quinta-feira, 9 de setembro de 2010

FIDEL CASTRO CAI NA REAL E DIZ:" Modelo economico cubano não funciona mais"


 
O ex-ditador cubano Fidel Castro, 84, disse a um jornalista americano que o modelo econômico do país não "funciona mais". Foi em um almoço em Havana, onde Castro, que saiu do poder após problemas no estômago, comeu salada, peixe, pães com azeite e tomou uma taça de vinho. "Eu perguntei a ele se acreditava que o modelo cubano ainda era algo válido de ser exportado. "O modelo cubano nem funciona mais", ele disse", escreveu Jeffrey Goldberg ao jornal "The Atlantic".


Segundo o repórter, Castro o convidou para ir a Cuba após ler um artigo seu sobre Irã e Israel. O ex-comandante cubano queria discutir suas ideias com o jornalista. Goldberg levou uma especialista em Cuba do Council on Foreign Relations, Julia Sweig. De acordo com ele, a especialista interpretou a crítica de Castro ao próprio modelo econômico que fundou e construiu como uma autorização de Castro às reformas econômicas de Cuba que seu irmão, Raúl, iniciou. Entre elas, a privatização de pequenos negócios e a permissão para que estrangeiros comprem imóveis.

"Ele não estava rejeitando as ideias da revolução [cubana]. Eu interpretei isso como um entendimento de que, sob o modelo cubano, o Estado tem um papel muito grande na vida econômica do país", concluiu Sweig. (Folha de S.Paulo).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

É importante salientar, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente expressam a opinião do blog DESPERTA CAAPORÃ.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...