quarta-feira, 15 de junho de 2011

"Operação Gasparzinho": Polícia Federal prende 7 pessoas e apreende 09 carros


Durante a operação 'Gasparzinho', deflagrada nesta quarta-feira (15) pela Polícia Federal na Paraíba e em São Paulo, sete pessoas foram presas acusadas de integrar uma quadrilha que falsificava licitações por meio de empresas de fachada. Em três anos, o grupo de empresários teria movimentado R$ 23 milhões em licitações de 35 prefeituras paraibanas.

Na Paraíba, foram efetuadas seis prisões. Já em São Paulo, um paraibano foi detido. O objetivo da operação era cumprir 12 mandados de busca e apreensão, além de mandados de prisões temporárias nos dois Estados. Nove carros de luxo e duas motos foram apreendidos. Entre eles BMW, Mercedes e Audi.

Os criminosos são suspeitos de agir nos municípios de Areia, Alagoa Grande, Araçagi, Arara, Bayeux, Boa Vista, Brejo da Cruz, Caaporã, Cabedelo, Caturité, Coremas, Cruz do Espírito Santo, Mamanguape, Patos, Pilar, Pitimbu, Damião, Gurjão, Aroeiras, Cuitegí, São Bento, Areia de Baraúnas, Conde, Jericó, Juripiranga, Pedras de Fogo, Pombal, Serra Branca, Santa Rita, Santo André, Sumé, Algodão de Jandaíra, Lucena, Monteiro e Riachão do Bacamarte.

De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Federal, a investigação colheu evidências no sentido de que um grupo de empresários estava utilizando empresas de fachada, registradas em nome de ‘laranjas’, para fraudar licitações e ocultar bens obtidos com o lucro dos crimes cometidos.

Durante os trabalhos também se verificou que, além de ‘laranjas’, os investigados passaram a usar ‘fantasmas’ para prática dos ilícitos. Os ‘fantasmas’ eram pessoas fictícias, criadas usando a variação de nomes de pessoas verdadeiras.

Como funcionava

Eram obtidos junto aos órgãos públicos de mais de um estado da federação documentos para os ‘fantasmas’, (tais como RG, CPF etc.), que passavam a ser utilizados para perpetração de uma série de fraudes, principalmente para movimentar valores e registrar bens usados pela quadrilha, especialmente veículos de alto luxo.

Os alvos da operação são acusados dos crimes de formação de quadrilha, fraudes à licitação, falsificação de documentos, sonegação de tributos e lavagem de dinheiro.


Da Redação
com Paraíba1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É importante salientar, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente expressam a opinião do blog DESPERTA CAAPORÃ.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...