terça-feira, 6 de julho de 2010

Candidatos ao Governo da PB apresentam propostas; emprego, saúde e segurança são prioridades

Os candidatos a governador da Paraíba já apresentaram suas propostas de governo. Educação, saúde, segurança pública, saneamento básico, geração de emprego e renda, criação do Orçamento Democrático e nomeação de concursados são alguns dos itens apresentados por Chico Oliveira, José Maranhão, Lourdes Sarmento, Marcelino Rodrigues, Nelson Júnior e Ricardo Coutinho.
A proposta de governo de Ricardo Coutinho (PSB) é baseada em três eixos: primeiro, a criação do Orçamento Democrático em todo o Estado. O segundo eixo se refere a um “novo ciclo de desenvolvimento com inclusão social, através de geração de renda com micro credito e agricultura familiar”. Por último, o candidato apresentou em sua proposta a profissionalização e otimização dos serviços públicos com estabelecimento de metas sociais de produção e premiação dos funcionários, “otimizando as políticas publicas de segurança, educação, saúde e ciência e tecnologia”.
O candidato à reeleição José Maranhão (PMDB), também traz na sua proposta três eixos. O primeiro prevê o desenvolvimento econômico baseando-se na geração de emprego e renda. O segundo eixo da proposta de governo do peemedebista é voltado para o desenvolvimento social. Esse o candidato quer sustentar baseado na educação, saúde, habitação e saneamento básico. O terceiro e último eixo defendido por Maranhão é a sustentabilidade ambiental, na qual está previsto, entre outras coisas, o combate a desertificação no Sertão.
Já a candidata Lourdes Sarmento (PCO), informou que sua proposta de governo está voltada para a busca de melhores salários, mais emprego e pela questão das mulheres e dos negros. Além disso, a candidata da Causa Operária disse que se engajará em um projeto sindical visando beneficiar as classes trabalhadoras, principalmente os servidores dos Correios. Lourdes informou, ainda, que deve investir em denúncias contra o que ela considera de “processo antidemocrático eleitoral”. Para a candidata, os Tribunais Regionais Eleitorais estão tomando decisões que prejudicam os partidos pequenos.

O candidato do PSOL, Nelson Júnior, disse que seu projeto de governo segue a linha de profissionalização da máquina pública. Para isso, ele afirmou que deve nomear todos os concursados da Paraíba, já que acredita que o Estado precisa de servidores públicos sem que os mesmos sejam indicados por aliados políticos. Nelson Júnior afirmou, também, que sua proposta de governo prevê a realização de uma auditoria popular nas contas do governo estadual para verificar os gastos feitos nos últimos 12 anos. Por último, o candidato quer construir um Hospital de Trauma e de alta complexidade no Sertão paraibano.
Chico Oliveira, do PCB, está baseando sua proposta de governo na Constituição Federal. O candidato ressaltou que quer cumprir o que prevê a Lei “garantindo saúde, habitação, emprego, educação e lazer para toda população”, além de buscar melhorias para a segurança pública e para a administração penitenciária. Outra diretriz seguida por Chico Oliveira é a de que o Estado precisa de uma reforma administrativa, racionalizando a máquina pública. Ele enfatizou que “o dinheiro do Estado deve ser pago aos seus servidores públicos e não a pessoas nomeadas a critério de quem governa”.
A proposta de governo de Marcelino Rodrigues (PSTU), é bem parecida com a do candidato anterior e prevê melhorias na área de saúde, educação, habitação e segurança pública. Além disso, Marcelino pretende voltar seus trabalhos para o saneamento básico que ele considera precário no Estado. O candidato do PSTU salientou que a Paraíba está enfrentando um crescimento da violência, pobreza e do analfabetismo, por isso, ele voltou sua proposta de governo para a melhoria de todos esses itens.

Da Redação 
com PolíticaPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É importante salientar, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente expressam a opinião do blog DESPERTA CAAPORÃ.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...