quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Pitimbú terá Ensino Profissionalizante de Hospedagem na Escola Estadual Durval Guedes

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), está implementando o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) em 15 escolas localizadas nas 14 Gerências Regionais de Educação (GRE) da rede estadual de ensino. As matrículas estão abertas para os jovens e adultos maiores de 18 anos que já possuem o Ensino Fundamental e podem ser realizadas durante todo o mês de fevereiro. As aulas do Proeja acontecem no turno da noite e começam no dia 13 deste mês.

A gerente de Educação de Jovens e Adultos da SEE, Maria Oliveira, explicou que o Proeja favorece a aprendizagem do aluno, estimulando sua permanência na escola porque, comumente, ele acaba desistindo pela falta de perspectiva em relação ao currículo. “Ele desiste por achar o ensino descontextualizado de sua realidade, tornando o aprendizado cansativo. Nesse sentido, o programa busca oferecer incentivo aos alunos, levando a sua realidade para a sala de aula e tornando esse aprendizado mais prazeroso. Então, ao terminar o Proeja, o aluno sairá com formação integral, técnica e profissional”, esclareceu.

Os cursos oferecidos pelo Proeja contemplarão o mundo do trabalho por meio dos eixos que norteiam a Educação na Paraíba: identidade, cultura, cidade, campo, comunicação, tecnologia, cidadania e trabalho. Foram selecionadas inicialmente 15 escolas que já ofereciam educação profissional e que ampliaram suas vagas para este público.

 Em João Pessoa, três escolas foram selecionadas para oferecer cursos do Proeja: E. E. Presidente Médici (Serviço de Restaurante e Bar e Eventos); E. E. Severino Dias de Oliveira Mestre Sivuca (Instrumento Musical e Canto) e E. E. Profa. Maria do Carmo de Miranda (Secretariado). Em Campina Grande, também três escolas estão oferecendo cursos do Proeja: E. E. Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro (Hospedagem); E. E. Dr. Elpídio de Almeida (Comércio) e E. E. Pe. Emídio Viana Correia (Eventos). 

Outras nove cidades do Estado também foram selecionadas para oferecer cursos do Proeja. São elas: Pitimbu (E.E. Durval Guedes – curso de Hospedagem), Sapé (E. E. Cassiano Ribeiro Coutinho – Secretariado), Bananeiras (E. E. José Rocha Sobrinho – Hospedagem), Cuité (E. E. Orlando Venâncio dos Santos – Informática), Monteiro (E. E. José Leite de Sousa – Instrumento Musical), Santa Luzia (E. E. Pe. Jerônimo Lauwen – Mineração), Coremas (E. E. Advogado Nobel Vita –  Aquicultura e Processamento de Pescado), Catolé do Rocha (E. E. Obdúlia Dantas – Informática) e Itabaiana (E. E. Dr. Antônio Batista Santiago – Comércio).


Secom/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É importante salientar, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente expressam a opinião do blog DESPERTA CAAPORÃ.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...