sábado, 5 de dezembro de 2009

5 de dezembro: hoje é dia de homenagear os trabalhadores voluntários


Hoje é o dia de homenagear aquelas pessoas que se dedicam a ajudar o próximo, que dispensam uma parcela de seu tempo e de seu carinho para alegrar a vida de outras pessoas. 



No dia 5 de dezembro é comemorado o Dia Internacional do Voluntário. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 1985 com o objetivo de promover ações de voluntariado em todo mundo.

De acordo com definições da ONU, “o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos”.

A Fundação Abrinq, criada em 1990, com o objetivo de mobilizar a sociedade para questões relacionadas aos direitos da infância e da adolescência, define o voluntário como o ator social e agente de transformação, que presta serviços não remunerados em benefício da comunidade doando seu tempo e conhecimentos, para realizar um trabalho gerado pela energia de seu impulso solidário, atendendo tanto às necessidades do próximo ou aos imperativos de uma causa, como às suas próprias motivações pessoais, sejam estas de caráter religioso, cultural, filosófico, político, emocional.

Aqui na Paraíba, vários projetos contam a participação de voluntários. Um deles é a Casa de Apoio ao Portador de Câncer que conta atualmente com a ajuda de 180 voluntárias.

Edileusa de Albuquerque, uma das voluntárias, desde 1998 faz visitas às pessoas que fazem tratamento no Hospital Napoleão Laureano e foi uma das fundadoras da Casa de Apoio ao Portador do Câncer, acredita que ser voluntária é doar um pouco de si para os outros.

Edileusa disse que tinha vontade de atuar como profissional na área de saúde, mas como não teve condições de estudar, encontrou no trabalho voluntário uma maneira de se aproximar da realidade de um profissional da área. Ela acredita que o trabalho voluntário funciona como uma terapia para quem o realiza. “Às vezes a gente tá com um problema e quando nos deparamos com a situação daquelas pessoas, percebemos que o nosso problema é tão pequeno em relação aos delas e ajudá-las nos permite curar muitas dores da vida”, afirmou.

Abaixo, segue a prece dos voluntários.


Prece do Voluntário

Senhor,

Fostes o maior voluntário que deu ajuda sem nada esperar em troca.

Dai-me a coragem de servir, mesmo quando não sou compreendido.

Dai-me a coragem de arrebanhar mais pessoas para entrar nestas fileiras.

Dai-me Vossa Luz, para que eu ilumine os outros para cuidar de seus amigos.

Dai-me a coragem da raiz da árvore, que manda a seiva para o fruto sem nunca aparecer.

Dai-me a sensibilidade do Vosso Coração para perceber claramente a necessidade daqueles que nos procuram.

Dai-me, enfim, a coragem de ser o voluntário que vós quereis que eu seja. Amém.

Fonte: Clickpb
Crédito: Rebeca Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É importante salientar, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente expressam a opinião do blog DESPERTA CAAPORÃ.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...