quarta-feira, 1 de junho de 2011

Comissão de Combate às Drogas fará audiências em todos os Estados


A Comissão Especial de Políticas Públicas de Combate às Drogas vai realizar audiências públicas nos 26 estados e no Distrito Federal. Esta será a primeira fase dos trabalhos da comissão, que foi criada no mês passado. O objetivo é ouvir a população nos Municípios, propor projetos e ações práticas de combate ao crack e de outras drogas.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) considera esta ação importante porque, segundo pesquisa divulgada pela própria entidade, 98% dos Municípios brasileiros enfrentam problemas relacionados ao crack. Segundo o dirigente da CNM, Paulo Ziulkoski, é importante desenvolver políticas públicas, em parceria com os Municípios, para combater o avanço das drogas.

Depois da primeira fase, a comissão vai fazer um seminário internacional sobre o tema. Os trabalhos devem ser concluídos até o mês de novembro. Mas em razão da urgência dos problemas, serão divulgados relatórios parciais antes do documento final. Um das prioridade do trabalho da comissão é a definição de políticas para atendimento ao usuário de drogas.

Segundo a presidência da Comissão, cálculos apontam que 1% da população tem dependência do crack ou de outras drogas, aproximadamente dois milhões de pessoas. “Nós temos um sistema público, um sistema hospitalar para o tratamento, que abriu um edital para 2.500 vagas. Isso é insignificante”, diz o presidente, deputado Reginaldo Lopes. Segundo ele, é preciso ampliar em, pelo menos, 100 mil as vagas atualmente disponíveis nos programas de atendimento a usuários.

Temas
A CNM continua aprofundando pesquisas sobre o tema e pode contribuir com as discussões.  A atuação da comissão será estruturada em cinco eixos temáticos: a construção de políticas públicas de prevenção ao crack e às demais drogas; o tratamento e reinserção dos usuários de drogas, e a repressão e revisão da legislação.


Do Site da CNM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É importante salientar, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente expressam a opinião do blog DESPERTA CAAPORÃ.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...