quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Na Câmara dos Deputados, Yoani Sánchez critica embargo americano contra Cuba

Yoani Sanchez blogueira cubana em visita ao Brasil
Brasília – A blogueira Yoani Sánchez criticou, nesta quarta-feira (20), em Brasília, a tolerância velada do governo brasileiro à ditadura dos irmãos Castro. “O governo do Brasil deveria dar mais atenção à questão dos direitos humanos em Cuba. O povo cubano necessita de apoio nesta luta”, disse a cubana, em entrevista exclusiva ao portal do PSDB. 

Yoani chegou a Brasília no fim da manhã e foi recebida pelo deputado Otávio Leite (PSDB-RJ), autor do convite da visita, no aeroporto innternacional. Leite presenteou-a com uma camiseta com a bandeira nacional. “Fiquei indignado com o que fizeram com ela na Bahia. Não podemos aceitar que, nesta etapa da civilização, seres humanos tenham a liberdade de expressão cerceada”, afirmou tucano.

A entrevista ao PSDB foi concedida a caminho da Câmara dos Deputados. No trajeto, a cubana foi seguida pela imprensa e tirou várias fotos de Brasília. “É uma linda cidade”, disse. Na chegada, ficou surpresa com a quantidade de jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas. “É mais fácil enfrentar meus colegas do que o governo de meus país”, brincou.
O plenário 1 da Câmara ficou lotado para a sessão do documentário “Conexão Cuba-Honduras”, do cineasta baiano Dado Galvão. O vídeo traz um depoimento da blogueira sobre a dificuldade enfrentada pelo povo cubano. “O salário médio de um trabalhador no meu país é de 20 dólares”, informou.

Ela também defendeu o fim do embargo americano à Cuba. “Isso deve terminar já. Essa não é minha opinião de agora, é minha opinião de sempre”, destacou.

Após a exibição do filme, parlamentares de diversos partidos usaram a palavra para manifestar apoio à luta da cubana. O líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), fez questão de deixar claro que o Brasil não é hostil à visita. “Quero pedir desculpas em nome do PSDB pelas agressões que você sofreu. Este não é o retrato do Brasil”, disse o deputado, em referência aos protestos ocorridos em Feira de Santana (BA).

Yoani agradeceu ao apoio e ressaltou que espera um dia ter a mesma oportunidade no Congresso cubano. “Sonho com o dia em que nosso Parlamento ouça todos os tipos de vozes. Levarei boas lembranças de Brasil”, concluiu. 


Da Redação
com Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É importante salientar, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente expressam a opinião do blog DESPERTA CAAPORÃ.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...