quinta-feira, 30 de setembro de 2010

I Yabba Dabba-Do !!! Bedrock está em festa!!!

.
I Yabba Dabba-Do!! Bedrock está em festa!! Os pré-históricos mais famosos do planeta estão comemorando 50 anos.
Quem não se lembra das confusões de Fred Flintstone e o seu melhor amigo Barney Rubble, ao lado de suas esposas Vilma e Bete, seus filhos Pedrita e Bambam e do adorável Dino, o dinossauro de estimação que jogava o Fred no chão toda vez que ele chagava do trabalho.
Criado nos estúdios Hanna-Barbera, os Flintstones foi exibido pela primeira vez na ABC no dia 30 de setembro de 1960 e teve 166 episódios, sendo que o último foi exibido no dia 1º de abril de 1966.
O sucesso da série foi tanto, que ele foi parar no horário nobre da tv. Criado por William Hanna e Joseph Barbera, até hoje é uma de suas mais rentáveis criações.
Estima-se que o desenho já foi assistido por mais de 300 milhões de telespectadores em 80 países e dublado em 22 idiomas e com certeza marcou diversas gerações.
Após a sua última temporada (1966), foi produzido o primeiro especial da série “Um Homem Chamdo Flintstone”, depois disso vários longas sobre as famílias de Bedrock foram exibidos e séries de desenhos baseados no original como “Bambam e Pedrita” (1971-1972), onde contava a história deles já adolescentes e “Flintstones nos Anos Dourados” (1986-1988), que narra as aventuras de Fred, Barney, Vilma e Betty quando eram crianças.

Parabéns para os Flintstones!!!

Justiça suspende último Guia da TV e mais 66 inserções dos candidatos ao senado Vital do Rêgo e Wilson Santiago


Wilson Santiago e Vital do Rêgo Filho

O Juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, Rodrigo Marques, determinou a suspensão do último programa do Guia Eleitoral para o Senador da Coligação Paraíba Unida e mais 66 inserções de rádio e TV programadas para esta quinta da mesma coligação.

A punição é pela veiculação de propaganda considerada irregular com o objetivo de induzir os eleitores a acreditar que o candidato adversário Cássio Cunha Lima (PSDB) havia desistido da disputa para o Senado e colocado a mulher Sílvia Cunha Lima em seu lugar.

De acordo com a decisão do juiz, houve descumprimento de uma decisão liminar proferida por ele e infração a legislação eleitoral na propaganda considerada “sabidamente inverídica, porque faz previsão futurista”.

Por causa disso, os candidatos a Senador Vital do Rêgo e Wilson Santiago, ambos do PMDB, perderam o direito ao último guia eleitoral da TV na noite desta quarta e ainda a 24 inserções de TV e 42 inserções de rádio da coligação programadas para o último dia da propaganda gratuita nesta quinta.

O juiz ainda determinou a remessa de copias dos autos para a Polícia Federal para instauração de inquérito com o objetivo de apurar a prática de crime eleitoral por desobediência, bem como multa de R$ 50 mil em caso de novo descumprimento.



Da Redação 
Com informações do Terra Eleições 2010

Giraçoca: Girasóis tomam a praça das muriçocas para recerber os candidatos da Coligação "Uma Nova Paraíba"


A Praça das Muriçocas ficou completamente lotada de girassóis na noite desta quarta-feira (29) para receber Ricardo Coutinho, candidato ao Governo do Estado da coligação Uma Nova Paraíba, na Giraçoca. Além do socialista, o governador de Pernambuco e candidato à reeleição Eduardo Campos também está presente, juntamente com Cássio e Efraim, candidatos ao Senado.

Vestidos de laranja, os moradores da Capital confirmam o apoio e apostam na vitória de Ricardo no próximo domingo (3).

Percurso
A Giraçoca se concentrou na Praça das Muriçocas e seguiu descendo a avenida Epitácio Pessoa até o Busto de Tamandaré, onde estava armado um grande palco, local onde os candidatos discursaram.


 Da Redação

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Ministro relator dá parecer favorável em processo de Ronaldo Lessa, caso é similar ao de Cássio


Min. Hamilton Carvalhido

O pedido de vista do ministro Aldir Passarinho Junior paralisou, na noite desta terça-feira (28), o julgamento em que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) analisava recurso do candidato do PDT ao governo de Alagoas, Ronaldo Lessa, que argumentava ter direito ao registro de sua candidatura.
A eventual restrição à candidatura de Lessa tem por base a Lei da Ficha Limpa, uma vez que ele foi condenado em 2006 por abuso de poder econômico e político ao fazer campanha para o então candidato a prefeito de Maceió, Alberto Sextafeira (PSB).
Além de Lessa, o TSE analisa a situação de Joaquim Brito, candidato a vice, que foi condenado por abuso de poder político por prometer vantagens quando era presidente da Companhia Energética de Alagoas.
Para o relator do processo, ministro Hamilton Carvalhido, como Ronaldo Lessa já foi penalizado e cumpriu a inelegibilidade, não pode ser declarado inelegível mais uma vez pelo mesmo delito. "Havia a norma, aperfeiçoou-se o suporte fático, (...) produziram efeitos que já se exauriram no tempo e no espaço", explicou.

Da Redação
Com o Terra

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Debate: Mais uma vez Maranhão não irá

O coordenador jurídico da Coligação "Paraíba Unida", advogado Marcelo Weick, confirmou hoje, em entrevista ao site ParlamentoPB, que o governador José Maranhão (PMDB), não irá mesmo ao debate promovido pelas TVs Cabo Branco e Paraíba, marcado para hoje à noite após a novela Passione.
 - O governador não irá. Ele tem uma programação de campanha em Campina Grande hoje à noite. É o "Dia do Compromisso" e ele estará nesta atividade, para a qual estamos anunciando uma "surpresa nacional" - disse.
A "surpresa nacional", pelo que tem sido especulado, se trata de uma gravação feita pela presidenciável Dilma Rousseff e pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, pedindo votos para Maranhão.

Da Redação
Com ParlamentoPB

Pesquisa Data Folha mostra que Dilma ocilou negativamente em todos os estratos da população

Pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (28) pelo jornal “Folha de S.Paulo” mostra a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, com 46% das intenções de voto. O candidato do PSDB, José Serra, aparece com 28%, e Marina Silva, do PV, tem 14%, segundo o levantamento.
 
Considerando a margem de erro da pesquisa, de dois pontos percentuais para mais ou para menos, Dilma pode ter de 44% a 48%, Serra, de 26% a 30%, e Marina, de 12% a 16%.
 

De acordo com a pesquisa, brancos e nulos somaram 4%, e indecisos, 7%.

Pesquisa Datafolha para presidente em 28 de setembro de 2010

Se a eleição fosse hoje, o índice da candidata do PT poderia não ser suficiente para elegê-la presidente no primeiro turno. Considerando os votos válidos - em que se exclui os votos em brancos e nulos -, Dilma perdeu três pontos percentuais: recuou de 54% para 51%. Levando em consideração margem de erro, ela teria entre 49% e 53%. Para vencer a eleição no primeiro turno a candidata petista precisa de 50% mais um voto.
 
Ainda considerando os votos válidos, Serra teria 32%, e Marina, 16%.
 
Segundo o Datafolha, Dilma oscilou negativamente em todos os estratos da população, nos cortes por sexo, região, renda, escolaridade e idade.
 
Dentre os outros candidatos - Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB), Plínio (PSOL), Rui Costa Pimenta ( PCO) e Zé Maria (PSTU) - nenhum atingiu 1% das intenções de voto.
 
Foram realizadas 3.180 entrevistas em 202 municípios nesta segunda-feira (27). A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 32913/2010.
 
 
Do G1 

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Presidente do TSE encaminha mais um recurso sobre a Lei da Ficha Limpa ao STF


 

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, enviou para o Supremo Tribunal Federal (STF), na noite desta segunda-feira (20), o Recurso Extraordinário apresentado pelo candidato a deputado estadual no Ceará Francisco das Chagas (PSB) contra decisão da Corte Eleitoral sobre a Lei da Ficha Limpa. Esse é o segundo processo remetido ao STF que trata da aplicação da nova lei (Lei Complementar 135/2010).

No TSE, o processo de Francisco das Chagas foi o primeiro caso concreto analisado pelos ministros sobre lei. Nesse julgamento, concluído no dia 25 de agosto, a Corte Eleitoral decidiu, por 5 votos a 2, que a Lei da Ficha Limpa não viola o princípio da anterioridade ou anualidade previsto no artigo 16 da Constituição Federal. Ou seja, ela pode ser aplicada para estas eleições.

Francisco das Chagas recorreu ao TSE porque foi considerado inelegível e teve seu registro indeferido diante de condenação por captação ilícita de votos. A condenação transitou em julgado em 2006 e ele foi considerado inelegível por três anos, a contar das eleições de 2004, quando foi acusado e julgado pelo crime. Na ocasião, Francisco das Chagas disputava o cargo de vereador pelo município de Itapipoca (CE).

A partir da edição da Lei da Ficha Limpa, sua condição de inelegível passou de três para oito anos. A defesa dele contestou a aplicação da lei para condenações passadas, com a consequente ampliação do prazo de inelegibilidade. Mas o argumento foi rechaçado pelo Tribunal. Também por maioria (5x2) de votos, o TSE decidiu que a Lei da Ficha Limpa pode alcançar casos anteriores à sua vigência para alterar período de inelegibilidade.

No Recurso Extraordinário enviado ao Supremo, a defesa de Francisco das Chagas reitera que a Lei da Ficha Limpa não pode valer para estas eleições, além de apontar violação ao princípio constitucional da coisa julgada, da irretroatividade da lei e da presunção de inocência, uma vez que foi condenado quatro anos atrás, para um prazo de inelegibilidade de três anos.

Ao encaminhar o processo à Suprema Corte, o ministro Lewandowski lembrou que, de acordo com a decisão colegiada do TSE, a Lei da Ficha Limpa busca “proteger a probidade administrativa, a moralidade para o exercício do mandato, bem como a normalidade e a legitimidade das eleições”. Para tanto, “criou novas causas de inelegibilidade, mediante critério objetivos, tendo em conta a `vida pregressa do candidato´”.

Lewandowski também ressaltou que a maioria dos ministros do TSE entendeu que a Lei da Ficha Limpa alcança fatos passados e teve em mira proteger valores que “servem de arrimo ao próprio regime republicano” ao estabelecer outras hipóteses de inelegibilidade, além daquelas já previstas no texto constitucional. 
 
T S E

Cassio: "Não sou de fugir da luta, quem me conhece sabe disso"


Cássio Cunha Lima

“Não sou de fugir da luta, quem me conhece sabe disso”. A frase foi dita nesta segunda-feira (27), pelo ex-governador Cássio Cunha (PSDB), em resposta aos boatos que apontam sua desistência de concorrer a uma vaga ao Senado Federal nas eleições deste ano

“Serei candidato até a Justiça Eleitoral permitir e até o presente momento, faltando poucos dias para o pleito, o meu processo junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sequer tem relator designado”, completou o tucano, que participou de um encontro com lideranças políticas de todos os municípios paraibanos na manhã desta segunda, no Hotel Ouro Branco, em João Pessoa.

Cássio aproveitou também para falar a respeito da disputa pelo Governo do Estado: “O desespero dos adversários mostra o quanto o crescimento estadual da campanha de Ricardo Coutinho os pressiona, pois a soberba inicial cede espaço para os abusos que têm cometido Paraíba afora, inclusive através de publicações de pesquisas eleitorais cujo nítido interesse é confundir a opinião pública”.

O ex-governador declarou que espera que a Justiça Eleitoral tome as providências para coibir as “armações” que tiveram inicio com a publicação de pesquisas de opinião sem a inclusão do seu nome.  “Já tomei conhecimento de que os adversários já produziram milhares de panfletos anônimos com o sentido de desestabilizar a nossa campanha”, denunciou.

Para Cássio, “o vertiginoso crescimento de Ricardo nesta reta final fará com que, a exemplo do que ocorreu em 2006, o povo paraibano, soberano como é, dará uma resposta dura aos que acham que podem ganhar eleições por antecipação, antes da apuração do voto”.

“O que percebemos nas ruas de toda a Paraíba é um desejo forte que as pessoas têm de eleger Ricardo Coutinho governador no próximo domingo”, enfatizou o tucano,  acrescentando que  nunca recebeu tanto apoio e carinho dos paraibanos  como tem recebido nesta campanha.


Do Paraíba Já

domingo, 26 de setembro de 2010

Agora: Debate dos presidenciáveis na TV Record



O debate entre os candidatos à Presidência da República que a TV Record promove hoje, às 21h, e que será transmitido ao vivo pelo R7, pode decidir se as eleições deste ano terminam no primeiro ou avançam para o segundo turno, avaliam os coordenadores das campanhas dos candidatos Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), que participarão do encontro.
Todos são unânimes em afirmar que, por se tratar de um encontro às vésperas da eleição (marcada para o dia 3 de outubro), o debate de hoje pode interferir decisivamente no voto de quem assistir ao embate entre os candidatos.

R7

Voto: A mercadoria mais procurada nos últimos dias, diz o Secretário Estadual do PSDB


joao_fernandes_20100424_094540
João Fernandes, Secretário Estadual do PSDB

















 
O secretário estadual João Fernandes (PSDB) disse que nessa reta final de campanha na Paraíba a mercadoria mais procurada pelos eleitores e pelos candidatos é o voto. Segundo ele, muitos políticos estão investindo pesado na compra da mercadoria mais valorizada nessa época.
“Essa é sem dúvida a mercadoria mais vendida e procurada na Paraíba nesses últimos tempos. Infelizmente os políticos e o povo ainda se valem dessa prática para ganhar eleição”, disse o tucano.
João Fernandes disse ainda, que a prática infelizmente existe mesmo com a forte fiscalização da Justiça Eleitoral. “Infelizmente o povo ainda não entendeu que a venda de voto é crime e prejudica o desenvolvimento do Estado”, frisou.

Da Redação com
PoliticaPB

sábado, 25 de setembro de 2010

Promotor quer fazer teste com Tiririca


O promotor da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Maurício Antonio Ribeiro Lopes, anexou a reportagem a duas representações que está levando à Procuradoria Regional Eleitoral e à Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo. Ele declarou a ÉPOCA que a reportagem coloca sérias dúvidas sobre a alfabetização do candidato e propõe um teste: "Estou sugerindo que se faça um ditado com um trecho da Constituição e depois se peça a ele que leia um outro trecho. Se ele não conseguir fazer o teste, a candidatura poderá ser impugnada". O promotor quer testar Tiririca já na próxima segunda-feira (27).

Da Redação
Com a Época Notícias

TRE convoca partidos e coligações para acompanhar instalação das urnas eletrônicas

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE) convocou por meio do edital n° 26 /2010 a todos, principalmente aos Fiscais dos Partidos Políticos e Coligações, Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil para acompanhar a instalação e a conferência visual dos dados de carga nas urnas eletrônicas.
A instalação será feita mediante a ligação dos equipamentos e, em sendo necessário, a utilização de programa que possibilite a correção do relógio ou calendário interno das urnas eletrônicas das 230 (duzentas e trinta) seções desta 70ª Zona Eleitoral da Paraíba, nos 36 (trinta e seis) locais de votação que compõem a nossa jurisdição, para o 1º (primeiro) turno das eleições gerais 2010.
Segundo o edital assinado pelo juiz da 70° Zona Eleitoral, Francisco Fracinaldo Tavares, o acompanhamento da instalação ser dará nos dias 01 e 02 de outubro, conforme calendário já estabelecido.

Do PoliticaPB

sexta-feira, 24 de setembro de 2010


BnrGenéricoEsporte

Desde ontem (23), que é possível você acompanhar no BB nos Esportes, a transmissão, ao vivo, das disputas da oitava etapa do Circuito BB de Vôlei de Praia, que acontece em João Pessoa (PB).

A etapa de João Pessoa será iniciada na quinta-feira, com o qualifying, onde estarão em jogo as últimas vagas na fase principal, com início marcado para sexta, 24.

Após a fase classificatória, 18 das 24 duplas em cada naipe avançarão para a etapa eliminatória, que é integralmente realizada no sábado, 25. As finais e disputas de terceiro lugar masculinas e femininas estão programadas para a manhã de domingo, 26.

As transmissões vão ao ar entre os dias 23 e 26 de setembro. Confira abaixo os horários*, aguarde o player conectar e boa transmissão!

Quinta-feira, 23: 8h às 17h
Sexta-feira, 24: 9h às 22h
Sábado, 25: 9h às 22h
Domingo, 26: 9h às 12h

Do BB nos Esportes

Agenda de hoje (24/09) dos candidatos a Governo Estado

Confira a agenda dos candidatos a Governo do Estado nesta sexta-feira (24).
Chico Oliveira (PCB)
Assessoria não informou os compromissos do candidato para esta sexta.

José Maranhão (PMDB)
Pela manhã, passeata em Campina Grande. À noite, carreata em João Pessoa e Boqueirão. Por volta das 21h, faz comício em Salgado de São Félix.

Lourdes Sarmento (PCO)
Pela manhã, reunião com o partido. Ao meio-dia, concede entrevista. À noite, com o presidenciável Rui Pimenta, vai a debate em sindicato da Capital.

Marcelino Rodrigues (PSTU)
Pela manhã, faz panfletagem com trabalhadores em agências dos Correios. À tarde, grava o guia eleitoral.

Nelson Júnior (PSOL)
Pela manhã e atarde, faz panfletagem no Centro da cidade. À noite, participa de debate em curso de comunicação.

Ricardo Coutinho (PSB)
Às 10h, caminhada no Renascer, em Cabedelo. À tarde, entrevista a rádio da Capital. À noite, faz comícios em Coremas, São Bento e Catolé do Rocha. 
 
 
Do ClickPB

Contra carisma de Chávez, oposição tem a beleza candidata Mara Corina na Venezuela

A beleza não faz parte da plataforma política de Mara Corina Machado, uma candidata séria, que trabalha há anos com uma ONG importante no país e que decidiu se candidatar nas eleições parlamentares para se colocar contra o governo.
Mara Corina Machado em campanha nesta quinta-feira (23) em Miranda.
Mesmo assim, seu rosto está espalhado pela Venezuela, chamando os eleitores a votar na oposição e mudar. E, se esta for uma arma contra o carisma do presidente Hugo Chávez, a oposição está achando ótimo.
Mara Corina Machado em campanha nesta quinta-feira (23) em Miranda.d
Simpática, ela caminhava, ontem, entre a população, que ficou presa no enorme engarrafamento causado pelas movimentações do último dia de campanha na Venezuela. Ela entrava em ônibus, falava com todas as pessoas e tirava fotos com eleitores que mais pareciam fãs.

Candidata pelo Estado de Miranda, pelo qual tenta ser eleita deputada. Sua campanha calcula que sejam necessários 400 mil votos para conseguir este feito, e Corina parece disposta a tentar conquistar cada um deles.

A campanha dela se diz confiante na vitória na votação de domingo (26), quando a Venezuela escolhe todos os deputados que formam a Assembleia Nacional, centro do Poder Legislativo do pas. Uma das envolvidas na campanha, a professora Antonieta Anglade se disse confiante de que Corina e os outros candidatos da oposio vão conquistar mais de que as 55 cadeiras necessárias para retirar do governo Chávez a maioria absoluta na Assembleia.



Do G1

STF DISCUTE APLICAÇÃO DO "FICHA LIMPA" POR MAIS DE 1O HORAS E NÃO CHEGA A CONCLUSÃO

Após dez horas de debates, empate permanece e STF suspende sessão sobre Ficha Limpa
Reunido desde às 14h00 de ontem, o Supremo Tribunal Federal encerrou, agora há pouco por volta de 1h10m,  uma tulmutuada sessão em que julgava a aplicação da Lei da Ficha Limpa no caso Roriz. Sem chegar a uma conclusão, com a votação empatada em 5x5, a decisão foi suspensa para ser decidida em nova sessão, ainda sem data marcada.


Da Redação

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Trabalhadores canavieiros da Paraíba terão novo piso salarial de R$ 528,00

Trabalhadores canavieiros da Paraíba terão novo piso salarial de R$ 528,00
Logo na primeira rodada de negociação, os representantes dos segmentos patronal e obreiro do setor sucroalcooleiro da Paraíba fecharam, na última segunda-feira (20), o acordo relativo à convenção coletiva 2010/2011 dos trabalhadores canavieiros do Estado. A negociação foi realizada no auditório da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB), em Jaguaribe, sob a mediação do auditor fiscal da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-PB), José Cursino e garantiu além do reajuste nos salários base da categoria a manutenção de todas as cláusulas sociais do dissídio anterior, incluindo o ganho de 16 minutos por dia, nas horas intíneas dos trabalhadores. O aumento salarial é retroativo a 1º de setembro, data base da categoria. Com o acordo, o salário nominal dos trabalhadores canavieiros paraibanos foi fixado em R$ 528,00. 

O acordo também incluiu a renovação das outras 65 cláusulas sociais da pauta de negociação e ainda manteve outro ganho para categoria obreira, que foi um bônus de 16 minutos ao dia, correspondente às horas intíneas, ou seja, esses minutos compensarão o que era excedido na jornada de trabalho durante o transporte diário dos trabalhadores, sob a responsabilidade do empregador. 

“O resultado do dissídio reflete um trabalho ajustado e aprimorado ao longo dos anos entre a categoria empregadora e a obreira, demonstra o amadurecimento das duas partes e, sobretudo, o entendimento de que o diálogo é sempre o melhor caminho”, destaca o presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), Raimundo Nonato que, na ocasião, estava acompanhado do diretor da Associação, Oscar Gouveia. 

Nonato lembra ainda que esse entendimento, já na primeira reunião, reforça o compromisso do segmento patronal canavieiro com o reconhecimento do trabalho dos seus colaboradores e do esforço que a categoria tem feito nos últimos anos para honrar esse compromisso. “Também é válido lembrar do esforço da categoria patronal em honrar esse compromisso com seus colaboradores, por conta do preço da matéria-prima produzida, a cana-de-açúcar, que nos últimos anos vem sendo deprimido e das perdas que tivemos por conta da falta de chuva”, disse ele, lembrando que o pagamento da subvenção para os produtores minimizou as perdas, mas não resolveu todo o problema. 

De acordo com o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB), Liberalino Ferreira, o acordo foi bom para ambas as partes. “Tivemos o reajuste e ainda avançarmos em outras cláusulas consideradas importantes para a categoria. E tudo isso, dentro de um clima amigável”, afirmou Liberalino. 

O dirigente da Asplan destacou ainda que além do entendimento entre as partes, a atuação do auditor fiscal da SRTE-PB, José Cursino, foi fundamental para que a reunião do dissídio coletivo fosse fechada no primeiro encontro. “A tranquilidade e competência com que o mediador conduziu a reunião também contribuiu para que tudo fosse definido já no primeiro encontro”, finalizou Nonato.


Do ClickPB

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Lançado em São Paulo manifesto pela democracia

Lançado em São Paulo manifesto pela democracia
Público ouve a leitura de manifesto no Largo de São Francisco (Foto: Epitácio Pessoa/Agência Estado)Juristas, atores e intelectuais se reuniram na tarde desta quarta-feira (22) em frente ao Largo de São Francisco, no Centro de São Paulo, para lançar um manifesto a favor da liberdade de imprensa e de expressão. O ato foi organizado após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmar que a imprensa age como um partido político. 

“É inconcebível que uma das mais importantes democracias do mundo seja assombrada por uma forma de autoritarismo hipócrita”, afirmou Bicudo a centenas de pessoas que estavam no largo.

Segundo o jurista José Gregori, a ideia do evento surgiu “da parte de um grupo de advogados, juristas, professores universitários que vinham se reunindo no sentido de ajudar a oposição a ter um programa específico no campo jurídico."

Para o jurista, “a gota d’água foram as manifestações repetidas do presidente da república querendo extirpar inimigos”. "Esse ato é antes de tudo para repor essa disputa nos trilhos democráticos."

Segundo o também jurista Miguel Reale Júnior, a democracia está ameaçada. “Basta entrar nos sites do PT para ver as ameaças que estão sendo feitas a jornalistas, para saber qual o órgão de imprensa que tem que ser empastelado primeiro. Ou seja, há um clima de radicalização.”
 
 
Do G1

TSE prorroga até dia 30 prazo para 2ª via do título de eleitor

TSE prorroga até dia 30 prazo para 2ª via do título de eleitor
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu na noite da última terça-feira (21) prorrogar, para o próximo dia 30 de setembro, o prazo para que os eleitores possam tirar a segunda via do título eleitoral.

A data limite seria 23/09/2010, mas em razão de uma sugestão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), o prazo foi ampliado para o último dia de setembro.

A decisão da Corte seguiu proposta do corregedor-geral eleitoral e relator da matéria, ministro Aldir Passarinho Junior. Segundo o ministro, a Justiça Eleitoral pode proporcionar o aumento do prazo para que mais eleitores tirem a segunda via do título, sem prejuízo dos demais trabalhos realizados pelos cartórios eleitorais.

O presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, ressaltou que cartórios eleitorais de todo o país estão envolvidos em um grande processo de atendimento aos eleitores, uma vez que a demanda pela reimpressão do título tem se mostrado muito grande. “Eu acho que é de bom alvitre prorrogarmos por mais uma semana”, afirmou o presidente antes de proclamar a decisão da Corte.

Balanço parcial

A Justiça Eleitoral emitiu até o início da noite desta terça-feira (21) a segunda via de 2.220.102 títulos eleitorais de pessoas que tiveram o documento perdido ou extraviado em todo o país. A data limite para que o eleitor peça a reimpressão dos títulos, em qualquer cartório eleitoral, passou para 30 de setembro.

O prazo para a emissão da segunda via dos títulos eleitorais foi fixado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em junho deste ano e prorrogado hoje, para permitir que todas as pessoas aptas a votar nas eleições do próximo dia 3 de outubro possam participar do processo eleitoral. Mas só pode pedir a reimpressão do documento, quem já tinha ou solicitou o título de eleitor até o dia 5 de maio último, data em que foi finalizado o cadastro eleitoral 2010.

Novidade

As eleições gerais deste ano contarão com uma novidade para o eleitor: a obrigatoriedade de apresentação de dois documentos de identificação aos mesários, na hora em que o eleitor se dirigir à cabine de votação. Além de levar o título eleitoral, o cidadão deverá apresentar um documento oficial com foto.

São considerados como documentos oficiais a carteira de identidade, carteira de identidade funcional, carteira de trabalho ou de habilitação com foto e passaporte. As certidões de nascimento ou casamento não serão aceitas como prova de identidade. A medida é uma exigência da Lei 12.034 (minirreforma eleitoral) que foi criada e aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente da República em setembro de 2009.


Do ClickPB

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Luiz Couto denuncia esquema do PT para derrotá-lo

Perseguição: Luiz Couto denuncia que PT monta esquema para derrotá-lo em favor de Jeová Campos e vai à Justiça contra o partido.

Luiz Couto: escanteado pelo partido

O deputado federal Luiz Couto denunciou na manhã desta terça-feira um esquema deliberado por parte do PT da Paraíba para derrotá-lo na disputa proporcional em troca da eleição do deputado Jeová Campos para deputado federal.
 
De acordo com Couto, que disputa prêmio nacional de parlamentar mais atuante do Brasil, dois fatos sinalizam para a perseguição: a quantidade de inserções na televisão em favor de Jeová e a contribuição financeira do partido para a campanha do petista.
 
Segundo ele, de agosto até agora, Jeová Campos já teve direito a 111 inserções (propagandas fora do Guia Eleitoral) na televisão. Luiz Couto nenhuma.
 
No quesito arrecadação de recursos, Jeová também leva vantagem. Recebeu R$ 114 mil de contribuição partidária. Luiz Couto zero.
 
“È uma burrice o que o PT da Paraíba está fazendo porque no lugar de trabalhar para aumentar a bancada quer trocar Luiz Couto por Jeová Campos, ficando portanto no mesmo tamanho”, disse Zizo Mamede, ex-prefeito e assessor de Couto.
 
O deputado vai novamente acionar a Justiça para recuperar os direitos de participação nas inserções e vai ainda levar a queixa à direção nacional do PT.
 
Um partido que adora perder bons quadro.
 
 
Do Blog do Luis Torres

Polícia Federal intensifica ações para impedir compra de votos na reta final

O delegado da Polícia Federal, Derly Brasileiro, responsável pelo combate a corrupção eleitoral na Paraíba este ano, revelou em entrevista ao programa Correio Debate que foi abordado na cidade de Sousa, onde eleitores estariam preocupados com a atuação de grupos que ao negociar votos em troca de dinheiro afirmariam possuir um método para descobrir em quem a pessoa votou. “Estive em Sousa, onde umas pessoas me abordaram para tirar uma dúvida. Elas diziam que certos cabos eleitorais ao negociarem os votos em troca de dinheiro, estariam mostrando um laptop, dizendo que tinham como saber em quem o eleitor tinha votado”, revelou.

Derly esclareceu que a urna eletrônica é inviolável e que nem a Justiça Eleitoral tem como saber em quem o cidadão votou. “Nem a Justiça tem como saber este dado, mas estamos orientando os cidadãos para que denunciem estas práticas. Em 2008, surgiu uma situação como esta, onde uma pessoa abordava líderes comunitários e ao final das reuniões que faziam, por sinal ilegais, diziam que tinham como saber em quem o eleitor votou”.

Na matéria a repórter Michele Sousa chegou inclusive a afirmar que a PF também estaria monitorando “votinho de ouro”, com ficou conhecido um homem acusado de cooptar eleitores em 2008. 

Do Click PB

domingo, 19 de setembro de 2010

Antagônicos: Ricardo em clima de virada faz carreata em João Pessoa e Maranhão aposta na confirmação de vitória em carreata por Marí, Sapé, EspíritoSanto, Santa Rira e Lucena

No penúltimo domingo antes do dia das eleições, os dois principais candidatos ao governo do Estado foram às ruas com carreatas “quilométricas”.
Em João Pessoa, o ex-prefeito Ricardo Coutinho (PSB) conduziu carreata ao lado de Cássio Cunha Lima e Efraim Morais inspirado pela sensação de virada que a oposição está desfrutando.

Até um novo jingle sobre a “virada de jogo” foi apresentado à militância. Composto por Duda Mendonça, a música reflete aquilo que a oposição não esconde: o sentimento de que a campanha está crescendo.

Sem se importar com o sentimento da oposição, José Maranhão (PMDB) também fez carreata por vários municípios paraibanos, a exemplo de Mari e Santa Rita. Quem viu nem de perto ficou com a sensação de que a coisa piorou para Maranhão. 
Um mar vermelho tomou conta das ruas por onde Maranhão passou e nem o acidente no trio que carregava Vitalzinho e Dona Nilda abalou o ânimo dos governistas. ( O mini trio elétrico virou, mas os candidatos passam bem).
Até a eleição, apenas mais um domingo. Que deverá ser bem aproveitado por ambos.
Da Redação
com Blog do Luis Torres

Vitalzinho, sua mãe (Dª Nilda) e o deputado Ivaldo Morais sofrem acidente

Foto: Paraíbaonline
O mini-trio que trazia Nilda Gondim, Vitalzinho e Ivaldo Moraes tombou no início da tarde deste domingo (19) durante carreata no município de Matinhas.

A carreata, que passava pelas cidades do brejo paraibano (de Lagoa Seca até Alagoa Nova), teve que ser interrompida devido ao acidente. Segundo informações, o veículo passava por uma estrada de terra quando tentou desviar de uma moto e acabou caindo no mato.

Os feridos no acidente foram a vice-prefeita de Alagoa Nova, Margareth, que fraturou o pé, e a candidata a Câmara Federal Nilda Gondim que quebrou o punho. Ivaldo Moraes sofreu escoriações leves e Vitalzinho teve uma corte no braço.

Neste momento, a candidata Nilda Gondim está no hospital João XXIII, em Campina Grande, e será submetida a uma cirurgia.

Os demais que estavam no mini-trio, ao todo 15 pessoas, também não sofreram ferimentos grave.
 
Do ClickPB

Goveno do Estado:42,3% das secretarias, possuem mais prestadores e comissionados que efetivos


palaciogoverno_20100617_175306
Das 26 secretarias do Estado da Paraíba que aparecem no Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (Sagres) com o número de servidores por categoria, 11 possuem mais funcionários comissionados e prestadores de serviço que efetivos, ou seja, 42,3%.

O sistema do Tribunal de Contas do Estado (TCE), não traz informações detalhadas sobre o número de servidores da PBPrev e da Pensão do Tesouro.

Em termos numéricos, a secretaria que mais agrega servidores comissionados e prestadores de serviço, na Paraíba, é a da Educação e Cultura. Dos 47.941 servidores existentes, 28.683 são comissionados ou prestadores de serviço, ou 59,82%. Ao todo, são 27.330 prestadores de serviço e 1.353 comissionados contra 17.855 efetivos ativos, 1.190 efetivos e comissionados e 213 no item ‘outros’.

A Secretaria de Desenvolvimento Humano, aparece em segundo lugar no número de comissionados, com relação aos números. Dos 2.290 servidores existentes no órgão, 1.624 são comissionados ou prestadores de serviço, o que representa 70,91% do total, e 653 efetivos ativos. São 1.267 prestadores de serviço, 357 comissionados, 11 efetivos e comissionados e 2 em ‘outros’.

Em se tratando de percentual, a secretaria campeã em número de comissionados é a do Acompanhamento e Ação Governamental, com 84,93%. O órgão agrega 73 servidores, sendo que 62 são comissionados, apenas 9 efetivos ativos e 2 aparecem no item ‘outros’.

Esporte e Lazer vem logo em seguida com 81,53%. Ao todo são 53 servidores comissionados do total de 65 servidores. O número de efetivos é de apenas 10 e dois são efetivos e comissionados.

Do Política PB

Três homens invadem escola e roubam 210 computadores em João Pessoa

Restaram 33 caixas com notebooks na Escola
Restaram 33 caixas com Notebooks
 

Na tarde deste sábado (18), pouco antes das 14h, três homens armados invadiram a Escola Estadual de Ensino Fundamental Desembargador Boto de Menezes, renderam quatro pessoas e roubaram 210 computadores novos, além de celulares e uma quantia não calculada em dinheiro. Eles usaram para a fuga três carros, dos quais dois eram dos funcionários rendidos.
A equipe de reportagem do Paraíba1 entrou em contato com a Escola e conversou com Giovana Ribeiro de Oliveira, filha da diretora Genilda Ribeiro de Oliveira. Ela informou que no momento em que os assaltantes chegaram à Escola, estavam presentes no prédio um vigia, identificado como Marcos, e dois funcionários do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que faziam trabalho de rotina no prédio, já que o TRE sempre utiliza o local em período de eleição.

De acordo com as informações de Giovana Ribeiro, os três homens entraram armados, anunciaram o assalto, amarraram e amordaçaram o vigia e os dois funcionários do TRE e os deixaram deitados no chão. Enquanto acontecia o assalto, a vice-diretora da Escola, Maria de Fátima Batista, chegou ao prédio – ela havia ido levar um lanche para os funcionários. Os assaltantes, então, a renderam, porém sem amarrá-la ou amordaçá-la. Giovana conta, inclusive, que a vice-diretora tem alguns problemas de saúde e pediu aos assaltantes para tomar um medicamento durante o roubo. “Ela ficou muito nervosa, pediu a eles (os assaltantes) para tomar um remédio e eles deixaram”, disse.

A Escola Boto de Menezes fica na rua Professora Rita de Miranda, no Jardim 13 de Maio. A instituição havia recebido 375 notebooks, referentes a um prêmio do Projeto UCA (Um Computador por Aluno). Os equipamentos estavam ainda embalados: 75 caixas contendo cinco notebooks cada uma. Os assaltantes levaram 42 caixas, totalizando 210 computadores roubados.

Antes de deixarem o prédio da Escola, os três bandidos ainda pegaram os celulares dos funcionários e o dinheiro que eles tinham consigo. Para a fuga, usaram o carro no qual chegaram e ainda um Palio de cor cinza metálico, de propriedade da vice-diretora Maria de Fátima, e um Gol vermelho, do vigia Marcos. Os dois carros roubados foram abandonados horas mais tarde no bairro dos Estados, próximo à Promac. A Perícia esteve no local, junto com a Polícia Militar, e estão tomando as medidas legais cabíveis.

 Do Giro PB
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...