segunda-feira, 15 de outubro de 2012

O DIA DO PROFESSOR PRECISA SER LEMBRADO

Você já parou para pensar sobre o dia de hoje? 15 de outubro é Dia do Professor, mas a data muitas vezes passa despercebida e se transforma em um feriado como todos os outros. E o que ele tem de diferente? Sem o professor, por exemplo, você não conseguiria sequer entender as palavras que formam esse texto. Por isso, hoje é um bom dia para celebrar aqueles que formam todas as outras profissões da sociedade.

A profissão mudou muito ao longo dos anos e, hoje, professor e aluno caminham lado a lado. “No início da história educacional, o professor era o centro do processo educacional e o aluno um mero participante. Hoje, o aluno é o foco, por este motivo o processo de ensino e aprendizado deve focar o sucesso desse aluno”, explica a pedagoga Mara Marques Corrêa Bueno, coordenadora do curso de Pedagogia da UNIGRAN.

Para Mara Marques, mais do que uma profissão, ser professor é uma opção de vida. “A pessoa que opta por um curso de licenciatura o faz porque ama. Não se tem como pagar nossa satisfação em ver o sorriso de uma criança ao descobrir que é capaz de ler e escrever sozinha”, exemplifica.

Um pouco de História
O 15 de outubro que deu origem a tudo foi em 1827, quando Dom Pedro I criou o Ensino Elementar no Brasil. Através de um Decreto Imperial, ele regulou a criação de escolas de primeiras letras, o salário dos professores e o que os alunos deveriam estudar. A ideia revolucionária, entretanto, demorou a ser cumprida.
A primeira comemoração só veio 120 anos mais tarde, em uma pequena escola conhecida como “Caetaninho”, em São Paulo. Lá o segundo semestre era muito longo e os professores decidiram criar uma data para fazer uma pausa e confraternizar. Foi o professor Salomão Becker quem sugeriu o 15 de outubro, data em que, na sua cidade, professores e alunos levavam doces de casa para uma pequena celebração.
A iniciativa foi um sucesso e, em outubro de 1963, a data se tornou feriado escolar. Segundo o Decreto Federal que deu origem ao feriado, “para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”. E você, já agradeceu o seu professor hoje?

Jornal Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É importante salientar, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente expressam a opinião do blog DESPERTA CAAPORÃ.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...