sábado, 2 de outubro de 2010

Cássio garante vaga; Efraim e Vitalzinho travam guerra por 2º lugar

 A quinta e última rodada da pesquisa Ibope para o Senado revela que o quadro de acirramento pela segunda vaga de senador se mantém na Paraíba. Os números mostram que Cássio Cunha Lima (PSDB) garante uma vaga em Brasília, com 35% dos votos válidos. A disputa fica entre Vitalzinho (PMDB) e Efraim Morais (DEM), que figuram um empate técnico, considerando a margem de erro de três pontos percentuais. O peemedebista aparece com 24%, enquanto o democrata tem 22% das intenções de votos.
De acordo com o Ibope, em função da proximidade entre o 2º e o 3º colocados e pela quantidade de indecisos até o momento, não foi possível precisar qual será o segundo senador eleito pela Paraíba Wilson Santiago (PMDB) registra 15% dos votos válidos, enquanto os demais não chegam a ter percentuais representativos. Vital Farias (PCB) tem 2%. Já Edgard Malagodi e Marcos Dias, do mesmo partido, o PSOL, chegam a 1% cada.
Candidato %
Cássio Cunha Lima - 456 – PSDB 35%
Vitalzinho – 155 – PMDB 24%
Efraim Morais – 256 – DEM 22%
Wilson Santiago – 151 – PMDB 15%
Vital Farias – 211 – PCB 2%
Edgard Malagodi – 502 – PSOL 1%
Marcos Dias – 501 – PSOL 1%
 Foram entrevistados 1.204 eleitores em 59 municípios do estado, nos dias 30 de setembro e 1 de outubro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral e no Tribunal Superior Eleitoral.
Evolução dos candidatos ao senado
Considerando os votos totais, que incluem os votos brancos, nulos e os eleitores que ainda estão indecisos, a pesquisa Ibope traz os seguintes números: Cássio Cunha Lima cresceu quatro pontos e continua na liderança com 53% das intenções. Embora apresentem empate técnico, Vitalzinho e Efraim Morais registraram aumento de percentuais em relação à pesquisa passada. O candidato do PMDB agora tem 36%, enquanto o democrata apresenta 33%.
Na contramão dos concorrentes, Wilson Santiago teve um decréscimo de dois pontos. Enquanto na pesquisa passada, realizada em setembro, ele alcançava 24% das intenções de voto, agora tem 22% do eleitorado.
Um fato a ser destacado é que, mesmo os eleitores tendo direito de votar em dois candidatos, 19% dos entrevistados citaram apenas uma intenção de voto, descartando o segundo voto. Isso se reflete também no percentual de votos brancos e nulos, 18%. Os indecisos somam 7% dos entrevistados.


Da Redação 
Com Paraíba1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É importante salientar, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente expressam a opinião do blog DESPERTA CAAPORÃ.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...