A comitiva da Assembleia Legislativa que inspeciona as obras de
transposição do Rio São Francisco conheceu trechos que estão paralisados
por desencontros entre as construtoras e o governo. “É com muita
tristeza que vejo uma cena dessas, quando muita gente precisa de água no
Cariri da Paraíba”, disse o deputado Assis Quintans.
Vários trechos da transposição estão paralisados. No trecho 3,
situado no município de Salgueiro, em Pernambuco, parte da obra está
concluída e o canal pronto para receber água (veja foto). Mas a
Construtora Encalso se desentendeu com o Ministério da Integração
Nacional e abandonou a obra.
O trecho 3 faz parte do Eixo Norte. Segundo o engenheiro Ednaldo
Castro, do Ministério da Integração Nacional, agora será feita uma nova
licitação para que a obra possa ser retomada.
Do município de São José de Piranhas, na Paraíba, até o município
de Cabrobó, em Pernambuco, existem cinco trechos das obras de
transposição paralisados. Estão funcionando, apenas, os trechos 1, 2, 8 e
14.
O trecho 14 está situado entre os municípios de São José de
Piranhas, na Paraíba, e Mauriti, no Ceará. É onde estão sendo
construídos os túneis Cuncas I e Cuncas II, na Serra do Braga.
O túnel Cuncas I tem 15 quilômetros de extensão e o Cuncas II
terá uma extensão de 4 quilômetros e estão sendo escavados em rocha
bruta. O Cuncas I, quando estava com pouco mais de três quilômetros de
escavação, rocha à dentro, desabou.
O consórcio que faz a obra paralisou as atividades e pediu uma
explicação ao projetista. Segundo o engenheiro de segurança Raul
Zoperalo, o erro foi de projeto e o projetista terá que apontas uma
solução ao consórcio de três empresas responsável pela obra.
A comitiva da Assembleia Legislativa esteve visitando um desses
túneis. Segundo o engenheiro e presidente do Tribunal de Contas do
Estado, Fernando Catão, obra faz jus a fama que tem a engenharia
brasileira.
Os dois túneis ‘rasgam’ a Serra do Braga na divida entre os
estados da Paraíba e Ceará. “Estamos perfurando uma média de 200 metros
de rocha por mês e acreditamos que no final de 2013 estaremos entregando
a obra”, diz o engenheiro Raul.
FONTE: AL-PB
Nenhum comentário:
Postar um comentário
É importante salientar, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente expressam a opinião do blog DESPERTA CAAPORÃ.