sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Caaporã deverá ganhar uma ZPE - Zona de Processamentode Exportação

O município de Caaporã deverá ganhar uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) para abrigar empresas que exportam pelo menos 80% da sua produção. Na tarde desta quinta-feira (2), o governador Ricardo Coutinho e a presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Margarete Bezerra, receberam o presidente da Associação Brasileira de Processamento de Exportação (Abrazpe), Helson Braga, e empresários interessados em instalar uma ZPE com investimento privado, em uma área de 159 hectares, em Caaporã.
O presidente da Abrazpe, Helson Braga, apresentou ao governador o modelo da ZPE que está sendo implantado em 22 áreas no País e os motivos, como logística, localização e estudos que indicaram a região da mata sul da Paraíba como tendo grande perspectiva de crescimento industrial.
Helson Braga explicou que a área e a instalação das empresas ficarão a cargo dos empresários e que caberá ao Estado organizar a infraestrutura básica, como água, saneamento, luz e estradas.  Ele informou que, num prazo de 60 a 90 dias, a Abrazpe apresentará ao Governo e à Cinep o projeto para instalação da ZPE, com perspectivas do número de empresas, empregos e modelo que promova a exportação de produtos com valor agregado, e não apenas de matérias primas, perfil predominante no Estado.  
“Recebemos a autorização do governador Ricardo Coutinho para tocar o projeto e vamos arregaçar as mangas para a implantação dessa área de exportação que será importante para a política de desenvolvimento implantada pelo Estado”, destacou o presidente da Abrazpe.
Um dos empresários interessados em instalar uma indústria de máquinas e equipamentos pesados é José Romero Dias, da XCNG Brasil. Ele destacou que a região de Caaporã, Pedras de Fogo e Conde passará por uma expansão industrial e a instalação da ZPE tem como foco aproveitar a instalação do Polo Farmacoquímico e do Complexo Industrial da FIAT.      
O governador Ricardo Coutinho afirmou que o Estado está de braços abertos para a participação da iniciativa privada e que o Estado garantirá a infraestrutura básica para a implantação da Zona de Exportação. “Temos um projeto de expansão industrial que, certamente, promoverá, em alguns anos, o desenvolvimento do Estado. Não poderíamos continuar num Estado onde 46% da massa salarial é ligada ao poder público. Por isso estamos tendo uma postura agressiva para atrair empresas que gerem empregos e renda”, disse o governador.

Asscom/Pb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É importante salientar, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente expressam a opinião do blog DESPERTA CAAPORÃ.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...