sábado, 27 de abril de 2013

Com chuvas, cinco praias da Paraíba ficam impróprias para banho

Toda a praia de Manaíra está impprópria para banho
Os paraibanos e turistas que visitam a Paraíba têm que ter cuidado redobrado esta semana ao visitar as praias do litoral. Isto porque cinco praias foram classificadas como impróprias para banho, segundo o relatório semanal de balneabilidade da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema).

De acordo com a química Andréa Fidele, coordenadora de Medição Ambiental da Sudema, o período chuvoso propicia a ampliação das áreas impróprias à balneabilidade. “Devido às chuvas, as galerias são todas lavadas e essas águas escoam para as praias nos canais pluviais, contaminando a área”, explicou.

As praias do Jacaré, em Cabedelo, da Penha e de Manaíra, ambas em João Pessoa, e de Maceió e Pitimbu, no município de Pitimbu, devem ser evitadas pelos banhistas. As outras 51 praias paraibanas podem ser aproveitadas uma vez que foram classificadas nas categorias excelente, muito boa e satisfatória.

Na Praia do Jacaré, a análise da Sudema constatou que está imprópria para o banho a área localizada na margem direita do estuário do Rio Paraíba. Em Pitimbu, os banhistas devem evitar a praia de Pitimbu e a faixa de praia localizada 100 metros à direita e à esquerda da desembocadura do Riacho do Engenho Velho.

Na capital, os banhistas devem evitar o trecho próximo ao Rio do Cabelo e toda a extensão da praia de Manaíra, entre o final da Avenida Ruy Carneiro e o início da Avenida Flávio Ribeiro Coutinho.

O relatório é válido até a próxima quinta-feira (2). A Sudema ainda recomenda aos banhistas que evitem os trechos de praias localizados em áreas frontais a desembocaduras de galerias de águas pluviais, principalmente se houver indício de escoamento recente.

A Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) prevê que, no Litoral paraibano, o sol apareça neste fim de semana, mas há possibilidade de chuvas ocasionais. Para a próxima semana, há previsão das chuvas serem mais frequentes e mais fortes.


Do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É importante salientar, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente expressam a opinião do blog DESPERTA CAAPORÃ.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...