoria

Ricardo Marcelo se reúne com Arthur Cunha Lima para definir detalhes da posse na AL

PBAgora Exclusivo: Ricardo Marcelo anuncia encontro com Arthur Cunha Lima para definir detalhes da posse na AL
Ricardo Marcelo se reúne com Arthur Cunha Lima para definir detalhes da posse na AL
O futuro presidente da Assembléia Legislativa da Paraíba, o deputado estadual Ricardo Marcelo, confidenciou com exclusividade nesta manhã ao PB Agora, que estará numa reunião ainda hoje com o futuro conselheiro do Tribunal de Contas do Estado e “ainda” presidente Arthur Cunha Lima (PSDB).

Em rápido contato telefônico Ricardo Marcelo fez a revelação, quando indagado sobre os detalhes e a data da posse na presidência do legislativo estadual: “irei me encontrar com Arthur para decidir tudo”, salientou. Marcelo também disse que o encontro será na residência de Arthur e terá um caráter “informal”, quando indagado sobre o estilo de gestão na Assembléia Legislativa, Ricardo Marcelo foi direto: “depois eu falo sobre isso”, encerrando a conversa desejando um abraço.

Informações veiculadas recentemente pela imprensa da Capital, dão conta que Arthur deverá renunciar o mandato até o dia 30 de abril para permitir a efetivação do primeiro suplente Pedro Medeiros (PSDB), como titular do cargo.

Neste momento, Arthur busca adotar providências no sentido de atender as exigências impostas pelo TCE para ocupação do cargo de conselheiro: o afastamento de todos os vínculos empregatícios, a desfiliação partidária e a suspensão da inscrição na OAB. No final do mês o Tribunal deverá apreciar os documentos de Arthur e a posse deverá ocorrer no começo de maio.

Do PBAgora
Crédito:Henrique Lima/ Márcia Dias

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Fiat revela detalhes do novo Uno

A Fiat só lançará o novo Fiat Uno em maio, mas já divulgou, nesta quinta-feira (22), informações sobre o seu mais importante lançamento do ano — afinal o carro está desde sua estreia entre os modelos mais vendidos no mercado brasileiro. Com visual totalmente diferente, a marca aproveita a inovação para estrear dois novos motores: o Fire 1.0 Evo e o Fire 1.4 Evo, ambos flex.
Novo Fiat Uno
De acordo com a Fiat, os propulsores “incorporam modernas tecnologias para garantir economia de combustível e também baixo nível de emissões”. O novo Fiat Uno estará disponível em quatro versões de acabamento, todas com quatro portas — Uno Vivace 1.0 Flex, Uno Way 1.0 Flex, Uno Attractive 1.4 Flex e Uno Way 1.4 Flex. Resta saber se com tanta novidade a fabricante conseguirá manter o preço mais baixo do país entre os carros nacionais, o grande 'segredo' do modelo até agora.
Novo Fiat Uno
Novo Fiat Uno só virá na configuração quatro portas (Foto: Divulgação) G1

Ricardo e Cássio viajam juntos e dizem que atual Governo é omisso


Os pré-candidatos ao Governo do Estado, Ricardo Coutinho (PSB), e ao Senado, Cássio Cunha Lima (PSB), realizaram mais uma viagem juntos nesta quinta-feira (22). Dessa vez, o destino foi o município de Matinhas, localizado no Brejo paraibano.



Na ocasião, em clima de pré-campanha, Ricardo e Cássio não pouparam críticas afirmando que o atual Governo do Estado age com descaso em relação ao problema da Mosca-Negra na fruticultura paraibana.
Confira a íntegra da matéria enviada à imprensa na noite de hoje pela assessoria de comunicação do PSB-PB:

Ricardo e Cássio em Matinhas
O combate efetivo a praga da Mosca Negra dos Citrus e a execução de medidas que incentive a produção da fruticultura paraibana foram as principais reivindicações que a população de Matinhas, município situado na microrregião do Brejo paraibano, expôs ao presidente estadual do PSB e pré-candidato ao Governo do Estado, Ricardo Coutinho, nesta quinta-feira (22).
Ricardo e Cássio em Matinhas


Acompanhado do prefeito da cidade, Aragão Júnior (PTB), do deputado Romero Ridrigues (PSDB) e dos pré-candidatos ao Senado,Cássio Cunha Lima (PSDB), e do senador Efraim Morais (DEM), Ricardo conheceu de perto o problema. O socialista visitou plantações, conversou com produtores e lideranças políticas da regiào e ficou surpreso com as escassas ações em âmbito estadual, que vêm sendo executadas para combater o problema.
Portal Correio

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Selo, medalha e moeda comemorativa celebram os 50 anos de Brasília

Moeda comemorativa dos 50 anos de Brasília.
 Moeda de comemorativa dos 50 Anos de Brasília
Em comemoração aos 50 anos de Brasília, o Banco Central, a Casa da Moeda e Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) lançaram, nesta quarta-feira (21), novos produtos.
Segundo o Banco Central, serão cunhadas moedas comemorativas em alusão ao cinquentenário da capital federal. De um lado, as moedas têm a imagem da catedral de Brasília, do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto, e da escultura "Os Guerreiros". Haverá, ainda, a inscrição: "Patrimônio da Humanidade - Unesco", e "Brasília 1960 -2010". No reverso, a moeda conterá as linhas do plano piloto, em forma de avião, e o valor de face de R$ 5.
 Moeda comemorativa dos 50 anos de Brasília
Confeccionada em prata, com tiragem inicial de cinco mil unidades, a moeda custará R$ 108. As moedas poderão ser adquiridas no edifício-sede do BC, em Brasília, nas regionais da instituição, ou por meio da página na internet do Banco do Brasil, informou a autoridade monetária.


Selos comemorativos

Já os Correios lançaram uma série de selos e de cartões-postais intitulados "Brasília -Sonho e Realidade -Monumentos e Arquitetura".
A série destaca os principais monumentos da cidade: o Memorial JK, a escultura "Os Guerreiros", a Catedral, a Igrejinha, o Palácio da Alvorada e o Congresso Nacional. As imagens são reproduções de obras da artista plástica Júlia dos Santos Baptista e retratam os monumentos de forma estilizada.
 Lançamento de selos Brasília 50 anos
A tiragem será de 1,02 milhão de selos, com valor de R$ 1,05 e 15 mil cartões-postais, com o preço de venda de R$ 1. Os cinco tipos de cartões-postais trazem imagens do Congresso Nacional, da Ponte JK, da Catedral, do Palácio do Planalto e do Memorial JK.
Os produtos poderão ser adquiridos nas Agências dos Correios, na loja virtual da empresa, ou pela Agência de Vendas a Distância, no Rio de Janeiro.

Medalhas

A Casa da Moeda também está lançando melhadas comemorativas em alusão ao cinquentenário de Brasília confeccionadas em ouro, prata e bonze, todas com edição limitada.
De um lado da medalha, há a logomarca comemorativa dos 50 anos de Brasília, composta pela "cruz", desenho de Lúcio Costa, marca inicial da construção da cidade, com quatro quadrantes, que seriam "azulejos" de Athos Bulcão. Traços sobrepostos formam o número 50 e remetem às curvas das obras de Oscar Niemeyer.
No reverso, constam a torre digital, projeto também de Niemeyer, além da cruz em encavo (marca inicial da construção de Brasília), e o plano piloto já definido. As medalhas poderão ser adquiridas por meio do Clube da Medalha do Brasil, órgão cultural de divulgação da arte medalhística da Casa da Moeda.

Do G1
Painel: Pesquisa Ibope mostrará Serra com 36% e
 Dilma com 29%; tucano venceria disputa
Pesquisa Ibope que deve ser divulgada amanhã mostrará o pré-candidato tucano José Serra com uma vantagem de sete pontos percentuais sobre a adversária petista Dilma Rousseff, informa hoje o "Painel" da Folha, editado por Renata Lo Prete.

De acordo com a coluna, Serra aparecerá na pesquisa com 36% das intenções de voto, contra 29% de Dilma. Na pesquisa anterior feita pelo Ibope, Serra tinha 35% e Dilma, 30%. 

A diferença de dois pontos percentuais entre a pesquisa atual e a feita em março está dentro da margem de erro que é de dois pontos para mais ou para menos. 

A pesquisa foi encomendado pela Associação Comercial de São Paulo e ouviu 2.002 pessoas de em 140 municípios entre os dias 13 e 18 deste mês. 

O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo nº 9070/2010. 

Folha

Cássio e Efraim isolados na liderança para o Senado

Cássio e Efraim lideram em pesquisa para o Senado
Cássio e Efraim Lideram pesquisa para o Senado
A segunda pesquisa Correio/Consult registrada no TRE sob o nº 9736/2010 realizada de 8 a 11 de abril apresenta Cássio Cunha Lima (PSDB), na liderança isolada para o senado com 48,7% das intenções de votos.

Em segundo lugar, numa clara demonstração da força de Cássio, para puxar votos para seu companheiro de chapa,  aparece o senador Efraim Morais com 32,77%.

Vital Filho, aparece em terceiro lugar com 18,38% demonstrando crescimento, em reação a pesquisa anteriro, mas ainda distante do segundo colocado, senador Efraim que também cresceu.

Aparecem na sequencia aparece os nomes  do deputado Manoel Junior aparece (10,38%), Welington Roberto (7,7%) e Roberto Cavalcanti (4,15%)

A pesquisa completa pode ser vista na edição de hoje Correio da Paraíba.

Da Redação
com PBagora

terça-feira, 20 de abril de 2010

TSE deverá julgar hoje cinco ações envolvendo políticos paraibanos


Está previsto para a sessão de hoje (20), no Tribunal Superior Eleitoral, o julgamento de cinco ações envolvendo políticos paraibanos. Dentre elas está um agravo regimental interposto pelo deputado federal Manoel Júnior (PMDB) em face da decisão que indeferiu pedido de nova citação, no processo que pede sua cassação por infidelidade partidária. 


Outro processo que entrará na pauta de julgamento é um agravo regimental em virtude da decisão que deu provimento ao recurso especial eleitoral interposto por João Raimundo Neto, numa ação de impugnação de registro de candidatura. 

O TSE também julgará uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral movida pelo ex-prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), contra a coligação Por toda João Pessoa. 

Também entrará na pauta do TSE embargos de declaração opostos em face de acórdão que desproveu o agravo regimental num processo que pede a inelegibilidade do deputado estadual Dunga Júnior (PTB). 

Por fim, o TSE deverá julgar uma ação de impugnação de mandato eletivo por abuso de poder econômico, corrupção ou fraude, movida pelo candidato derrotado no pleito de 2006, Ney Suassuna (PP), contra o senador Cícero Lucena (PSDB). 



Do Click

PSB entra com Representação contra Governo por uso de recursos públicos na compra de pesquisas

O advogado disse que há “claros indícios de fraude eleitoral e também de improbidade administrativa PSB_Logo_Grande_20100204_112507
O Partido Social Brasileiro (PSB) vai entrar com uma Representação junto ao Ministério Público Eleitoral para que seja apurada as possíveis práticas de irregularidades e fraudes eleitorais cometidas pelo governador José Maranhão (PMDB). A legenda vai acionar a Justiça diante dos fatos que têm sido noticiados pela imprensa paraibana sobre a compra de pesquisas por parte da secretária de Comunicação do Estado, Lena Guimarães, atestada em gravação de áudio e, agora, a publicação do empenho de R$ 216 mil efetuados pelo Governo para o pagamento de apenas uma pesquisa de opinião pública, ocorrido no mês de março.


“São fatos extremamente graves e que a Justiça Eleitoral precisa analisar à luz da legalidade. As denúncias de que o Governo manipulou o resultado de pesquisas eleitorais não podem ficar sem a devida investigação do Ministério Público”, comentou o assessor jurídico do PSB, Ricardo Sérvulo.

O advogado disse que há “claros indícios de fraude eleitoral e também de improbidade administrativa, já que os institutos responsáveis pelas referidas consultas foram pagos com dinheiro público”.

Por conta disso, Ricardo Sérvulo vai solicitar que o Ministério Público Eleitoral também encaminhe cópias da Representação Eleitoral para o Ministério Público Estadual, para que o órgão averigue se houve a prática de crime contra o patrimônio público.

“Os Ministérios Públicos Eleitoral e Estadual deverão exercer suas funções de fiscalização e investigação das ações eleitorais e públicas”, frisou o advogado.

Denúncias – Veículos de comunicação da Paraíba divulgaram, na semana passada, gravações em que a secretária de Estado, Lena Guimarães, aparece negociando o resultado de uma pesquisa eleitoral com representantes de um instituto.

Nos diálogos, Lena afirma que “todo mundo paga né? Mas eu pago mais pra vocês contratarem o melhor que tiver”. A secretátia também assume que as despesas são pagas pelo Governo do Estado: “é mas o gabinete pagou, mesmo a pesquisa vazando”, traz o áudio.

Em outro trecho da conversa, um dos homens ligados ao instituto de pesquisa diz: “Agora pra senhora ver o nosso ímpeto, compromisso de atender ao pedido do governador, mesmo a pesquisa não sendo a que foi apresentada”.

Nesta terça-feira (20), o blog do jornalita Luiz Torres trouxe matéria mostrando que o Governo do Estado destinou R$ 216 mil para pagar uma pesquisa de opinião pública. O valor é referente a dois empenhos emitidos em março de 2010, dias depois da publicação de uma pesquisa eleitoral da Consult no Sistema Correio (20 de fevereiro) e dias antes da publicação da pesquisa Vox Populi (20 de março) no mesmo jornal.

PolíticaPB

Maranhão admite dificuldades para escolha do vice, o PT ainda pode sobrar


O governador do estado da Paraíba, José Maranhão (PMDB), admitiu na manhã de hoje (20), logo após a posse de seus novos auxiliares no Palácio da Redenção, que enfrenta dificuldades para escolha do nome do seu candidato a vice-governador, na chapa em que disputará a reeleição.

Conforme o peemedebista, o maior problema é a grande quantidade de nomes que podem integrar a majoritária e sobre a cobrança dos partidos que o apóiam como é o caso do PT do vice-governador Luciano Cartaxo, Maranhão considera um pleito justo, mas disse que esta será uma decisão que só será tomada no tempo certo.

O governador também garantiu que só fará campanha após as convenções e reiterou que seu governo não será acuado por acusações. 

Em entrevista, o governador José Maranhão (PMDB) desdenhou os encontro das supostas o oposições e disparou: "Eles esperam parir um elefantes, mas a montanha só pariu um rato". 

Maranhão  disse que o seu governo não vai ficar acuado diante das denúncia fantasiosas da oposição. Para ele,  "a maquina do mal já começa a ser engendrada". "Queremos ganhar as eleiçoes com dignidade, de forma honesta, lícita e não de qualquer jeito", afirmou.
 
Do ClickPB

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Processo da Cassação do deputado Manoel Junior entra na pauta de julgamentos desta terça no TSE

[manoel_junior.jpg]
O ministro Marcelo Ribeiro, relator do processo que pede a cassação do deputado federal Manoel Júnior (PMDB) por infidelidade partidária, concluiu o parecer sobre o caso e enviou o processo para julgamento. Agora, a expectativa é que a ação seja apreciada já na sessão plenária desta terça-feira (20).
A assessoria do ministro não adiantou a decisão e informou que o parecer do relator sobre o caso só será conhecido durante a sessão plenária.
A ação (Pet 3028) foi movida pelo primeiro suplente do PSB, Bonifácio Rocha de Medeiros, que ingressou no dia 17 de novembro de 2009, no TSE, com uma Ação de Declaração e Decretação de Infidelidade Partidária contra os deputados Manoel Júnior (PMDB) e Marcondes Gadelha (PSC).
Manoel Alves da Silva Júnior deixou o PSB no último dia 29 de outubro, para se filiar ao PMDB – Partido do Movimento Democrático Brasileiro. Já Marcondes Gadelha se filiou ao PSC (Partido Social Cristão) na Paraíba.
Júnior se desfiliou do PSB por alegar perseguição política.
No Brasil apenas um deputado foi cassado por incorrer na infidelidade. Foi o deputado Walter Brito Neto do Estado da Paraíba, que era filiado ao PFL (atual DEM) e se filiou ao PRB. Em todos os casos a justificativa para desfiliação foi à perseguição política.

Fonte: PbAgora

domingo, 18 de abril de 2010

Blog do LUÍZ TÔRRES: DANIELA É A PREFERIDA DE RC PARA VICE


Daniella Ribeiro: preferência do coletivo
EXCLUSIVO – Não é hora de externar posições. Nem de definir nomes. Mas quem conversa com o ex-prefeito Ricardo Coutinho (PSB), mesmo que sob códigos, pode perceber que o mago tem uma preferência particular pela indicação da vereadora campinense Daniella Ribeiro, do Partido Progressista, para vaga de vice na chapa majoritária.

Há, inclusive, gente muito perto de que Ricardo que trabalhe por isso abertamente. E sob um critério essencialmente, conforme apurou o blog: valor agregado. Outros nomes mais citados e até de maior peso, a exemplo dos tucanos Rômulo Gouveia e Ivandro Cunha Lima, são tidos como “iguais” e não dariam à chapa, não visão dos que defendem a vereadora, as diferenças que Ricardo precisa: gênero feminino, juventude, viés de centro-esquerda, voto em Dilma e, para os amantes da beleza, plástica visual.

Ivandro e Rômulo, por exemplo, dão o que a chapa já tem. São do PSDB, que já estará na chapa representado por Cássio. São “Cunha Lima”, outra vantagem já assegurada por Cássio. Votam em Serra, como praticamente toda a chapa. São homens, como toda a chapa, e estão longe da juventude que inspira a tese do “novo”.

Ou seja, os tucanos de Campina Grande, em razão da presença de Cássio, não irão interferir no processo somando valores diferentes.  No máximo, e aí é comentário meu, podem ajudar no aval da Direção Nacional do PSDB para o apoio a Ricardo porque garantiriam um vice-governador tucano na disputa eleitoral na Paraíba. Fora isso, realmente, não há valor diferenciado agregado.

Pelo que o blog apurou, apenas algumas condicionantes Ricardo analisa para tratar com cautela o nome de Daniella. Primeiro: se o Partido dos Trabalhadores puder indicar o vice dele. Neste caso, o PT tem preferência indiscutível, porque, além de trazer tempo de televisão, sinalizará pelo apoio de Dilma e assegurará o viés de esquerda que Ricardo.

Dois: se Maranhão arriscar por um vice do Sertão, como o deputado federal Wilson Santiago (PMDB), por exemplo, o Mago pode se sentir obrigado a balancear a chapa com um vice da mesma região.

Fora isso, Daniella Ribeiro se apresenta como melhor nome, pelo que apurou o blog, para Ricardo.

Basta que ela própria e família não atrapalhem o processo.

Luís Tôrres
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...