segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Processo de Cássio poderá ser julgado ainda esta semana


Ministro Ricardo Lewandowski
O ministro Lewandowski Presidente do TSE, informou que já divulgado na internet no site do Tribunal a relação de todos os candidatos a cargos majoritários (governador e senador) e proporcionais (deputados federais e estaduais/distritais) que disputaram as eleições sub judice, ou seja, com o registro de candidatura ainda sendo avaliado pela Justiça Eleitoral.

Informou que, na eleição majoritária, poucos candidatos barrados pela Lei da Ficha Limpa (LC 135/10) tiveram votação suficiente para modificar o resultado do pleito. Disse que em apenas três estados a situação definitiva dependerá de uma decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a validade da nova lei.

De acordo com o ministro, no Pará, por exemplo, foram registrados 57% dos votos nulos para senador, porque tanto o candidato Jader Barbalho (PMDB), que seria em tese o segundo colocado, teve 1.799.498 votos, e o candidato Paulo Rocha (PT), que estaria em terceiro lugar, teve 1.733.231 votos nulos. A situação de Jader Barbalho já foi definida no TSE, com o indeferimento da candidatura, e seu recurso extraordinário deverá ser encaminhado nas próximas horas ao Supremo Tribunal Federal, aguardando apenas parecer do Ministério Público Eleitora (MPE)l.

O candidato Paulo Rocha, explicou o ministro, já teve uma primeira decisão individual do relator no TSE, com o indeferimento da candidatura, mas cabe recurso de agravo regimental, que é o recurso que cabe contra decisão monocrática do relator. Esse recurso já foi ajuizado e deverá ser também examinado pelo plenário do TSE nos próximos dias, provavelmente esta semana ainda. Se for o caso, cabe ainda recurso ao STF.

O presidente do TSE citou situação peculiar também na Paraíba em que a eleição para senador pode mudar, caso o TSE defira a candidatura de Cássio Cunha Lima (PDT), que teve aproximadamente um milhão de votos e estaria eleito em primeiro lugar. Cássio Cunha Lima tem pendente um recurso ordinário que será examinado provavelmente ainda esta semana, segundo o ministro.

Outra situação diferenciada citada pelo ministro é a do Amapá. A eleição para senador pode mudar caso haja mudança no entendimento na situação da candidatura de João Capiberibe (PT), que teve 130 mil votos, e estaria eleito em segundo lugar. Com relação ao candidato, existe uma decisão individual do relator indeferindo o registro e cabe ainda um agravo regimental que pode ser levado ao plenário.

* A coletiva foi concedida por volta das 16h30. Às 18h15, todas as urnas foram apuradas, inclusives a três restantes do Acre.

Da Agencia/TSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É importante salientar, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente expressam a opinião do blog DESPERTA CAAPORÃ.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...