quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Cortador de cana cearense chega à final de Olimpíada de Língua Portuguesa contando sonho nordestino

Na foto, Sineudo posa com a diretora de sua escola Adriana Telles, de Tamboara
Com um artigo sobre a migração nordestina para o Paraná, Sineudo dos Santos, 23, chegou à final da Olimpíada de Língua Portuguesa. Caçula de uma família de sete irmãos, Sineudo é o primeiro da família a conseguir terminar o ensino médio. O cortador de cana está no 3° ano do ensino médio.

A classificação para a etapa final da Olimpíada de Língua Portuguesa chega no mesmo mês em que Sineudo completa o ensino médio. "Foi a coroação para tanta luta", afirma. Caçula de uma família de sete irmãos, Sineudo é o primeiro a conseguir terminar o ensino médio.

Em uma cidade que não tinha energia elétrica a água encanada até o ano 2000, ele foi o único que teve oportunidade de continuar na escola. Mesmo assim, a rotina era árdua. "Trabalhava batendo tijolo em uma Olaria das 7h30 às 17h30. Aí tinha subir em uma caçamba de caminhonete com mais 15 pessoas, percorrer 18 km, assistir a aula e voltar para casa. Recentemente, teve até um acidente com esse carro", conta.

Teve que largar os estudos para cortar cana

Com a mão calejada do trabalho e dormindo menos de seis horas por dia, a tentação de parar os estudos sempre foi um fantasma na vida do cearense. O incentivo da família o ajudava a vencer o desejo de largar tudo. Porém, a oportunidade de sair da cidade natal o fez abandonar os estudos quando estava no 3º ano em 2009. "A vida estava muito sofrida e queria ajudar a família", se justifica.

A motivação para voltar a estudar só veio no início de 2012, quando perdeu a oportunidade de sair do corte de cana. "Tinha uma vaga de técnico de segurança e perdi porque não tinha segundo grau. Aí decidi retomar".

Para Sineudo, o momento mais difícil foi na semifinal, realizada em Belo Horizonte: "A gente tinha que escrever um artigo após um debate e pesquisa no computador. Só que eu não sei usar internet. Aí quando todo mundo foi pesquisar, eu sentei, peguei a caneta e escrevi o que tinha na cabeça. Pensei que ia perder, mas aconteceu o contrário".

No artigo, Sineudo fala sobre o sofrimento do povo nordestino e conta o "segredo" de conhecer tanto o assunto: "Sou nordestino e sinto na pele essa polêmica... Não fossem pelas dificuldades em sobreviver em uma terra tão castigada pela seca, não deixaríamos para trás quem tanto amamos para trabalhar em terras tão distantes".


Do UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É importante salientar, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente expressam a opinião do blog DESPERTA CAAPORÃ.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...