
Os turistas que visitaram a Paraíba entre dezembro e janeiro
apontaram uma série de criticas em relação a infraestrutura da Região
Metropolitana de João Pessoa. O Litoral Sul, que é privilegiado com as
mais belas praias do estado, foi alvo de várias críticas. A sujeira na
praia, o difícil acesso e os problemas com as operadoras telefônicas
foram alguns dos pontos negativos levantados pelos visitantes.
A Pesquisa Sobre o Desempenho do Turismo na Região Metropolitana de
João Pessoa foi elaborada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas
Econômicas e Sociais (IFEP/PB) em parceria com o Serviço de Apoio às
Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (Sebrae).
De acordo com os turistas, o sinal telefônico de algumas operadores é
defeituoso e os orelhões existentes estão danificados. Além disto os
acesso as praias são precários. A solução apontada por eles foi a
pavimentação do solo. Para o problema da falta de higiene nas praias, a
implementação de banheiros, principalmente em Coqueirinhos, foi a forma
encontrada pelos turistas para diminuir o problema.
Os turistas também sugeriram, para o desenvolvimento turístico do
estado, uma ampla divulgação da Paraíba no Brasil e no exterior,
qualificação de profissionais na área, aumento da rede hoteleira e
conservação dos pontos históricos. Eles destacaram ainda a necessidade
de mais vôos diretos à João Pessoa, a captação de eventos culturais a
diversificação das opções de lazer noturno.
Infraestrutura
De acordo com os resultados obtidos na pesquisa, o serviço de táxi
foi o que apresentou melhor desempenho na avaliação da infraestrutura
urbana, sendo aprovado por 86,67% dos entrevistados. Quanto à segurança
pública, os turistas parabenizaram a segurança na orla, mas se queixaram
em relação a outros pontos, como no parque Solón de Lucena.
Em seguida, aparecem a sinalização urbana (72,45%), segurança pública
(70,79%) e serviços de comunicação (62,98%). Apesar do bom resultado
nos serviços de comunicação e segurança pública, os resultados foram
inferiores aos analisados em 2010.
A pesquisa ouviu 409 turistas entre os dias 28 de dezembro de 2010 e
18 de janeiro de 2011, escolhidos de forma aleatória, em diversos pontos
turísticos, pousadas, hotéis, bares, restaurantes, aeroporto, terminais
rodoviários e em diversos pontos turísticos da RMJP.
Da Redação
com Paraíba1
Crédito: Inaê Teles
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