terça-feira, 19 de junho de 2012

RIO + 20: Megacidades pretendem evitar 45% das emissões em 2030

 A rede C-40, de 59 grandes cidades do mundo, pretende evitar 45% das emissões previstas para 2030. O comunicado do grupo C-40, divulgado na manhã desta terça-feira, aponta que a redução de gases de efeito estufa lançado na atmosfera será de 1,3 bilhão de toneladas. 

O texto divulgado não fala em compromisso, mas em potencial de redução a partir das ações implementadas pelos prefeitos em seus territórios. Há mais de 4.000 listadas pelo staff do grupo.
Segundo ele, as cidades emitiram 1,7 bilhão de toneladas de gases de efeito estufa em 2010. Em 2020, a previsão seria de que a conta subisse para 2,3 bilhões de toneladas. Mas as medidas de sustentabilidade planejadas reduzirão em 248 milhões de toneladas essa previsão. 

Em 2030, mantido a forma de desenvolvimento atual, a expectativa de emissão é de 2,9 bilhões de toneladas. Com as ações, espera-se lançar menos 1,3 bilhão de toneladas de gases de efeito estufa. 
As reduções listadas, porém, consideram ações implementadas em 48 das 59 cidades da rede, nas quais se têm informações detalhadas sobre o impacto dos investimentos em andamento.

O comunicado indica que 32 cidades da rede têm definidas metas próprias para redução de emissão. O Banco Mundial vai apoiar o planejamento das cidades. 

"O compromisso não é só uma carta de intenções, mas desafios objetivos que as cidades se impõem", disse o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB). 

O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, afirmou que as cidades precisam de ferramentas e recursos para desenvolver seus projetos. Ele disse que os prefeitos não devem esperar as definições do governo nacionais. "Não precisamos esperar os governos nacionais liberarem recursos", comentou Bloomberg.

O comunicado do C-40 mostra que dois terços dos gastos para evitar emissões são feitos com recursos próprios das prefeituras. 


Fonte: FOLHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É importante salientar, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente expressam a opinião do blog DESPERTA CAAPORÃ.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...