sábado, 2 de julho de 2011

Que democracia é esta?



A Paraíba tinha, nas eleições do ano passado, um total de 2.740.079 eleitores, segundo os dados oficiais do Tribunal Regional Eleitoral.
Desses dois milhões e setecentos, quase a metade – 1.004.083 – decidiu votar no candidato Cássio Cunha Lima, que disputava uma vaga no Senado.
Pois bem, o homem foi eleito, e mais do que eleito, mas não pôde assumir. Enquadraram-no na Lei da Ficha Limpa e o resultado das urnas não valeu.
Passa-se o tempo e o Supremo Tribunal Federal decide que a Lei da Ficha Limpa não se aplica às eleições de 2010. Pronto: o detentor de quase metade dos votos dos eleitores paraibanos estava de novo com o seu direito reconhecido, só faltando a posse.
Mas, para ser fiel aos seus mistérios, que são muitos, a Justiça não concede o diploma. Sem ele, não há posse. Sem posse, não há mandato. Sem mandato, as urnas continuam sendo desrespeitadas.
Leio, vejo e ouço todo mundo dizer que estamos numa democracia. Democracia, assim?
Se os tribunais reconhecem o direito de uma parte, por que não a autoriza a desfrutar deste direito?
Em que democracia, digna desse nome, é possível que atos burocráticos impeçam o cumprimento de uma decisão judicial?
Em que regime democrático, a Corte Suprema toma uma decisão e ela não é auto-aplicável?
Hoje, os advogados do senador Cássio Cunha Lima entraram com medida cautelar para cobrar da Justiça a efetivação de uma decisão que ela própria tomou.


Blog de Agnaldo
de 01.07.2011

3 comentários:

  1. Ana Maria / Joõa Pessoa2 de julho de 2011 às 21:08

    Não aguento mais ler sobre Cássio me dá uma revolta de tanta injustiça. Tái Maluf, Garotinho, e outros tantos incalacrado de processos e com o mandato. Nosso Cássio cumpriu tudo que a Justiça determinou, perdeu um mandato que povo da Paraíba lhe deu e ainda querem tirar um segundo mandato que mais uma vez o povo lhe confiou. É muita injustiça!

    ResponderExcluir
  2. Não posso acreditar que o Supremo e muito menos o ministro joaquim barbosa se deixem influenciar pelo PMDB e derespeitem a vontade do povo da paraiba.Cassio Cunha LIma no senado é o nosso povo respeitado.

    ResponderExcluir
  3. Eu sei que ta sendo um calvário, mas quando Cássio assumir e ele vai assumir, vamos fazer amaior festa que Paraíba já fez. Tá perto.

    ResponderExcluir

É importante salientar, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente expressam a opinião do blog DESPERTA CAAPORÃ.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...