quinta-feira, 28 de julho de 2011

Guarabira: Professores decidem manter a greve e a Prefeita Fátima (PMDB) anuncia que vai acionar a Justiça pedindo a ilegalidade


Os professores de Guarabira não aceitam a proposta apresentada pela prefeita Fátima Paulino e deliberaram pela manutenção da greve. A decisão foi tomada por unanimidade em assembléia geral da categoria realizada na tarde desta quarta-feira (27), na Câmara Municipal.

A proposta da Prefeitura previa o valor de R$ 895, acrescido de 20% de gratificação para salário inicial. Atualmente a GED (Gratificação de Estímulo à Docência) é de 50% do salário que é acrescido na remuneração do professor. A categoria entendeu que um corte de 30% na GED seria um prejuízo e decidiu encaminhar contraproposta com percentual de 35% de gratificação, mais os R$ 895 propostos pelo Executivo.

O presidente do sindicato, professor André Santos, disse que a contraproposta será encaminhada para a Secretaria de Educação avaliar e demonstrou otimismo com a abertura de diálogo. “O canal de negociação está aberto e esperamos que tudo isso seja resolvido o mais breve possível. Os professores entenderam que perder 30% da GED seria ruim e vamos levar a decisão do colegiado para que a Secretaria de Educação possa avaliar”, falou o sindicalista.

Intransigência
A prefeita Fátima não esperou sequer documento oficial do sindicato e já anunciou, por meio da assessoria, que irá acionar a Justiça pedindo a ilegalidade da greve. Com essa decisão Fátima interrompe precocemente o diálogo com os professores e ganha a antipatia dos funcionários públicos.

Agora resta esperar o que dirá a Justiça diante do movimento dos docentes que simplesmente imploram que a prefeita cumpra a lei e pague o piso salarial nacional, já amparado pelo Supremo Tribunal Federal.


Do NacolaNet 
Por Jota Alves


Nenhum comentário:

Postar um comentário

É importante salientar, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente expressam a opinião do blog DESPERTA CAAPORÃ.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...