sábado, 7 de dezembro de 2013

Lazer: Das 56 praias do litoral paraibano, apenas uma área da Praia do Jacaré deve ser evitada pelos banhistas

 
De acordo com relatório divulgado pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente, nesta sexta-feira (6), todas as praias da Capital estão classificadas próprias ao banho. Das 56 praias monitoradas pela Sudema, apenas a área localizada na margem direita do estuário do Rio Paraíba na praia do Jacaré, em Cabedelo, deve ser evitada pelos banhistas. O relatório de balneabilidade tem validade até a próxima quinta-feira (12).

De acordo com o relatório, as demais praias do Estado estão consideradas adequadas para o banho e são classificadas nas categorias excelente, muito boa e satisfatória. Apesar de classificadas como próprias à balneabilidade, a Sudema recomenda aos banhistas que evitem os trechos de praias localizados em áreas frontais a desembocaduras de galerias de águas pluviais, principalmente se houver indício de escoamento recente.

Sinalização - A Sudema segue instalando durante toda esta sexta-feira a nova sinalização de balneabilidade das praias da Capital. No total, 43 placas indicativas devem ser dispostas, até o final da tarde, nas praias de Gramame, do Sol, Jacarapé, Penha, Seixas, Cabo Branco, Tambau, Manaíra e Bessa. Também foram montados quatro totens em pontos de grande circulação apontando o posicionamento das placas e os locais de coleta das amostras analisadas.

Os novos equipamentos foram projetados para que o conteúdo seja facilmente reconhecido pelo banhista, com informações em português e inglês, que permitem a visualização independente da posição do observador. As placas também variam nas cores - verde (próprias) e vermelho (impróprias) – para facilitar a identificação da condição daquele local. 

Solenidade – A primeira placa indicativa foi instalada no início da manhã desta sexta-feira pelo diretor Técnico da Sudema, Ieure Rolim, e pelo promotor de Justiça do Meio Ambiente e do Patrimônio Social da Capital, João Geraldo Barbosa.

Análise - A equipe da Coordenadoria de Medições Ambientais da Sudema divulga, uma vez por semana, a situação de balneabilidade das 56 praias do Estado, por meio de coleta de material para análise. O monitoramento é semanal nos municípios localizados em centros urbanos com grande fluxo de banhistas: João Pessoa, Lucena e Pitimbu. Nos demais municípios do litoral paraibano, a análise é realizada mensalmente.


Asscom/SUDEMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É importante salientar, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente expressam a opinião do blog DESPERTA CAAPORÃ.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...