domingo, 22 de julho de 2012

Presidente da Famup, Buba Germano, alerta os gestores para a execução do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos

O prazo para os municípios acabarem com os Lixões "a céu aberto" é 2014
Com o objetivo de eliminar a existência dos lixões nos municípios brasileiros, foi implantada em 2010 a Política Nacional de Resíduos Sólidos. De acordo com a Lei nº 12.305 os municípios tem até 2014 para acabar com os lixões e instituir a coleta seletiva.

Em virtude da mesma lei, que estabelece também que os municípios só poderão ter acesso à recursos federais se tiverem seus Planos de Gestão de Resíduos Sólidos elaborados até agosto deste ano, o presidente da FAMUP, Buba Germano, vem alertar os gestores da obrigatoriedade da execução do plano para que não haja perdas para os municípios a partir do próximo mês.

Para entender um pouco mais sobre a Lei, o engenheiro civil Edmilson Fonseca escreveu para a Famup:

A Lei dos resíduos sólidos

Por: *Edimilson Fonseca

No momento atual 165 milhões de brasileiros, ou sejam 85% da população vivem em cidades, onde a qualidade de vida, depende, em boa parte de politicas públicas, de diferentes setores da administração, que levem em conta os aspectos ambientais.

Apesar de temas como o desmatamento e o próprio código florestal, as mudanças climáticas, a proteção da biodiversidade, o patrimônio genético e a agricultura sustentável continuam a ser prioritários, não se pode esquecer do chamado agenda marrom, ou sejam o lixo e o esgoto, pois ambos são os principais problemas ambientais do Pais.

Outras questões urbanas, como o manejo das aguas pluviais e a drenagem urbana, a ocupação dos mananciais e das Áreas de Proteção Permanente, a prevenção de espaços verdes e a construção sustentável são exemplo de grande relação entre temas ambientais e as politicas urbanas.

Dentro dessas questões MMA (Ministério do Meio Ambiente) relacionados com a sustentabilidade urbanas a implementação da Politica Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) aprovada através da Lei 12.305/2010, depois de vinte anos de tramitação no Congresso Nacional, transformasse em prioridade, acabar com os lixões até 2014 e implantar a coleta seletiva, a logística reversar e a compostagem dos resíduos úmidos, objetivos próprios dessa Lei e que são desafios para o poder público e para o setor privado do País e em especial para os Municípios titulares dos serviços de limpeza urbana . Esta mesma Lei estabelece que após agosto de 2012 a união somente poderá firmar convenio e contratos para repasse de recursos federais para Estados e Municípios, relativos ao tema, se eles tiverem elaborados seus de PLANOS DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS.

*Edmilson Fonseca é Engenheiro Civil e Sanitarista, Conselheiro Nacional da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária, bem como Conselheiro da Comissão Interministerial de Saúde e Meio Ambiente.


Do Site da Famup

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É importante salientar, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente expressam a opinião do blog DESPERTA CAAPORÃ.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...