quarta-feira, 6 de julho de 2011

Senador Cristovam Buarque defende federalização da educação básica

Cristovam defende federalização da educação básica
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) propôs como saída para o imbróglio federativo em torno do sistema de educação pública uma medida que defende há algum tempo: federalizar a educação básica, que reúne educação infantil e ensinos fundamental e médio. Um dos trunfos dessa política seria a criação de uma carreira nacional de magistério, com salários iniciais para novos professores girando em torno de R$ 9 mil.

Segundo explicou, a idéia seria selecionar cerca de 100 mil professores por ano, que teriam condições de cobrir a demanda dos 5.564 municípios brasileiros ao fim de duas décadas. Os integrantes dessa nova carreira não teriam estabilidade absoluta, mas responsável, e seriam submetidos a avaliação sistemática, com desempenho ratificado ainda pela comunidade escolar.

- Vamos espalhar colégios Pedro II, de Aplicação e Militares pelo país afora - comentou.

A proposta do senador pelo Distrito Federal foi recebida com simpatia pelos participantes da oitava audiência pública da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) sobre o novo Plano Nacional de Educação (PNE), nesta quarta-feira (6).


Da Agência Senado
Crédito: Simone Franco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É importante salientar, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente expressam a opinião do blog DESPERTA CAAPORÃ.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...