Transferência da Petrobrás causará forte queda de movimento no Porto
Vista aérea do Porto de Cabedelo |
O diretor presidente do da empresa DOCAS, executivo Wilbur Jácome, admitiu em contato com a Imprensa estar sendo municiado de informações segundo as quais a Petrobras está se preparando para desativar o Terminal no Porto de Cabedelo se transferindo para o Porto de SUAPE, em Pernambuco. A estimativa é de queda de 50% do movimento portuário com essa decisão.
Dois empresários com vinculo e trabalhos no Porto de Cabedelo também reproduziram a mesma informação expondo preocupação porque, em acontecendo a desativação, o porto pode ficar inviabilizado.
- Ninguém está querendo assumir e falar publicamente mas a movimentação da Petrobras neste sentido já é de conhecimento de todo Porto, algo que precisa ter a reação imediata da classe política do Estado pois, ao invés de deixarem de brigar entre si, deveriam comprar essa luta em favor de nossa economia – afirmou um empresário.
Dois empresários com vinculo e trabalhos no Porto de Cabedelo também reproduziram a mesma informação expondo preocupação porque, em acontecendo a desativação, o porto pode ficar inviabilizado.
- Ninguém está querendo assumir e falar publicamente mas a movimentação da Petrobras neste sentido já é de conhecimento de todo Porto, algo que precisa ter a reação imediata da classe política do Estado pois, ao invés de deixarem de brigar entre si, deveriam comprar essa luta em favor de nossa economia – afirmou um empresário.
COMBUSTIVEIS - Toda a operação de desmonte acontece quando o Porto registra crescimento no colume de transporte de combustiveis - O vice-presidente da Companhia Docas da Paraíba, Antonio Ricardo Andrade, destacou que o porto recebeu recentemente um volume maior de combustíveis, registrando uma elevação de 10% a 15%, depois que a Petrobras desativou os tanques de operações no porto de Natal. “A movimentação ficou dividida entre o porto de Cabedelo e o porto de Suape. Então nós temos aumentado o volume de combustíveis e com isso o fluxo de caminhões tanques que transportam o produto para a Petrobras, a Tecab e outros distribuidores”, informou, acrescentando que a comunidade portuária tem comemorado a geração de mais oportunidades de trabalho.
As outras cargas também estão fluindo normalmente e dez navios estão atracando no porto de Cabedelo com cargas de projeto, equipamentos para uma fábrica de cimento que está se instalando na cidade do Conde. Os cinco últimos navios atracarão até o final do ano.
Estrutura – O porto de Cabedelo tem hoje uma estrutura de mais de 60 hectares de área. São 602 metros de cais, com calado de 9,14 metros (será ampliado para 11 metros e posteriormente para 13 metros). O porto tem sete armazéns, totalizando 14 mil metros quadrados de área, 26 tanques com capacidade total de 63.859 metros cúbicos, 16 silos com capacidade total para 57.748 toneladas, 18 mil metros quadrados de pátio e 32 hectares de retroárea.
O porto de Cabedelo é um dos principais centros de distribuição do Norte-Nordeste do Brasil e é o mais oriental das Américas. Para facilitar a logística, o porto tem uma localização privilegiada, próxima da BR-101, apenas 18 km; e fica a 35 km do Aeroporto Internacional Castro Pinto e distante 154 km do aeroporto João Suassuna, em Campina Grande. Tem ainda acesso direto à BR-230 e à Ferrovia Transnordestina.
Do WSCOM Online
Por Walter Santos
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