segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Governo do Estado inicia recadastramento de agricultores no PAA, quatro cidades do Litoral estão incluídas

Governo do Estado fortalece  PAA
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (SEDH) está iniciando o recadastramento dos agricultores do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para 2012. A meta é atualizar o cadastro de 471 trabalhadores rurais em 14 municípios. Uma equipe da SEDH iniciará na quinta-feira (19) por Araçagi a visitação nas cidades.
Para fazer o cadastro o agricultor deverá apresentar documentação pessoal (identidade, CPF, comprovante de residência), Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAF) e conta corrente no Banco do Brasil.
No período de maior a dezembro do ano passado o PAA comprou 250 mil quilos de alimentos da agricultura familiar, investindo cerca de R$ 400 mil.
Metas – Conforme o convênio 101/2009 do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) com o Governo do Estado, a meta para 2012 é que as compras comecem a partir de março e atinjam o valor de R$ 1,6 milhão até dezembro deste ano.
“Outro objetivo do programa para 2012 é a doação dos produtos da agricultura familiar para municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Também continuaremos realizando capacitações e palestras no âmbito da legislação social e dos direitos sociais para as instituições beneficiadas pelo programa”, frisou Adelina Moreira, coordenadora do PAA.
Capacitação de agricultores – Segundo a coordenadora do Núcleo de Segurança Alimentar da SEDH, Jacileide Lopes, o PAA também orienta os agricultores do Programa sobre a qualidade dos produtos fornecidos. Os treinamentos são sempre realizados por técnicos da SEDH, Empasa e Emater.
“Nessas formações para agricultores orientamos sobre a melhor forma de cultivar os alimentos, evitando o uso do agrotóxico e reforçando a importância sobre os cuidados com a higiene dos produtos. Outro alerta que os técnicos da Empasa e Emater fazem é sobre o uso adequado da água, para evitar desperdícios”, afirmou Jacileide Lopes.
PAA – O Programa de Aquisição de Alimentos é uma parceria do Governo Federal com o Governo do Estado para fortalecer a agricultura familiar, gerando renda e desenvolvimento para o homem do campo, além de garantir a segurança alimentar e nutricional em quantidade suficiente e qualidade regular.
O PAA funciona comprando os alimentos e doando às instituições sócio-assistenciais e aos programas do MDS, como os Centros de Referências da Assistência Social (Cras) e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).
Na Paraíba, o programa já atua nas cidades de Pitimbú, Conde, Caaporã, Alhandra, Sapé, Cruz do Espírito Santo, Sobrado, Pilões, Curral de Cima, Itabaiana, Araçagi, Capim, Mamanguape e São Miguel de Taipú.

Veja o calendário de cadastramento
19/01 – ARAÇAGI
20/01 – CRUZ DO ESPÍRITO SANTO
23/01 – SÃO MIGUEL DE TAIPÚ
24/01 – PILÕES
25/01 – ALHANDRA
26/01 – MAMANGUAPE 
27/01 – CAPIM
30/01 – SAPÉ
31/01 – SOBRADO
01/02 – CAAPORÃ
02/02 – CURRAL DE CIMA
03/02 – CONDE
06/02 – ITABAIANA
08/02 – PITIMBÚ



Da Redação
com Secom/PB

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