quinta-feira, 26 de maio de 2011

Por iniciativa de deputado paraibano, Câmara Federal realizou seminário sobre exploração sexual infantil

As Comissões de Direitos Humanos e Minorias; e de Turismo e Desporto da Câmara Federal realizaram nesta quarta-feira (25), seminário sobre Políticas Públicas de Combate à Exploração Sexual Infantil e ao Turismo Sexual.
O deputado federal paraibano, Ruy Carneiro (PSDB), foi um dos autores do requerimento que deu origem ao seminário e reuniu debatedores e especialistas de vários Estados do Brasil. O debate foi dividido em três painéis temáticos.
O terceiro foi presidido pelo parlamentar paraibano que abordou os aspectos da legislação no combate à exploração sexual infantil e ao turismo sexual.

Para Ruy Carneiro, a exploração sexual infantil, muitas vezes associada ao turismo sexual, é uma das expressões mais cruéis das violações dos direitos humanos contra crianças e adolescentes no Brasil.
Na sua exposição, o deputado reportou-se a casos de grande repercussão nacional envolvendo a exploração de menores. "Em determinados casos a primeira reação da sociedade é cobrar a punição do criminoso, com foco na esfera judicial, enquanto a criança abusada sofre as conseqüências dessa chaga social", exemplificou.
-Vamos realizar audiências públicas para debater vários temas que foram abordados no seminário, como o impacto social provocado pela realização de grandes eventos no Brasil. Além de mudanças na tramitação de processos judiciais que envolvam abuso e exploração de menores. Nesses casos é preciso um tramite diferenciado, como já existe em outros países, projetou Ruy Carneiro.

O coordenador da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação para o Centro-Oeste, Clayton Faria Machado, reconheceu a responsabilidade do setor no combate ao assédio e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Machado ressaltou que o problema "sempre se inicia em bar ou restaurante e acaba em pensão ou hotel".

De acordo com ele, a entidade desenvolve ações constantes para combater esses males. Ele citou uma campanha no Moto Grosso, em que foram impressas mensagens em 110 milhões cartões telefônicos. "Foi sucesso absoluto", sustentou.


Do ClickPB

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