quarta-feira, 22 de maio de 2013

Licença ambiental para novo Parque Industrial de Caaporã é aprovado

Em reunião ordinária realizada nesta terça-feira (21) o Conselho de Proteção Ambiental aprovou a Licença Prévia para o Parque Industrial de Caaporã. O conselho referendou o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) realizado pela Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (CINEP).
Com a decisão, a CINEP poderá apresentar aos empresários interessados o projeto deste industrial equipamento sustentável no Litoral Sul que deverá potencializar o desenvolvimento econômico de toda região.
A concessão da licença ambiental foi celebrada pela presidente da CINEP, Tatiana Domiciano, que reconheceu ser este item fundamental para prospecção de investimentos em nosso Estado. “Diante do estudo realizado preparamos tudo para acolher as indústrias. Cumprimos à risca a legislação e fomos além, com projetos de conservação sugeridos para órgãos públicos e propriedades privadas próximas ao Parque Industrial”, ressaltou Tatiana.
O projeto elaborado pela CINEP prevê a instalação de várias empresas, entre elas estão o polo cimenteiro, automotivo, farmacoquímico, entre outras. A instalação de novas indústrias vai promover o desenvolvimento econômico do Litoral Sul paraibano, através da criação de empregos e fortalecimento da economia.
A gestora da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA) e presidente do COPAM, Laura Farias falou do aspecto positivo do Parque Industrial para a economia paraibana. “É um panorama de progresso para a Paraíba. Com a apresentação da área de forma muito limpa, sem nenhum percalço, e com projeção de muitos empregos e empresas”, pontuou.
O conselho de proteção ambiental é composto por representações da SUDEMA, Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura, de áreas de conhecimento distintos (CREA), Associação Paraibana dos Amigos da Natureza (APAN), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Ministério Público, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), Centro das Indústrias do Estado da Paraíba (CIEP) e Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP).
Durante a reunião foi consenso por parte dos conselheiros, a dimensão da instalação industrial que está sendo desenvolvido na Paraíba. Serão adotadas medidas de reflorestamento, áreas verdes, tratamento dos resíduos das empresas, ciclovias, reuso de água, coleta seletiva, entre outras.
A aprovação da LP foi o primeiro passo para execução do projeto do Parque Caaporã. E, na avaliação da SUDEMA, nenhum requisito legal está sendo suprimido para tal. “Sobre a questão ambiental, estamos tendo o cuidado para que não haja nenhum dano”, avaliou a superintendente Laura Farias.


SECOM/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É importante salientar, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente expressam a opinião do blog DESPERTA CAAPORÃ.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...