quinta-feira, 22 de março de 2012

Dia Mundial da Água traz reflexão sobre uso indiscriminado de bem

Comemorado nesta quinta-feira, 22 de março, o Dia Mundial da Água é uma data para refletir. O consumo exacerbado e indiscriminado da água em todo o mundo faz parecer que se trata de um bem infinito, o que não é verdade. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta aos gestores municipais para a racionalização da água em seus Municípios, além de cuidados para evitar a poluição de rios.  

A SOS Mata Atlântica analisou recentemente 49 rios em 11 Estados brasileiros. O resultado foi alarmante: nenhum apresentava uma situação considerada boa ou ótima. Foram avaliados rios dos Estados do Ceará, Piauí, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A CNM lembra que 70% da água disponível para consumo no País estão localizados na Região Amazônica e os outros 30% estão distribuídos, desigualmente, para atender aproximadamente 93% da população. O Brasil detém 11% da água potável do mundo.

“A população deve utilizar a água com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis”, reitera o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.

Solenidade
A Agência Nacional das Águas (ANA) promove nesta quinta-feira um ato solene em celebração ao Dia Mundial da Água, às 18h, no centro de Brasília. Na ocasião, será lançado o Balanço Hídrico Superficial do Brasil, portal desenvolvido pela ANA, que calcula, em tempo real, o volume de água que entra e sai do território brasileiro a cada hora. O encontro também terá assinatura de acordos de cooperação e lançamento de publicações.


C N M

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É importante salientar, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente expressam a opinião do blog DESPERTA CAAPORÃ.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...