segunda-feira, 26 de julho de 2010

Em ano Eleitoral o Governo Federal eleva em 238% repasses para o interior

EM RÍTIMO DE ELEIÇÃO
O repasse de recursos da União para os municípios inflou às vésperas das eleições. De acordo com dados do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), a diferença de investimento nos primeiros sete meses deste ano foi de 238% em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo reportagem desta segunda-feira do jornal O Globo, enquanto em 2009 o empenho de verba - considerada a primeira etapa para realização de uma obra financiada pelo governo federal -,  foi de 2,4 bilhões de reais, este ano 8,1 bilhões de reais já foram repassados do Orçamento da União aos governos municipais.
 
Como o anúncio de envio de recursos a municípios e estados pode favorecer governantes que tentam a reeleição ou apoiam outros candidatos, a Justiça Eleitoral limita esses repasses a até três meses antes das eleições. Nos meses anteriores, porém, não há qualquer tipo de restrição.

 Os ministérios do Esporte e do Turismo são os que tiveram o maior aumento de repasses neste ano, especialmente entre junho e julho. No primeiro, a diferença de investimentos foi de 4.563% - 375,4 milhões de reais em 2010 ante 8 milhões de reais em 2009. De acordo com a pasta, 94% desse total são recursos previstos em emendas parlamentares. Já no do Turismo, o acréscimo foi de 3.349%. Os recusos passaram de 33,7 milhões de reais nos primeiros sete meses de 2009 para 1,161 bilhão de reais no mesmo período deste ano.
 
De O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É importante salientar, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente expressam a opinião do blog DESPERTA CAAPORÃ.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...