sexta-feira, 15 de abril de 2011

CNM e autoridades lançam carta com reivindicações para a luta contra o crack


Autoridades e representantes da sociedade civil elaboraram uma carta de reinvidicações ao poder público, pedindo uma revisão e aperfeiçoamento das políticas de enfrentamento ao crack e outras drogas. O documento foi escrito após evento sobre o tema promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Câmara Legislativa do Estado de São Paulo, com objetivo de tentar conter a epidemia que se alastra nos Municípios brasileiros. O Seminário de Enfrentamento ao Crack, que aconteceu dia 5 de abril contou com a presença de mais de 200 autoridades para debater o problema do crack nos Municípios brasileiros. 

Entre os presentes estavam representantes da CNM  e das instituições superiores de ensino, serviços de saúde e pesquisadores. A carta reúne questões importantes analisadas durante o seminário. Entre elas, que a política de enfrentamento ao crack e outras drogas deve contemplar ações permanentes que englobem a esfera federal, estadual e municipal, além do Legislativo, Executivo e Judiciário. Foram feitas recomendações para integração e intersetorização das ações de enfrentamento, envolvendo a sociedade civil e a redes comunitárias.

Outra reivindicação é que as ações envolvam a prevenção, reinserção social  e recuperação dos dependentes, bem como a repressão ao tráfico de drogas. E que o financiamento das ações de enfrentamento seja tripartite – União, Estados e Municípios. Um dos pontos levantados é a importância de manter um banco de dados atualizado sobre o uso do crack para que os gestores estaduais e municipais possam subsidiar ações contra a droga.

O presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, antecipa que o tema será amplamente discutido na XIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, agendada entre os dias 10 a 12 de maio, em Brasília. Um levantamente da CNM revelou que 98% dos Municípios brasileiros enfrentam problemas com a circulação ou o consumo de Crack e outras drogas. E estudo também mostrou que mais de 91% dos Municípios não possuem programa municipal de combate e que, até o momento, poucos receberam apoio dos governos estadual e federal.

Ainda em abril, está previsto o lançamento do portal Observatório do Crack, mais uma oportunidade para integrar os cidadãos na luta contra a droga. "Queremos conversar de forma efetiva para buscar uma solução eficaz, urgente, que integre a União, os Estados e os Municípios, além de mobilizar a sociedade civil. Isso precisa ser enfrentado imediatamente”, disse Ziulkoski. 


Do Site da CNM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É importante salientar, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente expressam a opinião do blog DESPERTA CAAPORÃ.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...