sábado, 23 de março de 2013

De Sonho a Pesadelo: Alagadas, casas do programa Minha Casa, Minha Vida apresentam rachaduras

Conjunto habitacional Zilda Arns II, que abrigaria sobreviventes da tragédia no Morro do Bumba
Brasília – De sonho a pesadelo: essa é a situação de algumas famílias que foram beneficiadas pelo programa habitacional do governo federal Minha Casa, Minha Vida, no Rio de Janeiro. Em Duque de Caxias, região da Baixada Fluminense, casas construídas e entregues àqueles que já moravam em áreas de risco, foram inundadas pelos últimos temporais esta semana. O cenário é ainda mais preocupante quando se considera que os dois condomínios, que custaram cerca de R$ 17,5 milhões, inaugurados há menos de um ano, apresentam rachaduras e infiltrações. Segundo o deputado estadual Luiz Paulo Corrêa da Rocha (PSDB-RJ), o programa Minha Casa, Minha Vida precisa de profundas reformulações. “Uma iniciativa federal de política habitacional não pode ser permeada pela ineficiência, ineficácia e o desleixo com que o Executivo lida com os investimentos necessários para prevenir as tragédias.”

Para o parlamentar, os recentes acontecimentos não são inéditos. “Os eventos no Morro do Bumba e em Duque de Caxias mostram claramente que o Minha Casa, Minha Vida não guarda o princípio de realizar estudos sérios de engenharia para instalar conjuntos habitacionais em áreas seguras, do ponto de vista da fundação, da drenagem, do solo”, considera. O tucano se refere à denúncia feita pelo Jornal Nacional nesta quarta-feira (20). Três anos após a tragédia ocorrida no Morro do Bumba, em Niterói (RJ), onde 47 pessoas morreram e mais de três mil ficaram desabrigadas, a entrega de apartamentos às famílias sobreviventes, prometida para julho deste ano, deverá ser adiada por conta das condições precárias das estruturas. A reportagem revela que, dos 11 prédios erguidos pelo Minha Casa, Minha Vida, dois já apresentam rachaduras e terão que ser demolidos. Cada edifício custou R$ 2 milhões da verba total de R$ 27 milhões, liberada pela Caixa Econômica Federal.


Do Site do PSDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É importante salientar, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente expressam a opinião do blog DESPERTA CAAPORÃ.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...