quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Prefeito de João Pessoa desapropria Aeroclube, para transformação em um parque e arboriza caminho para reeleição em 2012


Agra: passo histórico

O prefeito Luciano Agra assinou um documento histórico nesta quinta-feira: a desapropriação do Aeroclube do Bessa, criado há mais de 60 anos. Em troca, o lugar será transformado num parque com todos os benefícios naturais, visuais e turísticos que um espaço reflorestado supõe.
 
Resolveu enfrentar um problema que há, pelo menos, duas décadas, quando a especulação imobiliária no Bessa se acentuou e, consequentemente, a presença populacional, vem sendo discutida publicamente.
 
Mas que faltava o principal diante das polêmicas: o apito final. E Agra apitou hoje. Tomando como base argumentos básicos. Por mais irregular que tenham sido as construções ao lado do Aeroclube, elas já aconteceram. E é muito mais prático tirar o Aeroclube do Bessa do que o Bessa do Aeroclube.
 
Além disso, um parque nos mesmos moldes do Iburapuera de São Paulo é uma necessidade para uma cidade como João Pessoa, que já foi considerada, ao menos subjetivamente, uma das mais arborizadas do mundo.
 
Para chegar ao decreto que assinou hoje, Agra, que tem se notabilizado por ser o gestor das ações simples, mas de grande impacto, fez uma engenharia complexa.
 
Ele tornou o espaço do Aeroclube de interesse público a fim de poder permitir que 75% da área seja reflorestada. Os outros 25% ficarão para que a Diretoria do Aeroclube possa vender ao setor imobiliário, nos preços e valores que desejar. A área, valorizada por natureza, permitirá uma capitalização capaz de abrir um novo aeroclube dos mais modernos.
 
Mas longe da cabeça dos moradores do Bessa. Aí está, inclusive, a grande jogada de Luciano Agra. A proposta será prontamente aceita pela população. Primeiro, entre aqueles que tinham os domicílios ameaçados com ações na Justiça. Depois, entre aqueles que vislumbram num parque um espaço mais democrático do que uma pista de pouso de avião.
 
“Se não fizermos isso, vamos morrer intoxicados pela poluição e falta de verde no local”, disse Agra. Ou com um avião na cabeça, prefeito.
 
A discussão vai para mesa de negociação com os diretores do Aeroclube. Que tem, por antecipação, a opinião pública em desfavor. Já Agra, com a idéia do parque, arboriza seu caminho para a disputa pela reeleição em 2012.

Do Blog do Luis Torres

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É importante salientar, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente expressam a opinião do blog DESPERTA CAAPORÃ.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...