segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Professores de Caaporã fazem protesto contra atraso de salários

 
 Mesmo debaixo de chuva, professores da rede municipal de Caaporã saíram às ruas na manhã de hoje (23) para protestarem contra o atraso dos seus salários, uma vez que até a presente data a Prefeitura ainda não pagou os vencimentos de dezembro/2011.
Os profissionais do magistério reivindicam ainda 1/3 de Férias e retroativo referente às diferenças salariais geradas quando da concessão dos aumentos determinados pelo MEC, dos exercícios de 2010 e 2011.
O protesto contou com dezenas professores além de funcionários de outras categorias, a exemplo de Agentes de Combate a Endemias e Vigilantes que também reivindicam direitos não pagos como 1/3 de férias entre outros.
O Vice-Prefeito Cristiano Ferreira (Kiko), os vereadores Manoel do Fumo, Jorge e a vereadora Didi, que também é professora, se solidarizaram com o movimento.
No ultimo dia 12, uma representação dos professores esteve no fórum local denunciando à Promotoria várias irregularidades da atual gestão em relação ao FUNDEB, inclusive o não pagamento de dezembro. Na ocasião foi informado que o pagamento seria feito na terça-feira (17), porém, isso não ocorreu até hoje e os professores decidiram fazer um protesto que foi iniciado em frente a sede da Prefeitura de onde após alguns pronunciamentos seguiram em caminhada até o fórum onde foram recebidos pela Juíza, Doutora Daniere Ferreira a Promotora Doutora Cassiana Mendes Sá.

Veja as fotos:
 
 
 
 
Professores e demais servidores há algum tempo vêm reclamando da gestão atual pelo não pagamento de direitos adquiridos como salário-familia e 1/3 de férias, inclusive, levando o Executivo a assinar um TAC junto ao Ministério Público e o Sindicato, contudo há informações de que não tem sido cumprido o referido TAC.

Da Redação 

Click no link leia mais (abaixo)


 Algumas das falas durante o protesto:

VEREADOR MANOEL DO FUMO: Destacou que pela primeira vez na história de Caaporã uma manifestação desta natureza, mas que ainda muitas pessoas, por medo, se escondem por medo da perseguição. E pediu que não tivessem medo, porque quem morre de medo não sabe do que morreu. O vereador disse está apelando para a sensisiilidade desse administrador, disse que o administrador era perverso, perseguidor e mesquinho por negar o direito do povo. Apelou que o administradou pague o que é do povo esta pedindo, porque é um direito seu. mas está sendo usurpado.

VICE PREFEITO KIKO: Disse que na condição e comerciante, é testemunha de que os funcionários estão com suas contas atrasadas e seus nomes negativados. Disse aos professores e demais funcionários públicos  está a disposição de todos os funcionários - para onde vocês forem irei com vocês, onde estiverem estarei com vocês. Que estava disponibilizando advogado para defender aos interesses dos funcionários. Disse que os professores e outros funcionários estavam ali para requerer o seus salários, que hoje já é 24 e até agora não receberam o mês de dezembro. Disse que é filho da terra, um cidadão caaporense, que se sente envergonhado de vê essa situação, que por não concordar com a postura do senhor prefeito, hoje não o acompanha mais. Pediu que o prefeito se organizasse, se planejasse, para pagar o povo, porque ele só assume o compromisso que pode pagar.

VEREADORA DIDI (Que também é professora): A vereadora criticou a precariedade, quando o assunto é liberdade de expressão. Que é vissível o caráter opressor da atual gestão. Em seguida fez a leitura da lista das reinvidiações, bem como de todos os cartazes e faixas. Apelou que o prefeito pagasse os funcionários em dia, dentro do mês trabalhado, já que era assim que todos recebiam antes do mesmo entrar. Apelou também que o senhor prefeito cumprisse o TAC, firmando junto ao MP e o Sindicato e pagasse o 1/3 de férias, que o senhor prefeito está a três anos sem pagar. Apelou também pelo adcional noturno, fardamento e horas extras dos vigilantes. Também requereu gratificação de insalubridade para os Agentes de Combate às Endemias. E finalizou com a seguinte mensagem: O professor que não consegue, sequer, lutar por seus próprios direitos, nada tem a ensinar aos seus alunos.


Docuento de reivindicação:

 





5 comentários:

  1. Realmente o protesto foi muito bonito!!! Agora o que o vice prefeito Cristiano Ferreira monteiro(KIKO), a vereadora Didi, o vereador Ezildo estavam fazendo no arrastão? Por que eles não deixaram de receberem seus salários e distribuiram o mesmo para a comunidade que tanto se preocupam? É muito bom falarem, o dificíl é agirem!!!!
    Finalizando, Biu de Chico leciona em que escola mesmo???

    ResponderExcluir
  2. É muito bom saber que temos uma vereadora que também é professora e luta pelos interesses não somente de uma classe, mas de todas. A vereadora Didi é um exemplo de luta. É uma das poucas que ganha o salário suado e ainda ajuda a muitos. Parabéns minha vereadora. Você é 10!

    ResponderExcluir
  3. A vereadora Didi dignifica a Câmara de caaporã com sua postura crítica, mas com respeito e responsabilidade. Defende a classe dos professores que é sua classe, mas com mesma garra amplia sua atuação em defesa dos demais servidores e do povo de Caaporã.

    ResponderExcluir
  4. manoel do fumo na sua gestao foram 6 meses de atraso no pagamento dos funcionarios e 6 meses sem agua em cupissura

    ResponderExcluir
  5. isso nao e protesto isso e politica

    ResponderExcluir

É importante salientar, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente expressam a opinião do blog DESPERTA CAAPORÃ.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...