segunda-feira, 1 de agosto de 2011

CRM interdita Unidade Básica de Saúde da Família na Agrovila de Camucim em Pitimbú

Saúde da Família
UBSF - Unidade Básica de Saúde da Família
Uma unidade básica de saúde da família da Agrovila de Camucim, no município de Pitimbu, Litoral Sul da Paraíba, teve a interdição ética por uma equipe de fiscalização do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), por falta de condições de funcionamento. A fiscalização foi feita a pedido da promotora de Justiça de Caaporã, Cassiana Mendes de Sá, que recebeu denúncias de que as UBSF estavam funcionando sem ter infraestrutura mínima para atendimento. Com a interdição ética, os médicos ficam proíbidos de atuarem na Unidade de Saúde.

A situação mais crítica em termos de atendimento foi com relação aos exames citológicos, que vinham sendo feito sem qualquer privacidade. “As mulheres que precisassem se submeter a esse exame, ficavam expostas, pois sequer uma parede para isolar a sala não existia”, relatou a promotora, que baixará uma recomendação à Prefeitura de Pitimbu, exigindo providências no sentido de corrigir as falhas detectadas pelo CRM e pela Agevisa, que também participou da inspeção.

Conforme o relatório elaborado pelo Departamento de Fiscalização do CRM-PB na primeira visita no dia 6 de julho, o consultório médico não possui portas e todas as paredes da casa alugada provisoriamente são vazadas, o que infringe o princípio da privacidade entre médico e paciente. "A coleta de material ginecológico para exames, por exemplo, acontecia na frente de todo mundo", revelou Eurípedes.

A situação não foi corrigida e acabou sendo flagrada numa nova fiscalização, o que motivou a interdição.


MPPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É importante salientar, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente expressam a opinião do blog DESPERTA CAAPORÃ.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...