terça-feira, 16 de outubro de 2012

ALPB se engaja na luta contra o câncer de mama

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) se engajou na campanha ‘Outubro Rosa’ e durante este mês vai realizar uma série de atividades alusivas à prevenção do câncer de mama. Além disso, o prédio do Poder Legislativo se "vestiu" de rosa para destacar a importância de informar sobre essa doença que, quando diagnosticada cedo, tem muito mais chances de ser curada. 

Além de iluminar a sede da ALPB de rosa, a Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade de Oportunidades, presidida pela deputada Gilma Germano (PPS), preparou um calendário com diversas atividades para sensibilizar as mulheres da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. 

A mobilização vai ocorrer dentro da Casa Epitácio Pessoa com palestra e envolvimento das servidoras, assim como do lado de fora da ALPB, com atendimento especializado para a realização de exames, panfletagem e entrega do laço rosa, símbolo da campanha. A programação ocorre durante todo este mês e as atividades são uma parceria entre a Assembleia Legislativa, a ONG Amigos do Peito e a Secretaria da Mulher. 

Projetos - Segundo o presidente da ALPB, deputado Ricardo Marcelo (PEN), é necessário que exista engajamento como forma de estímulo à população na prevenção da doença. “Destacar o Outubro Rosa é fundamental para que a nossa sociedade acredite que é possível curar a doença caso haja o diagnóstico precoce. Por esta razão a Assembleia tem apresentado propostas que possam oferecer a melhoria da saúde no nosso Estado”, ressaltou. 

Entre os projetos criados por parlamentares da Casa Epitácio Pessoa, que beneficiam a saúde da mulher no Estado, está o mais recente, de número 864/12, de autoria do deputado Hervázio Bezerra (PSDB). A proposta visa beneficiar as mulheres vitimas do câncer, pois pretende instituir o Programa de Cirurgia Plástica Reconstrutiva da Mama.

De acordo com Hervázio Bezerra, a matéria vai ajudar principalmente a população de baixa renda. “Muitas mulheres convivem, hoje com esta situação, embora a reconstrução da mama seja assegurada pelo Sistema Único de Saúde”. 

Entenda - O movimento, que surgiu nos Estados Unidos na década de 90, é celebrado no Brasil há cerca de quatro anos. Segundo o Ministério da Saúde, somente neste ano cinqüenta e duas mil mulheres brasileiras devem ser diagnosticadas pelo câncer de mama.

A cada ano várias cidades do país colorem de rosa alguns de seus principais monumentos, como por exemplo, a catedral e o Congresso Nacional em Brasília, o Cristo Redentor no Rio de Janeiro e o Viaduto do Chá em São Paulo. 

Confira abaixo a programação do Outubro Rosa da ALPB:

16/10 – Reunião da Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade de Oportunidades
17/10 – Tenda em frente à ALPB: Panfletagem, entrega do lacinho e serviços saúde
23/10 – Visita a Casa de Apoio, localizada na Avenida 12 de Outubro, 858, Jaguaribe 
24/10 - Tenda em frente à ALPB: Panfletagem, entrega do lacinho e serviços saúde
30/10 - Palestra sobre o câncer de mama no Auditório “João Eudes”Horário: 16h
31/10 – Atendimento com Mastologista Horários: Manhã e tarde

Fonte: www.al.pb.gov.br
Por: Alexandre Kito e Eliseu Lins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É importante salientar, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente expressam a opinião do blog DESPERTA CAAPORÃ.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...