quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Paraíba será beneficiada com a fábrica da Fiat em Goiana-PE


Buega Gadelha - Presidente da FIEP
O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEP, Francisco Benevides Gadelha (Buega), põe por terra as afirmações dos opositores do governador Ricardo Coutinho, de que a fábrica da Fiat a ser instalada no vizinho município de Goiana em Pernambuco não trará benefícios para a Paraíba.
Buega Gadelha, em entrevista à Rádio Correio, nesta terça-feira (6) destacou que ao se instalar na divisa da Paraíba e Pernambuco a futura fábrica da Fiat inevitavelmente trará reflexos positivos para os dois estados.  “Tenho conhecimento de empresas que já estão interessadas em se instalar na Paraíba, bem como de empresas que já estão homologadas em João Pessoa para se instalarem nos arredores da fábrica”, disse o Presidente da FIEP, prevendo a geração de centenas de empregos em solo paraibano.
As alegações de seguimentos da oposição de que o governador de Pernambuco determinou que os empregos da nova fábrica fossem destinados exclusivamente a pernambucanos, ainda que verdadeiras, não surtirão o efeito desejado. Passada a fase de construção necessariamente virá o recrutamento de técnicos e neste particular a Paraíba terá muito a ganhar uma vez que possui prestigiados celeiros de técnicos nas áreas de engenharia mecânica e elétrica, a exemplo dos nossos IFETs e a UFCG, que já comemoram a iminente expansão do mercado de trabalho com a instalação da FIAT no vizinho estado.
Só uma visão meramente oposicionista não enxerga que um empreendimento do porte de uma montadora de automóveis não poderá se limitar a fronteiras estaduais ou municipais, sendo inevitável sua influência e abrangência em todo o seu entorno independente da demarcação territorial.
Nossos representantes não podem e não devem se acomodar deixando de lutar pela implantação de empreendimentos de grande porte para a Paraíba. Mas também não podemos ignorar que a proximidade territorial com esse empreendimento do vizinho estado é uma oportunidade que deve ser considerada e aproveitada pela Paraíba,  que poderá atrair para nosso território, a instalação de inúmeras empresas e indústrias satélites inevitáveis no entrono das grandes fábricas. 


Por José Canuto
Colaborador

Um comentário:

  1. O Canuto escreve com propriedade de quem conhece o assunto e com desenvoltura de um profissinal. Parabéns

    Seu conterrâneo,

    Francisco Lucas de Morais

    ResponderExcluir

É importante salientar, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente expressam a opinião do blog DESPERTA CAAPORÃ.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...