O Sedã do Ônix batizado de Prisma |
A Chevrolet lançou nesta terça-feira (26) a versão sedã do Onix, que foi batizada de Prisma — o carro que tinha esse nome parou de ser fabricado.
O "novo Prisma" tenta repetir o sucesso inicial do hatch, que foi
lançado em outubro e que fechou janeiro como o quinto automóvel mais
vendido. Ambos são feitos na fábrica de Gravataí (RS), onde a montadora
anunciou, em janeiro, a criação de um terceiro turno,
para aumentar a produção. O preço oficial será divulgado apenas nesta
quarta-feira (27), mas a montadora afirma que a faixa é entre R$ 35 mil e
R$ 45 mil.
O hatch será oferecido em duas versões de acabamento, LT e LTZ, ambas
trazem de série sensor de estacionamento, direção hidráulica, freios
ABS, distribuição eletrônica de frenagem e airbag frontal. O modelo pode
ser equipado com motores 1.0 (80 cv a etanol e 78 cv a gasolina) e 1.4
(106 cv a etanol e 98 cv a gasolina). A transmissão manual de cinco
velocidades é uma F17 geração 1.5 – a mesma empregada nos modelos Onix e
Cobalt.
De acordo com a montadora, o torque máximo, com etanol, da versão 1.0 é
de 9,8 kgfm a partir de 5.200 rpm, e 9,5 kgfm quando alimentado a
gasolina, na mesma faixa de rotação. A velocidade de 0 a 100km/h é
atingida em 13s (etanol) e 12,7s (gasolina). Já a opção 1.4 tem torque
máximo, com etanol, de 13,9 kgfm a partir de 4800 rpm e 13,0 kgfm quando
alimentado com gasolina. Abastecido com etanol, Prisma vai de 0 a 100
km/h em 10,7s (etanol) e 12s (gasolina). Tanto na versão 1.0 quanto na
1.4, a velocidade máxima é de 180 km/h.
Entre as novidades para o modelo, a GM destaca o avanço do sistema
multimídia MyLink, que traz novos aplicativos como o TuneIn e e BringGo.
Com o primeiro, é possível que usuários sintonizem mais de 70 mil
estações de rádio em todo o mundo via Internet.
O aplicativo permite a
pesquisa das estações por nome, localidade, idioma, país, estilo musical
ou categoria (música, esporte, noticias, etc.).
Já o BringGo fornece ao motorista um sistema de navegação completo que
além de mapas 3D apresenta atualização do trânsito em tempo real. O
aplicativo também inclui pontos de interesse, como, por exemplo,
restaurantes, hotéis, postos de gasolina, entre outros.
Os usuários que desejarem utilizar os aplicativos precisam fazer o
download do aplicativo em um smartphone compatível com o MyLink, através
de lojas como App Store e Google Play. O MyLink faz uso de uma tela LCD
touch screen de sete polegadas. Por meio do sistema, é possível
controlar algumas configurações funcionais do carro, como avisos sonoros
de faróis ligados, acionamento do limpador traseiro, travamento
automático das portas, entre outros.
Outra comodidade viabilizada pelo sistema está na possibilidade de o
usuário distribuir o som ambiente do rádio de forma independente em cada
uma das caixas de som das quatro portas, além da importação de
informações tradicionais do celular como, agenda de contatos e histórico
de chamadas. À parte de todas estas funcionalidades, o sistema executa
funções tradicionais de rádio AM/FM com leitor de áudio para arquivos
MP3/WMA.
Vendas altas
A General Motors tentou guardar segredo sobre o carro e, no começo deste mês, divulgou uma foto estilizada. “O desafio era dar personalidade ao produto com traços tradicionais de um sedã alinhados a cortes esportivos e joviais. É o que podemos chamar de um Sport Sedan”, explicou Carlos Barba, diretor de design da GM América do Sul.
Desenvolvido a partir da mesma arquitetura de modelos como Sonic, Cobalt, Spin e Onix, o Chevrolet Prisma 2013 tem as características fundamentais do DNA global da GM. O novo sedã compartilha algumas dimensões do Chevrolet Onix como entre-eixos (2,52 m) e largura (1,7 m), porém é pouco mais de 30 centímetros mais comprido, com 4,27 m. O porta-malas comporta generosos 500 litros de capacidade.
“O lançamento do Chevrolet Prisma 2013 consolida um dos mais importantes planos de investimentos dos 88 anos de história da GM no Brasil. Foram mais de R$ 5 bilhões empregados na renovação da linha de produtos e na ampliação e modernização de nossas fábricas.O Complexo Industrial de Gravataí é hoje o maior da América do Sul e o sucesso do Onix nos permite antecipar uma trajetória vitoriosa para o novo sedã compacto”, destaca o presidente da GM América do Sul e GM do Brasil, Jaime Ardila.
O Onix vendeu neste ano cerca de 16,8 mil unidades, considerando os números da primeira quinzena deste mês, divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Em 2012, de outubro em diante, foram 18.149. O antigo Prisma, já em fim de carreira, somou 34.932 emplacamentos no ano passado.
Fábrica de motores - O lançamento do novo Prisma acontece em Joinville onde, também nesta quarta (27), a GM inaugura uma fábrica de motores. Na época em que foi iniciada a construção, em 2011, a montadora afirmou que se tratava de um projeto de R$ 350 milhões com capacidade inicial de produção de 120 mil motores e 200 cabeçotes de alumínio por ano que serão destinados à fábricas de Gravataí e de Rosário, na Argentina.
Vendas altas
A General Motors tentou guardar segredo sobre o carro e, no começo deste mês, divulgou uma foto estilizada. “O desafio era dar personalidade ao produto com traços tradicionais de um sedã alinhados a cortes esportivos e joviais. É o que podemos chamar de um Sport Sedan”, explicou Carlos Barba, diretor de design da GM América do Sul.
Desenvolvido a partir da mesma arquitetura de modelos como Sonic, Cobalt, Spin e Onix, o Chevrolet Prisma 2013 tem as características fundamentais do DNA global da GM. O novo sedã compartilha algumas dimensões do Chevrolet Onix como entre-eixos (2,52 m) e largura (1,7 m), porém é pouco mais de 30 centímetros mais comprido, com 4,27 m. O porta-malas comporta generosos 500 litros de capacidade.
“O lançamento do Chevrolet Prisma 2013 consolida um dos mais importantes planos de investimentos dos 88 anos de história da GM no Brasil. Foram mais de R$ 5 bilhões empregados na renovação da linha de produtos e na ampliação e modernização de nossas fábricas.O Complexo Industrial de Gravataí é hoje o maior da América do Sul e o sucesso do Onix nos permite antecipar uma trajetória vitoriosa para o novo sedã compacto”, destaca o presidente da GM América do Sul e GM do Brasil, Jaime Ardila.
O Onix vendeu neste ano cerca de 16,8 mil unidades, considerando os números da primeira quinzena deste mês, divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Em 2012, de outubro em diante, foram 18.149. O antigo Prisma, já em fim de carreira, somou 34.932 emplacamentos no ano passado.
Fábrica de motores - O lançamento do novo Prisma acontece em Joinville onde, também nesta quarta (27), a GM inaugura uma fábrica de motores. Na época em que foi iniciada a construção, em 2011, a montadora afirmou que se tratava de um projeto de R$ 350 milhões com capacidade inicial de produção de 120 mil motores e 200 cabeçotes de alumínio por ano que serão destinados à fábricas de Gravataí e de Rosário, na Argentina.
G1/AutoEsporte
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