quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Dedé lidera disputa pela prefeitura de Pedras de Fogo

Candidato pela coligação "A vez do povo" (DEM / PHS / PSB / PV / PRP / PSD), o bancário Derivaldo Romão dos Santos (PSB), mais conhecido por Dedé, lidera a corrida pela Prefeitura de Pedras de Fogo, com 38,54% das intenções de voto. É o que revela a pesquisa (estimulada) realizada pela Consult, em parceria com o Sistema Correio de Comunicação. Essa é a primeira pesquisa de intenções de voto no município após o início da propaganda eleitoral gratuita no rádio.

Em segundo lugar está Aurilécio Moreira da Cunha (PT), da coligação "Por uma nova Pedras de Fogo" (PP / PDT / PT / PTB / PMDB / PSC / PR / PT do B), com 34,38%. Em terceiro lugar aparece Sérgio Figueiredo Soares (PRB), da coligação "União democrática popular" (PRB / PPS / PSDB), com 8,13%. Dos eleitores entrevistados, 2,29% afirmaram que não votarão em nenhum dos prefeitáveis citados. Os indecisos (não sabem dizer) somam 16,67%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) sob o número 00048/2012 no dia 24 deste mês. A pesquisa de campo foi realizada no dia 25 deste mês. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos com grau de confiabilidade de 95%. Ao todo, a Consult fez 480 entrevistas com eleitores de ambos os sexos, de todas as faixas etárias, níveis de escolaridade e rendimentos familiares. Todos os três candidatos tiveram o registro deferido pela Justiça Eleitoral.

À frente na espontânea - Na pesquisa espontânea, o socialista Derivaldo Romão, o Dedé, que conta com o apoio do governador Ricardo Coutinho (PSB), também se mantém na liderança. Ele foi citado por 37,08% dos entrevistados.  Dedé tem como vice Leonardo Ferreira Barros, do PSD. Em segundo aparece o petista Aurilécio, que tem o apoio do ex-prefeito e atual deputado federal Manoel Júnior (PMDB), com 30,83%. A companheira de chapa de Aurilécio é Kilza Ribeiro (PMDB). Em terceiro também na espontânea está Sérgio Figueiredo, atual vice-prefeito e que conta com o apoio da prefeita Clarice Ribeiro. Ele obteve 6,67%.  Como vice, a coligação registrou o nome de Kleber Cesar Rodrigues Guedes (PSDB).

Outros nomes são citados na pesquisa espontânea. O deputado federal Manoel Júnior (0,42%), a prefeita Clarice Ribeiro (0,21%), Júnior (0,21%) e "No candidato de Manoel Júnior" (0,21%). Dos eleitores entrevistados pela Consult/Correio, 22,08% informaram que ainda não sabem em quem votar para prefeito de Pedras de Fogo nas eleições de 7 de outubro e 2,29% responderam nenhum.

Pode mudar o voto - A Consult quis saber ainda se “A sua intenção de voto para Prefeito de Pedras de Fogo, hoje, poderá ou não mudar até a eleição?”. A opção "não mudará" foi a escolhida por 62,08%. Já 20,42% afirmaram que podem sim mudar o voto faltando pouco mais de um mês para as eleições. Os indecisos (não sabem dizer) somam 17,5%.

Disputa para a Câmara está indefinida - Com 128 candidatos na disputa para as 11 vagas da Câmara Municipal de Pedras de Fogo, a pesquisa Consult/Correio revela que dos eleitores entrevistados 48,96% ainda não sabem em quem votar para vereador e 1,67% afirmou que não votará em nenhum dos candidatos postos.

Na pesquisa (espontânea), foram citados 58 nomes, desses sete obtiveram percentuais acima de 2%. Dentre esses, o mais citado é Nelson da Una com 3,75%. Em seguida aparece Rivaldo Melo (2,71%), Noronha (2,5%), Zeca Empeleiteiro (2,5%), Jailson do Casadinho (2,29%), João Pedreiro (2,08%) e Nal de Campo Verde (2,08%).

Rejeição - O candidato que apresenta maior rejeição, segundo os dados da Consult/Correio, é Sérgio Figueiredo. Ele obteve 22,92%. Em seguida vem Dedé com 21,25%. O terceiro que apresenta maior rejeição é Aurilécio: 20,42%. Apenas 1,04% disse que rejeita todos os candidatos citados na pesquisa estimulada e 34,38% não sabem dizer.

Quem vai ganhar - Aos eleitores entrevistados na pesquisa foi perguntado “Quem o(a) sr.(a) (você) acha que vai ganhar a eleição para Prefeito de Pedras de Fogo?”. Para 35,83% quem ganhará as eleições esse ano será Derivaldo Romão, o Dedé. Aurilécio obteve 34,17% e Sérgio, 6,04%. Os indecisos somam 23,96%.

Liderança - A pesquisa Consult/Correio perguntou aos eleitores de Pedras de Fogo “Quem o(a) sr.(a) (você) considera maior liderança política, hoje, em Pedras de Fogo?”. O deputado federal Manoel Júnior, sobrinho da prefeita Clarice Ribeiro, foi apontado por 28,33% como sendo a maior liderança do município, localizado na Zona da Mata paraibana.

Os três candidatos a prefeito Derivaldo Romão, Aurilécio Cunha e Sérgio Figueiredo vêm em seguida com 22,92%, 8,96% e 2,5%, respectivamente. Em quinto lugar aparece Dr. Júnior (2,5%), seguido por Clarice Ribeiro (2,29%), Lula (0,21%), Gordo (0,21%) e Legenda 13 (0,21%). Dos entrevistados, 27,5% responderam que não sabem e 4,38% responderam nenhum.

Situação - A Consult perguntou aos eleitores: “Em sua opinião, nos últimos anos, o(a) sr.(a) (você) acha que Pedras de Fogo, melhorou, piorou, ou está igual como era antes?”. Para 42,5% a cidade está “igual ao que está hoje”. Responderam melhor, 31,7% e, pior, 20%.


Do Correio da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É importante salientar, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente expressam a opinião do blog DESPERTA CAAPORÃ.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...